Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 008 – 07/11/03

ENTREVISTA

 Borges 

“A base de Alcântara só nos trouxe mais miséria”

Borges faz parte do Movimento contra a base militar de Alcântara e é morador da localidade maranhense onde o Centro de Lançamento instalado há 22 anos, ao invés que desenvolvimento e bem-estar como prometia, só trouxe a injustiça de famílias desapropriadas e privadas dos seus direitos, mais miséria e um poder paralelo que exclui a população de todas as decisões sobre o destino dela. Borges, palestrante da segunda conferência do dia, concedeu uma entrevista coletiva à qual Tecido Social participou e que reproduzimos.

As famílias desapropriadas por causa da instalação do Centro de Lançamento de Alcântara foram indenizadas adequadamente?

No dia 17 de novembro do ano passado nós fizemos uma romaria, a primeira romaria dos atingidos pela base d! e Alcântara, aonde colocamos a questão de um fundo de compensação permanente. Até hoje a maioria das famílias desapropriadas não foram indenizadas, os valores são irrisórios e insignificantes. A maioria da população do município tem sido prejudicada nos 22 anos que passaram desde a implantação da base. Há vários povoados que não dispoem de serviços públicos. Por outro lado, a legislação que disciplina as desapropriações limita às famílias desapropriadas e elas não podem realizar nenhuma melhoria. Há também conflitos agrários fora da área considerada de interesse do Centro de Lançamento de Alcântara devido à dimunuição de terras disponíveis no município. A existência da base não influi positivamente no aumento de receita pública municipal e na oferta de bens e serviços públicos à população. Já enviamos vários relatórios e documentos de reivindicação a este Governo, mas ninguém nos procurou para nos sentar em uma mesa e discutir. Em compensação, sem nos avisar e sem pedir no! ssa opinião, o Governo firmou acordos com países estrangeiros para o uso da base que nos irão prejudicar profundamente.

Porque estes acordos são prejudiciais?

Porque enquanto não resolvermos a situação social de Alcântara é absurdo falar em novos acordos. Primeiro há que por fim aos problemas que a base provocou na sociedade: a miséria que ela criou, o analfabetismo que continua o mesmo, a falta de saúde, a falta de saneamento básico. O projeto não tem função social? É esta a pergunta que a gente costuma fazer. É só para lançar foguetes e as pessoas que vivem lá não têm nenhum direito? Na prática, o que acontece desde a implantação da base é isso. Se gasta muito dinheiro para lançar foguetes no espaço e a população - desapropriada e humilhada - continua na miséria. A prática comum do Governo é não nos dar resposta, é ignorar-nos. Formam comissões de deputados para averiguar, fazer relatórios, etc., mas na hora de discutir os problemas com quem os sofre d! e verdade não estão nem ai.

Que repercussões teve o acidente que recentemente matou 21 pessoas sobre a cidade?

A base não existe para a população de Alcântara, são dois mundos separados e incomunicáveis. As mesmas coisas que vocês de fora souberam do acidente são as que chegaram a nós através da imprensa. Para a comunidade alcantarense não se dignaram de divulgar nem uma nota. Eles não têm nenhum contato conosco, é um poder paralelo que não nos deixa participar de nada do que acontece por causa dele. Não temos os empregos que o projeto prometia gerar, não temos a educação de qualidade que ele devia trazer à cidade e, em compensação, nossa situação social só piorou. O Governo prometeu tantas coisas, todas em documentos registrados em cartório, e absolutamente nada disso foi cumprido.

Veja também:
- I FÓRUM SOCIAL BRASILEIRO - SEGUNDO DIA
- Alca e OMC: instrumentos de dominação
- A voz do povo no Fórum
- ENTREVISTA. Maria Luisa Mendonça. "O Brasil está envolvido na estratégia dos Estados Unidos de controle dos recursos naturais do continente"
- Transposição de fronteiras na mídia
- ENTREVISTA. José Arbex. "A luta pela democracia é indissociável da luta pela mídia independente"

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar