Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Teiroberto_monte@hotmail.com da Vida
Educação para os Direitos Humanos

Resposta via e-mail aos alunos da Escola Caravelas –MG

01 -  ... Um pouco da História e Declaração dos Direitos Humanos

             Resposta: Vejam só, a questão dos direitos humanos é uma coisa que vem de longe, com nomes e denominações diferentes. Se você olhar direitinho, o que seriam os Dez Mandamentos?

             Na verdade, direitos humanos(direitos de todos) é todo um acúmulo de conhecimentos que a humanidade vem acumulando há muitos e muitos  anos.

            Da Bíblia, passando pelo Código de Hamurábi ao Alcorão, Magna Carta(1215), Declaração de Direitos “Bill of Rights(1689) indo até a Revolução Francesa de 1789(Declaração de Direitos do Homem e do Cidadaão), o Manifesto Comunista de Marx e Engels, etc.

            Já a Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948), nasce sob o trauma dos milhões de vidas ceifadas na Segunda Guerra Mundial, sob os auspícios da fundação da ONU – Organizaçào das Nações Unidas.

            Em síntese,  a questão dos direitos humanos tem tudo a ver com a questão de civilidade e nasce de lutas/contradições sociais, não é uma coisa dada de mão beijada, é produto de muita luta e sacrifícios.

02 -   Quando, por quem   e por que foram escritos os direitos  humanos?

           Como falei acima, é o resultado do somatório de muitas coisas. No momento em que estamos discutindo com vocês da Escola Caravelas, estamos avançando na questão da cidadania, estamos construindo uma consciência crítica e formando cidadões/cidadãs mais conscientes do mundo e mais sensíveis as pessoas que habittam esse mesmo mundo.

           Cria e exerce  a sua cidadania todo aquele que pratica ações que tomem como referência a pessoa humana e o chamado bem comum.

           Vivemos  numa sociedade em que o TER é   um valor muito maior que o SER.  Estando mais abertos ao mundo e sendo participantes do processo  de transformação, estamos criando a possibilidade de ampliarmosa questão dos  direitos humanos. As leis, os tratados, convenções, sempre escritas por alguém ou por um grupo, expressa esse todo coletivo.

            A questão  dos direitos  humanos existyem para que sejamos humanos, na verdadeira acepção da palavra.

03 – Existem ou existiram desrespeito aos DH no Brasil e no mundo? Quais?

         O que dizer de um país que paga um salário de fome a maioria de sua população? Como  anda a nossa juventude e os nossos velhos? Como andam os hospitais e a Previdência em nosso país?

       O desrespeito aos direitos humanos em nosso país começa com a nossa pseuda “descoberta”. Amagina vocês aí da Escola Caravelas, assistindo aula e baixa(hipoteticamente) um disco voador e “descobre” a sua cidade, seu estado e seu país. Nada de seus referenciais culturais vale a partir daí. Os valores serão totalmente subvertidos, toda cultura e valores a partir de agora serão dos invasores. O resto, deixo com a imaginação de vocês, para ver a estupidez  do que é a comemoração dos 500 anos da “descoberta” do  Brasil...

      A nível mundial, a coisa não muda muito. O que dizer do que está acontecendo na Iugoslávia? Por mais que existam a contradições e crimes internos, que convenção, que tratado internacional dá direito aos americanos

Bombardear toda uma população e querer destituir um presidente legalmente eleito?

     É aquela velha coisa: quem tem as armas, sempre tem razão e os meios de comunicação sociais(TVs, rádios, jornais, etc.) sempre dá a versão do agressor.

     Engraçado, quando  Saddham Hussein servia ao imperialismo americano para detonar  os Aiatolás do Irã, ele era bem bonzinho. Quando ele vai mexer nas estruturas econômicas que tem por trás do petróleo, vira o bicho-papão.

     Seria interessante ver e conhecer a realidade histórica da região e da cultura muçulmana para entender tudo isso. E por falar em petróleo, porque seria que um galão de petróleo é mais barato nos EUA que um galão de água?

     Há grande desreito nos direitos humanos dos países ditos desenvolvidos para nós, ditos sub-desenvolvidos. A questão da dívida externa o que seria, senão uma  nova forma de imperialismo? No  nosso  país, porque não há uma reforma agrária? Os nossos governantes estão governando para os de fora ou para a nossa população, cada dia mais pobre e faminta? E os roubos dessa elite do poder? O dinheiro do Banco Central, da Previdência, da compra de votos, etc, daria ou não daria para minorar a miséria e a falta de educação, saúde do nosso povo?

