Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 057 – 30/06/04

A DELEGAÇÃO DO RN EM BRASÍLIA - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O FÓRUM DE MULHERES DO RN DIVULGA O CASO VIA COSTEIRA NA RÁDIO FALA MULHER DO RIO DE JANEIRO

Por Antonino Condorelli (condor_76@hotmail.com)

A coordenadora do Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte, a antropóloga Elizabeth Nasser, delegada na IX Conferência Nacional de Direitos Humanos, concedeu uma entrevista à jornalista Denise Viola da Rádio Fala Mulher do Rio de Janeiro (www.radiofalamulher.com) sobre o caso da propaganda da concessionária da Volskwagen em Natal, a Via Costeira, produzida pela agência de publicidade Lúmina e divulgada na edição de 29 de abril do jornal Tribuna do Norte, na qual o rosto de uma mulher espancada é usado para vender serviços de conserto de carros com a chamada: "Mecânica, funilaria e pintura Via Costeira. Tá na cara que precisa".

A propaganda - que banaliza a violência contra a mulher reduzindo-a a mera questão "estética" e usa o corpo machucado de uma mulher como metáfora de um bem de consumo, provocando uma dor lancinante em quem sofre na própria pele esta bárbara e covarde forma de violência e indignação e repúdio em quem tem consciência e acredita que a dignidade do ser humano tem prioridade sobre a produção de lucro - gerou uma imediata resposta por parte dos defensores dos Direitos Humanos. Como lembrou Elizabeth Nasser na sua entrevista, a Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte - através de três instituições membros: o Conselho Estadual de Direitos Humanos, o Fórum de Mulheres do RN e a Ouvidoria da Defesa Social - fez uma representação perante o Ministério Público do Estado contra a agência Lúmina e a oncessionária Via Costeira.

A representação, amplamente divulgada por Tecido Social junto com todos seus desdobramentos, recebeu o apoio e a solidariedade de centenas de entidades, instituições e pessoas em todo o Brasil e fora, principalmente graças à maciça campanha de sensibilização empreendida pelo Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM). Esta ação conseguiu fazer chegar o caso até a Volkswagen na Alemanha: onde um cidadão daquele país escreveu uma carta à multinacional pedindo um pronunciamento sobre o comportamento da sua concessionária em Natal.

Elizabeth Nasser recordou que o Ministério Público do Rio Grande do Norte foi muito rápido no pronunciamento sobre o caso. Logo no começo de junho, o Promotor de Justiça Eduardo Cavalcanti emitiu um termo de ajustamento de conduta que obriga a Via Costeira a patrocinar um evento que deverá ter como tema a violência contra a mulher e cujos folders e cartazes deverão ser produzidos pela Lúmina. Além do mais, o termo de ajustamento de conduta deverá ser publicado pela Tribuna do Norte, o jornal que veiculou o anúncio, ocupando um quarto de página.

Este termo representou uma vitória de todos os que acreditam na dignidade da mulher e do ser humano contra as forças, cada vez mais poderosas, daqueles que consideram o lucro como única medida de todas as coisas.

Veja também:
- COMEÇAM OS TRABALHOS DOS DELEGADOS NA IX CONFERÊNCIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS EM BRASÍLIA
- O SISTEMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E O JUDICIÁRIO
- ENTREVISTA. IVANALDO BEZERRA - JUIZ, DELEGADO DA IX CONFERÊNCIA NACIONAL. "Para a democratização do Poder Judiciário, é preciso determinar a votação para os órgãos diretivos dos tribunais"
- ENTREVISTA. RUBENS PINTO LYRA - Professor, Delegado na IX Conferência Nacional pela Paraíba.
"O Sistema Nacional deve garantir a participação efetiva do cidadão na gestão pública"

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br