Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 031 – 25/03/04

A Caravana discutirá a barbárie do modelo manicomial

No âmbito da Caravana de Direitos Humanos de Caicó, será realizado na quinta-feira, dia 25, um encontro temático sobre Saúde Mental e Direitos Humanos. O encontro terá lugar no salão de convenções do Hotel Portobello a partir das 15:30 e será de acesso livre para toda a população.

Tal evento foi organizado para dar uma resposta às atrocidades que acontecem nas instituições manicomiais da capital do Seridó. Entre elas, as mais crueis e recentes foram a morte de Sandro Costa Fragoso, paciente do Hospital Psiquiátrico Mílton Marinho, em 17 de julho de 2002, e a de Maria Dolorosa de Araújo, alcólatra internada no mesmo hospital, em 5 de junho de 2003. No primeiro caso, a vítima foi amarrada e incendiada, e seu corpo foi encontrado carbonizado. No segundo caso, a dependente (apesar da internação psiquiátrica para os casos de alcolismo ser absolutamente contra-indicada pelos experts) foi internada às 16 e, na madrugada seguinte, apareceu morta.

O coordenador do encontro será o médico psiquiatra Epitácio de Andrade Filho, membro da Rede de Articulação Anti-Manicomial do RN. Entre os convidados, participarão da discussão Irene Ximenes, irmã de uma vítima do manicômio de Sobral (Ceará), uma representante do Conselho Regional de Psicologia e João Braz de Araújo, representante da Ordem de Advogados do Brasil (OEA) do Rio Grande do Norte.

A discussão terá dois objetivos: encaminhar propostas para acabar com as violações dos Direitos Humanos nas instituições manicomiais da região e discutir os caminhos possíveis para a superação do modelo manicomial no tratamento das doenças mentais.

Para mais informações, ligar para o 0xx84 8809-0423 (Dr. Epitácio de Andrade Filho).

Redação de Tecido Social

Veja também:
- A quarta Caravana de Direitos Humanos, rica de novidades, chega nos dias 25 e 26 a Caicó e abrange todo o Seridó
- Declaração a Tecido Social de Perly Cipriano, Sub-Secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, sobre a construção da Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte
- O Seridó na vanguarda do Desenvolvimento Sustentável
- ENTREVISTA. Dom Jaime Vieira Rocha, Bispo de Caicó. "É preciso ter uma visão ampla dos Direitos Humanos para vencer o preconceito"

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br