Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Internet ajuda direitos humanos

Sobre as novas tecnologias, Roberto Monte teve oportunidade de vê-las sendo utilizadas diretamente nas ruas em prol do bem-estar do cidadão. No Brasil, ele acredita que o uso intensivo da Internet, como instrumento de trabalho para os militantes em Direitos Humanos, será ’’uma questão de tempo’’.

Junto à ONG Witness, Roberto informa que conseguiu, para a Dhnet, uma máquina fotográfica digital e uma máquina de filmar digital. ’’A partir de agora, a gente está na última linha, em termos de material e tecnologia, que a gente vai utilizar em julgamentos tipo esse de Otávio Ernesto (Caso Gilson Nogueira). Eu não estou querendo ter um pensamento basista, eu estou querendo trabalhar com multiplicadores, e a questão da Internet é questão de tempo. Eu não consigo ver um veículo de comunicação que agregue, a um preço tão baixo, todo esse acúmulo de informação. Você vai ter acesso a cartilhas das mais variadas, você vai ter acesso aos antecedentes, aos históricos das lutas pelos Direitos Humanos. Você vai ter acesso aos mecanismos internacionais de proteção aos direitos humanos, o que é o Tribunal Penal Internacional. Naquilo ali, na verdade, nós estamos montando uma grande enciclopédia virtual de cidadania.’’ p>Outra grande novidade, segundo os projetos do CDHMP, é o próximo envolvimento da camada jovem da população no interesse dos temas da Dhnet. ’’Será o grande lance. Porque, mesmo que não atinja milhões e milhões de pessoas, eu diria que tem dia que entram na nossa rede mais de 200 pessoas.

E eu nunca vi 200 pessoas chegarem aqui no Centro de Direitos Humanos. Acho que você vai ter um pouquinho de paciência e, a partir de agora, a gente também quer trabalhar tipo uma Dhnet Kids, para jovens.’’O Centro de Memória Popular acaba de fechar um projeto, para lançamento de três mil CD-Roms da Dhnet, adianta Monte. Em setembro, em Brasília, participa do Seminário de Comunicação e Direitos Humanos, no qual irá ministrar uma palestra sobre Iniciativas Educacionais e ONGs.

 

Cidadania ao alcance das mãos: tecnologia

Paulo Augusto
Subeditor de Cidades

A proliferação da informação, hoje em dia, se dá num processo muito rápido e o mundo, sob alguns enfoques, realmente começa a ser uma aldeia global. Nós é que moramos num pequeno estado, de um lugar muito longe de onde as coisas acontecem. Mas é preciso ficarmos atentos para o fato de que a questão do local e do global ganha uma nova dimensão quando a gente começa a ter uma sociedade civil planetária.

A observação é do economista Roberto Monte, secretário executivo do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, que acaba de voltar de um périplo realizado nos Estados Unidos, nos quais visitou cerca de 40 cidades, no espaço de 22 dias. A convite do Departamento de Estado norte-americano, Roberto Monte conheceu experiências na área de direitos humanos e trocou idéias com especialistas norte-americanos sobre educação e cidadania.

O interesse maior do Departamento de Estado ficou evidente em torno da Rede Telemática de Direitos Humanos – a Dhnet, http://www.dhnet.org.br/  –, mantida pelo CDHMP, considerada hoje o maior provedor de informações em língua portuguesa. O resultado mais imediato da viagem ele define em poucas palavras: ’’Na verdade, estamos querendo utilizar os novos meios de comunicação para agregar militantes de direitos humanos em nível planetário.’’

E uma das novas tarefas do Centro que dirige no Estado ganhou um perfil ainda antes de Monte aterrissar em Natal: ‘‘Encaramos o desafio de fazer da luta pelos Direitos Humanos uma coisa gostosa, em que não se fale apenas de sangue e miséria, mas que a gente fale efetivamente de educação. Porque sem educação, este País não vai adiante. A gente tem que criar pessoas antenadas com o tempo, pessoas cônscias de suas responsabilidades e seus deveres, enquanto cidadãos participantes. Numa palavra: formar cidadãos críticos.’’

 

Um diálogo para troca de idéias

A visita permitiu ao economista manter diálogos com professores, pesquisadores e figuras de proa de universidades como Harvard e Berkeley, além de vivenciar e trocar idéias com membros de famosas ONGs (Organizações Não-Governamentais) americanas, como ocorreu em São Francisco, onde manteve colóquio com a ONG que interferiu e influenciou a reunião dos membros do G-7, grupo dos sete países mais ricos do mundo, que passou a ver-se cobrado pela cidadania internacional acerca de seus interesses visando o futuro do planeta.

‘‘Acho que, com a tecnologia de ponta, os novos meios de comunicação fazem com que uma experiência seja planetarizada; com criatividade, faz tornar o que é local em global, e o que é global, em local. Nossa Rede Telemática de Direitos Humanos e Cultura tem uma característica que os gringos adoraram, porque nós trabalhamos com os povos de língua portuguesa. E da parte deles há essa preocupação: alguns centros americanos discutem muito a questão do Timor Leste, Angola, Moçambique. E a Dhnet pretende isso: a gente tem um grande projeto para reunir os povos de língua portuguesa.’’

Roberto irá elaborar um projeto, no qual pretende reciclar a Dhnet, já considerada como o maior provedor de informações em língua portuguesa, colocando-a, a partir de agora, como provedor para usuários dos idiomas inglês e espanhol. ‘‘Nesse sentido, iremos mandar pessoas a Portugal, pegar toda a legislação pertinente à área de direito e cidadania, assim como dos povos de língua portuguesa, como o material que se tem em Macau, na China.

Da mesma forma que a gente está reconfigurando a Dhnet como um grande portal de direitos humanos em língua portuguesa, também será em espanhol e inglês, e multimídia. Os gringos ficavam de bobeira, quando eu dizia: ’Nós estamos enriquecendo urânio em plena caatinga’.

Porque sem isso a gente não sobrevive. A gente está trabalhando tecnologia de ponta exatamente para cuidar desse tipo de coisa. E a gente imagina fazer um encontro, colocar dados de legislação de cidadania de Brasil, que já tem, Portugal, Angola e Moçambique.’’

De Angola, terceiro país em importância na África, Monte contatou com um dos representantes do Partido de Renovação Social, Eduardo Kuananga, um partido de centro-esquerda.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar