Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 002 – 20/10/03

ESPECIAL DENÚNCIA

VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE CONTRA OS PESCADORES DE MACAU

Tecido Social dedica este informativo especial às gravíssimas violações dos direitos mais elementares do ser humano que sofrem sistematicamente os pescadores e as pescadoras da cidade de Macau, na região salineira do Rio Grande do Norte, por parte da empresa SALINOR (antigamente ALCALIS, e antes ainda CCN e CIRNE) e da polícia militar e civil. Este jornal denuncia os espancamentos e os assassinatos realizados pelos vigilantes desta empresa contra trabalhadores que tiveram a única culpa de procurar sustento para eles e as suas famílias e as torturas e prisões ilegais de pescadores realizadas pela polícia local, cúmplice dos crimes sociais e ambientais cometidos pela SALINOR. Tecido Social denuncia também a relação que existe entre a empresa e as polícias militar e civil de Macau, que recebem da primeira o benefício de pescar na área ocupada por ela com mais o privilégio de dispor do melhor horário (o noturno) e não serem obrigados a ceder metade do pescado à empresa como a comunidade de pescadores do Maxixe que mora na área cercada por ela, e que oferecem em troca um serviço de autêntica "capangagem", de segurança particular dos interesses da SALINOR. Denunciamos ainda a polícia de Macau por tomar os equipamentos de trabalho de alguns pescadores e nunca mais devolvê-los, por derrubar suas barracas sem mandato judicial, por fazer graves ameaças aos trabalhadores da pesca e não dar o devido atentimento quando estes realizam queixas contra as arbitrariedades dos vigilantes da SALINOR que todos os dias disparam próximo e às vezes na direção deles, por tratar aos pescadores que sofrem agressões como réus ao invés que como vítimas e torturá-los ou espancá-los nas delegacias quando vão apresentar denúncias. Denunciamos a omissão e o descaso das autoridades locais (Prefeito, Juiz, Promotor de Justiça e Poder Legislativo) com relação aos graves problemas dos pescadores e do meio ambiente da cidade e com relação à atitude da segurança pública de Macau que ao invés de cumprir seu papel institucional de defesa da cidadania, dos trabalhadores, dos pobres e dos oprimidos se alinham aos algozes, aos violadores dos seus direitos. Os trabalhadores da pesca já fizeram chegar suas queixas, através de documentos e relatórios, às autoridades de diversos níveis e competências mas nenhuma providência nunca foi tomada. Tecido Social denuncia a indiferença do poder público perante quem não tem o essencial para a sobrevivência de si e das suas famílias, deixando-os sós em uma luta desigual.

Antonino Condorelli - Diretor de Tecido Social

Veja também:
- Audiência pública discute as violações dos direitos humanos na região salineira. O DELEGADO DE MACAU: "NÃO ABRO MÃO DO MEU PEIXE"
- ENTREVISTA. Benito Barros. "Os dirigentes da ALCALIS são os responsáveis principais pelos crimes, mas nunca são punidos"
- ENTREVISTA. Nilton Baracho. "A ALCALIS roubou as terras ao povo"

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar