Gênese
dos Direitos Humanos
Volume I
João Baptista
Herkenhoff
Religiões
e Sistemas Filosóficos em face dos DH
O Confucionismo e os Direitos Humanos
Os
Analectos
Confúcio
O
Confucionismo também deixa uni legado na construção dos
“Direitos Humanos” porque ensina a fraternidade, o respeito
entre as pessoas, o humanismo, a solidariedade, a busca da
virtude e da paz. Outrossim, na perspectiva do Confucionismo, a
missão de governar é vista como missão de serviço.
O
Confucionismo foi fundado por Confúcio, cinco séculos antes de
Jesus Cristo. Segundo René Grousset, teria sido fundado em oposição
ao Taoísmo.
Seu
mais célebre seguidor foi Meng Tseu ou Mencius. Numa linha
conservadora do Confucionismo destacou-se Han Yu e, numa linha
progressista, Wang Ngan Che.
O
Confucionismo prega o amor e o respeito ao próximo (não fazer a
outrem o que não queremos que os outros nos façam) e o
tratamento fidalgo entre as pessoas (proceder para com todos como
se procederia com um hóspede importante). Toda pessoa deve buscar
a “virtude da humanidade” que consiste em compreender-se e
ajudar os outros a que também se compreendam, a fortalecer-se e
ajudar os outros a que também se fortaleçam. Só é possível o
caminho da perfeição quando o ser humano se respeita a si mesmo
e trava um firme combate contra as próprias paixões. A moderação.
a discreção e a prudência são virtudes fundamentais. Todo
excesso é condenável, até o excesso de virtude. O caminho da
perfeição passa por etapas, do conhecimento das coisas ao
conhecimento de si mesmo; do conhecimento de si mesmo à reta
intenção; da reta intenção à imparcialidade do espírito; da
imparcialidade do espírito ao aperfeiçoamento próprio; do
aperfeiçoamento próprio ao entendimento na família; do
entendimento na família ao entendimento no Estado e daí ao reino
da virtude no Universo. A perfeição de cada um deve objetivar a
paz, em benefício de todos. Que os governantes buscassem alcançar
a confiança do povo, como o mais precioso dos bens para quem está
investindo na missão de dirigir, e que nutrissem, como virtude
primeira, a grandeza de coração. Que os governantes colocassem o
povo acima do Estado.
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