Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 015 – 08/12/03

Campanha pelo respeito dos Direitos Humanos durante a Festa da Exclusão

O Conselho Estadual de Direitos Humanos - RN, em parceria com o Ministério Público, a Ouvidoria da Defesa Social e a Corregedoria de Polícia do RN, realizou uma campanha de sensibilização dos policiais que atuaram no Carnatal 2003, o Carnaval fora de época de Natal que teve lugar do 4 ao 7 de dezembro, para evitar torturas e maus tratos aos presos durante os quatro dias de micareta.

O Carnatal, na verdade, é uma festa de elite que não tem absolutamente nada do espírito do Carnaval, pois este último é uma forma de expressão popular livre e de acesso universal, enquanto a micareta natalense exclui a maior parte da população - que não tem renda para adquirir um abadá, a roupa que garante a inclusão no "Corredor da Folia" e custa mais de 500 reais - e é concebida exclusivamente para proporcionar enormes lucros à industria do entretenimento. Justamente pelo seu carácter excluinte - encarnado pelos "cordões" que definem a fronteira entre quem está do lado de dentro e quem está do lado de fora, representação física da desigualdade social -, juntamente com a enorme quantidade de bebidas alcoólicas que circulam durante o evento, o Carnatal produz todo ano episódios de violência no lado externo do "Corredor da Folia".

Todos os anos, foram registrados diversos casos de torturas e espancamentos de presos durante o Carnatal, na maioria dos casos realizados de maneira totalmente gratuita, como forma para "descarregar a tensão" por parte dos policiais.

Por este motivo, o Conselho realizou durante todos os dias da micareta, juntamente com as entidades parceiras, uma vistoria na Escola Estadual Régulo Tinôco e no estádio Machadinho, locais onde ficaram temporáriamente os presos durante o Carnatal. Além destas vistorias, membros das entidades da campanha percorreram os cordões monitorando a atitude dos agentes que trabalharam neles. Durante estas visitas, os representantes do Conselho e das outras entidades lembraram aos policiais militares seu dever de respeito dos direitos do cidadão no momento da apreensão, lembrando que o Ministério Público ia ser acionado caso tivessem sido observados casos de tortura, que é crime imprescritível e inafiançável.

A campanha do Conselho Estadual de Direitos Humanos - RN teve resultados positivos, pois fez os policiais militares sentirem-se monitorados e não impunes, o que reduziu consideravelmente neste ano os casos de torturas e espancamentos de presos durante o Carnatal.

Antonino Condorelli

Veja também:
- ENTREVISTA. João Alfredo (Deputado Federal do PT e fundador do Observatório do Judiciário do Ceará). "O Poder Judiciário também tem que responder perante a sociedade"
- VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. A Delegacia da Mulher de Natal: como funciona e as dificuldades que enfrenta
- Depoimentos de mulheres vítimas de violência recolhidos na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da Ribeira, Natal (RN)
- Comissão do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) sobre o caso Jorge Abafador é mal recebida pelo Judiciário de Natal
- ENTREVISTA. Rogério Tadeu Romano (Procurador da República do Rio Grande do Norte). "Hoje o compromisso do Ministério Público não é com as elites, mas com a sociedade"

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar