Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 059 – 01/07/04

O FÓRUM DE ENTIDADES NACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS E A SECRETARIA CHEGAM A UM ACORDO SOBRE O ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA

A pedido do Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos, corrigimos o que foi divulgado na edição anterior de Correio Tecido Social sobre o conteúdo da reunião entre o Secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Nilmário Miranda, e alguns delegados/as da IX Conferência Nacional de Direitos Humanos realizada esta manhã.

Diferentemente de quanto informado anteriormente, o que foi discutido não foi a ausência do tema do desarmamento nos trabalhos da Conferência, mas a decisão de última hora do Ministro de encerrar esta última com um ato oficial de lançamento do Estatuto do Desarmamento promovido pelo Governo Federal em parceria com a ONG Viva Rio.

Na opinião do Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos, a realização de um ato como este, promovido só pelo Governo e que daria visibilidade a uma ONG - a Viva Rio - que não participou do processo de mobilização para a construção do Sistema Nacional, acabaria semeando desconforto entre os/as delegados/as que trabalharam na Conferência e tirando valor a esta última.

Por este motivo, após a discussão desta manhã, o Fórum chegou a um acordo com o Ministro em virtude do qual a Conferência será encerrada, como previsto na programação inicial, por um documento oficial que será batizado Carta de Brasília. Só depois do encerramento, para quem quiser ficar na Câmara, haverá o ato de lançamento do Estatuto do Desarmamento, desvinculado da Conferência e promovido pelo Executivo.

Pedimos desculpas aos leitores pela informação errada veiculada na edição passada.

Veja também:
- VISÕES ALTERNATIVAS DO SNDH - VOZES DISSONANTES DA CONFERÊNCIA
- ORLANDO FANTAZZINI, DEPUTADO FEDERAL (PT/SP): "UM SISTEMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS JÁ EXISTE"

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br