4- Que tipo de acontecimentos históricos influenciaram na Declaração dos Direitos Humanos?

   Acredito Ter tocado esse ponto acima, mas vale salientar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos gerou a construção de um  sistema internacional de direitos humanos(dito Sistema Global – ONU), bem como Sistemas Regionais(Interamericano –OEA), bem como os SistemasEuropeus e Africano.

5 -  Como vocês se manifestam para defender os Direitos Humanos?

       Das mais diversas formas. Ter esse contato com vocês é uma das formas. Como a ocupação do ciberespaço, os espaços da virtualidade também.

       Defender a Vida  nas suas mais diversas manifestações, fazer cumprir a lei, ser contra a pena de morte, contra a tortura, impunidade. Defender os excluídos da sociedade, os que não tem nada, nem sua dignidade e auto-estima.

      Ser a favor também de muitas coisas, defender a questão do controle sociai dos meios de repressão(policias inclusive), fomentar cursos de educação para os direitos humanos, querer uma vida mais digna para todo.

     Nosso grupo é daqui de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Além da Dhnet, coordeno o CDHMP – Centro de Direitos Humanos e Memória Popular.

     Temos um briga muito grande aqui na nossa terra. Descobrimos há alguns anos um grupo de extermínio na cúpula da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, que exterminou mais de 80(oitenta) pessoas. Essa briga tem nos custado muito cara: Assassinaram o nosso companheiro Gilson Nogueira com uma emboscada, um outro companheiro nosso teve que sair  do  estado e eu estou para Ter proteção da Policia Federal.

     Esse é o preço que estamos a pagar por nossa atuação. Mas temos um ideal e principios e estamos conseguindo conscientizar a sociedade para a nossa luta, que é a favor da vida!!!

6 – Quais os direitos que estão sendo desrespeitados na guerra de Kosovo?

      O Direito Internacional está sendo violado da forma mais grotesca. Violência não resolve nada, a não ser os interesses da indústria bélica, o chamado complexo industrial-militar.

      A questão dos Balcãs vem desde os  idos de 1300, envolvendo religião, etnias, ocidente e oriente, Império Otomano e por aí vai...

      Não esquecer que a primeira guerra mundial começou por aí. Os alemães foram  derrotados pelos  guerrilheiros(partisans) liderados por Josip Broz Tito.

     Essa é uma história difícil de entender se não tivermos  um conhecimento das raízes sócio-político e econômicas daquela  região.

     Uma coisa é certa: em termos de direito internacional, que embasamento tem os Estados Unidos e seus cúmplices para bombardear um país, sem declarar guerra, sem embasamento em nenhuma norma internacional?

      O melhor de tudo isso é estudarmos e lermos o  máximo que possamos para entender a lógicado imperialismo, das potências hegemônicas e não ficarmos repetindo feitos  carneiros aquilo que os meios de comunicações cúmplices disso

Tudo tem dito e desdito, como as Redes Globos da v\ida.

     Leiam publicações mais independentes, como a revista Caros Amigos e mesmo na Internet.

7 – No mais, foi um imenso prazer passar , mesmo que muito rapidamente algumas informações da nossa visão disso tudo. Importante vocês aprofundarem o assunto, indaguem, questionem até mesmo o que eu estou colocando para vocês, pois só assim, vocês serão cidadão(ã)s livres, conscientes.

      Aproveito a oportunidade para convidar todos  vocês a conhecerem a  nossa Dhnet – Rede de Telemática Direitos  Humanos & Cultura(http://www.dhnet.org.br), onde muito  das coisas que fala acima estão mais detalhadas.

      Um grande abraço a  todo(a)s e recebam de todos nós, militantes da vida, a certeza que vocês serão uma juventude  muito mais legal, mais crítica e é isso que o nosso país necessita: jovens com uma visão de mundo mais aberta, dispostos a serem  atores de nossa transformação  em uma nação mais fraterna, mais igualitárias, menos  violenta, MAIS feliz!!!

Roberto Monte

Coordenador do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular(Natal-RN) e da Dhnet – Rede de TelemáTICA Direitos  Humanos & Cultura.

PS. – Caro Fábio,

          Gostaria imensamente que vc, se possível, enviasse uma cópia do trabalho de vocês para mim.

        Endereços de contato:

        Roberto Monte

dhnet@dhnet.org.br

Volta menu 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar