Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 092 – 02/10/04

Eleições de 2004 em Natal: uma reflexão democrática

Por Aluízio Matias dos Santos*

Aproxima-se mais um dia cívico para a democracia brasileira. As eleições de 3 de outubro de 2004 são resultado de um processo para chegar até o qual enfrentamos lutas, alegrias, sofrimentos, um processo que nos custou suor e lágrimas.

Vivemos hoje, no Brasil, um dos momentos mais férteis para a discussão da política e da participação do cidadão nos destinos e desafios do país. Esse momento é a vitória da democracia brasileira. Aqui em Natal, essa discussão não é diferente.

A realidade política da capital potiguar ainda teima em abraçar, nesses últimos anos, o conservadorismo, o feudo familiar e o seqüestro do patrimônio público. A última experiência de administração democrática e popular nesta cidade se remonta à época de Djalma Maranhão, que teve os seus sonhos ceifados pela ditadura militar, algo que nunca permitiremos que aconteça de novo.

Como se não bastassem todos os ingredientes de atraso para a administração de
Natal, aparecem hoje candidatos salvadores do riso, arquitetos do vazio e a mais completa tradução do autoritarismo violento que sempre combatemos.

Dar corda para candidatos sombrios é não reconhecer a luta e o esforço daqueles que vem durante muito tempo combatendo as mazelas, mas também amando e construindo um novo presente e um outro futuro para Natal.

Todo cidadão e cidadã tem o direito de votar em quem quiser e de qualquer forma que lhe vier à cabeça. Mas também todo cidadão e toda cidadã tem o direito de combater e votar contra aqueles que querem semear a desesperança, o ridículo, o caos social e, o que é pior, a volta do autoritarismo na sua mais sutil manifestação.

É por estes motivos que venho apoiar perante os companheiros e companheiras da Rede Estadual de Direitos Humanos, os leitores e as leitoras de Tecido Social e todos os cidadãos e as cidadãs natalenses uma alternativa política para essa cidade.

Essa alternativa está imbuída na candidatura da companheira Fátima Bezerra, canidata a prefeita, e no companheiro vereador Hugo Manso.

Eles já mostraram que não compactuam com o atraso social, e muito menos com a volta do caos ditatorial que Natal já viveu. Esses companheiros tem propostas. Propostas democráticas; populares, de inclusão cidadã e de uma cidade sempre amante da liberdade.

Vote Fátima Prefeita: 13. Vote Hugo Manso Vereador: 13611

*Aluízio Matias dos Santos é um cidadão a serviço da democracia

Veja também:
- REFLEXÕES ELEITORAIS
- A Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Miguel Mossoró e a falta de bom senso
- Eu voto: o direito aos direitos das pessoas com deficiência
- GRITO CONTRA A VIOLÊNCIA EM NATAL - Para Paulinho
- AGRESSÃO À DIGNIDADE DOS IDOSOS - Fernanda "Stupid"

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br