Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 057 – 30/06/04

COMEÇAM OS TRABALHOS DOS DELEGADOS NA IX CONFERÊNCIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS EM BRASÍLIA

A IX Conferência Nacional de Direitos Humanos que está tendo lugar na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença de 580 delegados e 400 observadores inscritos procedentes de todos os Estados para deliberar sobre a construção do Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH) começou hoje, quarta-feira 30 de junho, os trabalhos operativos.

Após passar a manhã inteira no Auditório Nereu Ramos para a aprovação do Regimento Interno da Conferência, que acabou recebendo diversas emendas e deu lugar a longos debates, os delegados foram divididos em 10 grupos de trabalho que começaram a se reunir para discutir todos os temas relativos à construção do SNDH. Os grupos estão divididos entre o Auditório do Tribunal de Contas da União, o da Procuradoria Geral da República, o do Ministério de Relações Exteriores no Palácio do Itamaraty e diversos locais da própria Câmara dos Deputados.

Amanhã, quinta-feira 1º de julho, as propostas surgidas nos encontros serão apresentadas, discutidas, sistematizadas e aprovadas em plenária.

Do lado de fora do Auditório Nereu Ramos a agitação também foi grande. Mesas e estandes coloridos de organizações da sociedade civil de diversos Estados animaram o ambiente com apelos, abaixo-assinados, livros, revistas, jornais, CDs, camisetas, bonês, cartazes, panfletos, cordéis...

Entre estas mesas, a do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal, que trouxe a Brasília o artista mambembe Filippo Rodrigo do grupo La Trupe e o policial/artista Iran Santos de Caicó para animar os presentes com apresentações culturais e brincadeiras. Na mesa do CDHMP estão sendo distribuídos o número 3 do Tecido Social impresso, diversos panfletos e um cordel sobre o projeto Estação de Direitos da Faculdade Mater Christi de Mossoró. Também está sendo vendido o CD-ROM "Enciclopédia Digital de Direitos Humanos", que contém o maior acervo de dados e informações sobre Direitos Humanos em língua portuguesa.

Veja também:
- O SISTEMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E O JUDICIÁRIO
- ENTREVISTA. IVANALDO BEZERRA - JUIZ, DELEGADO DA IX CONFERÊNCIA NACIONAL. "Para a democratização do Poder Judiciário, é preciso determinar a votação para os órgãos diretivos dos tribunais"
- O FÓRUM DE MULHERES DO RN DIVULGA O CASO VIA COSTEIRA NA RÁDIO FALA MULHER DO RIO DE JANEIRO
- ENTREVISTA. RUBENS PINTO LYRA - Professor, Delegado na IX Conferência Nacional pela Paraíba.
"O Sistema Nacional deve garantir a participação efetiva do cidadão na gestão pública"

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br