A construção do Memorial Online Mércia Albuquerque - Reprimidos Políticos da Região Nordeste do Brasil, acha-se em pleno processo de ebulição e desenvolvimento.
Será lastreado pelo Acervo Completo de Mércia, que foi doado pelo seu viúvo Octávio ao Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, no ano de seu falecimento, em 2003.
Nosso companheiro Oswaldo Monte Filho teve participação relevante nesse contexto, pois além de serem grandes amigos e companheiros, ele trabalhou muito anos com ela em processos relativos a Lei da Anistia.
No ano de 2023, fizemos o lançamento do livro Diários 1973-1974 e para tanto, para viabilizar a edição e impressão, fizemos vendas antecipadas do mesmo.
Nossos contatos com um grupo teatral, em que fazem parte Yara de Novaes, Silvia Gomez, Andrea Beltrão, levaram ao projeto da peça Lady Tempestade, um enorme sucesso, novidade e uma coisa instigante para nós, que temos a responsabilidade de sermos os guardiões do acervo e do legado de Mércia.
E como ousadia e criatividade eram marcas da nossa querida Mércia, vamos incluir no seu Memorial Online figuras de outro/as advogado/as Nordestinos e Brasileiro/as, criar ABCs relacionado ao universo de quem ela defendeu.
Dos Reprimidos e Reprimidas Políticos Nordestinos
Advogados e Advogadas
Familiares
Vamos atuar de forma Regional, nosso olhar maior é para a Região Nordeste, sem esquecer o horizonte Brasil.
E vamos fazer isso de forma colaborativa, em linguagem popular, uma espécie de Wikipédia, onde esperamos contar com você, sua organização, além dos movimentos políticos, sindicais, culturais, sem esquecer os pesquisadores e a Academia.
Teremos como instrumentais o nosso Portal www.dhnet.org.br, do nosso canal no Youtube Pós TV DHnet, além de nossa Universidade Popular, núcleo de formação popular ora em construção no estado do RN.
Equipes
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular
Universidade Popular
Porta DHnet Rede Direitos Humanos e Cultura
Pós TV DHnet
55 84 9997.8702 Fone/Zap
enviardados@gmail.com
|