Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 031 – 25/03/04

A quarta Caravana de Direitos Humanos, rica de novidades, chega nos dias 25 e 26 a Caicó e abrange todo o Seridó

A quarta Caravana de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte desembarca nas próximas quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, em Caicó, capital da região do Seridó.

O projeto, realizado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal em parceria com diversas instituições e organizações do Estado engajadas com os Direitos Humanos, tem como objetivo levar os instrumentos de proteção destes últimos para as populações do interior, dando respostas concretas às demandas delas através do encaminhamento de denúncias e a criação de núcleos permanentes de promoção da cidadania nos municípios.

Durante a Caravana, estarão presentes em Caicó o Ministério Público Estadual, através do Procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Fernando Vasconcelos, e vários promotores; a Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias (CODEM) da Secretaria de Justiça do Governo do Estado; a Corregedoria Geral da Defesa Social; a Ouvidoria da Defesa Social; o Conselho Estadual de Direitos Humanos; o Fórum e Mulheres do RN e a Rede de Articulação Anti-Manicomial do RN.

A Caravana de Caicó contará também com a presença de Perly Cipriano, histórico militante social brasileiro e representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), da qual é Sub-Secretário. Este ficará na capital seridoense até o sábado para presenciar como o Rio Grande do Norte, único Estado da Federação onde estão acontecendo Caravanas e Conferências municipais de Direitos Humanos, está levando adiante esta experiência-piloto, um projeto financiado pela própria SEDH.

Cipriano realizará diversas visitas, participará dos encontros temáticos da quinta-feira e da I Conferência Regional de Direitos Humanos do Seridó, culminação da Caravana, na sexta-feira. Na quinta-feira à noite, se reunirá com estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Campus avançado de Caicó, para explicar como está sendo contruído o Sistema Nacional de Proteção aos Direitos Humanos e como a população de todos os municípios pode participar desta construção.

A Caravana de Direitos Humanos de Caicó apresenta também outras novidades. Pela primeira vez, além da Secretaria instituacional, situada no Centro Pastoral Dom Wagner, haverá uma tenda, armada na Praça Dr. José Augusto, onde a companhia de teatro de rua La Trupe, com o suporte de um carro de som, estará convidando a população a participar dos eventos dos dois dias e onde estarão à venda o jornal impresso Tecido Social, o CD-ROM Enciclopédia Digital dos Direitos Humanos (que contem o maior acervo de dados e informações sobre Direitos Humanos em língua portuguesa), o CD-ROM Canções Revolucionárias (com 240 músicas em MP3) e um cordel sobre Direitos Humanos.

A Caravana de Caicó será inteiramente filmada e, a partir do material originado, serão produzidos um spot de dois minutos e um filme de cinco minutos. Estes serão divulgados na TV Câmara e na TV Educativa para mostrar o que estão sendo as Caravanas de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte.

A delegação da Caravana chegará a Caicó às 8 da manhã e realizará uma caminhada pelo centro da cidade, animada por performances do grupo La Trupe, na qual serão distribuidos panfletos com o programa dos dois dias e o jornal Tecido Social.

Durante a manhã serão realizadas visitas temáticas ao Açude Recreio, o INSS, o lixão da cidade, ao 6º Batalhão da Polícia Militar e à Delegacia da Polícia Civil.

Durante a tarde, haverá encontros temáticos abertos a toda a população onde serão discutidas e encaminhadas propostas sobre diversas questões, como as violações dos Direitos Humanos nas instituições manicomiais e a violência contra a mulher.

Estas atividades serão acompanhadas por uma ampla divulgação nas rádios comunitárias e comerciais do município, às quais será entregue um CD de audio com spots e informações sobre Direitos Humanos.

A Caravana de Direitos Humanos de Caicó culminará, na sexta-feira, na I Conferência Regional de Direitos Humanos do Seridó, que contará com a participação de organizações, instituições e pessoas da inteira região e terá lugar das 8 às 12:30 no Centro Pastoral Dom Wagner. Nela, os participantes aprovarão as propostas surgidas nos encontros temáticos e as feitas durante o evento e os órgãos competentes darão os encaminhamentos relativos. Também serão realizadas as articulações para a criação de um núcelo permanente de proteção e promoção dos Direitos Humanos em Caicó e serão feitas propostas e encaminhamentos do Seridó para a IX Conferência Nacional de Direitos Humanos, que terá lugar em Brasília de 30 de junho a 2 de julho e será finalizada à criação do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos Humanos.

Mais informações sobre como participar podem ser solicitadas a Geraldo Wanderley ou Ana Etelvina, da Pastoral Carcerária, nos telefones: 0xx84 421-6148 (manhã), 421-3991 (tarde), 9981-4460 (Geraldo Wanderley), 9431-3480 (Ana Etelvina).

Redação de Tecido Social

Veja também:
- A Caravana discutirá a barbárie do modelo manicomial
- Declaração a Tecido Social de Perly Cipriano, Sub-Secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, sobre a construção da Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte
- O Seridó na vanguarda do Desenvolvimento Sustentável
- ENTREVISTA. Dom Jaime Vieira Rocha, Bispo de Caicó. "É preciso ter uma visão ampla dos Direitos Humanos para vencer o preconceito"

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br