Cidadania
e Direitos Humanos:
Um Sentido Para a Educação
Dedicatória
Prefácio
Introdução
Capítulo
I
Assustadoras
Maravilhas
"Vai mundo, vai" "O fim de tudo"
Estagnação e involução arquétipos,
sombra e personalidade e personalidade o poder da vida e morte
Capítulo
II
Cidadania,
Direitos Humanos e Desenvolvimento
O "Paradigma de Putnam" moral e utilidade
o desenvolvimento e suas causas “VITIMISMO” Rede cidadã
paradigma PUTNAM Horizontalidade Verticalidade e clientelismo
participação governo e competência educação,
desenvolvimento e alienação
Capítulo
III
Educação:
Reflexo ou Luz?
Impotentes dúvidas / pequena história
de uma grande paixão/rebeldes apaixonados/o sonho funciona/nivelando
por baixo/três paradigmas de sentido/pedagogia tradicional
/“professor-peça”/ a mentira da escolarização
para a mobilidade /individualismo e miragens /o mito do bom sistema/pedagogia
determinista/política burra/pedagogia emancipatória
Capítulo
IV
Educar
Para a Cidadania
Auto-cola /hermetismo x didatismo / escola: uma
das possibilidade para educar / cidadania: compreensão
dinâmica / cidadania e hipocrisia / uma síntese /
reacionarismo de esquerda /de mãos dadas com o direitismo
/ ideologias e adestramento e os conteúdos?/ consciência
política /os pretextos da mediocridade /agentes de transformação
Capítulo
V
Os
Três Caminhos
alternativas / a heteronomia /quem ensina? /construtivismo
“inatista”? /piaget x vygotsky? /a anomia /a “mamãe”
mídia a “democratização” do abandono/
a autonomia
Capítulo
VI
Na
Cidadania e nos Direitos Humanos
academicismo, historicismo, legalismo / distribuir
informações x produzir conhecimento / educar é
humanizar pelo humanizado / o currículo oculto revisitado
para educar, repensar a educação
Apontamentos
Finais
Inabdicáveis
Missões
Bibliografia
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