Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

        
 
 

Texto da palestra proferida durante o painel " Quais os limites e possibilidades da cidadania planetária", dia 28 de janeiro, Eixo III


Njoki Njehu

Nós estamos aqui devido a uma realidade global, uma realidade que foi feita pelo homem e à qual estamos sobrevivendo, diante da qual estamos resistindo e com a qual freqüentemente temos que lutar. As experiências e conhecimentos de todos deste forum deverão ser críticas, se quisermos ter sucesso. Estamos aqui juntos em solidariedade porque entendemos que Norte e Sul, Leste e Oeste, os pobres, os sem-terra, os homens e mulheres, com instrução e sem instrução, a classe média, a classe alta, a classe trabalhadora, os ricos, os sobreviventes, as nossas lutas, enfim, estão todos conectados a todas as lutas do planeta. O título do nosso painel é "Os limites e as possibilidades da cidadania planetária" e às vezes penso na idéia de mudarmos a forma de nosso planeta, iniciando um diálogo significativo.

As nossas demandas da economia são profundas e bastante pontuais: exigimos justiça, paz, igualdade, sustentabilidade e proteção ambiental. Exigimos uma globalização que coloque as pessoas em primeiro lugar, e não os lucros. É preciso responder às necessidades das pessoas, e não atender às margens de lucro. Não estamos falando sobre a globalização com face humana, como eles dizem em Davos, nas Nações Unidas ou no Banco Mundial. Estamos falando sobre a globalização com um gostinho sorridente, uma globalização que responda às necessidades de todos os indivíduos, de todas as formas de vida no planeta. O tipo de globalização que queremos não é uma em que o lucro seja mais importante que o bem-estar e os direitos das pessoas e do meio-ambiente. O nosso destino como indivíduos é o futuro do planeta. Temos que nos ajudar ou pereceremos juntos, gradualmente, mas com certeza. É preciso dizer que uma nova forma de vida é possível, mas além disso, temos que compartilhar as nossas experiências para que possamos dar um passo em direção a este mundo melhor. Pensar em conjunto, visualizar esse novo mundo em conjunto. Estamos aqui para dizer que a cidadania planetária exige que trabalhemos em prol dos direitos humanos, em prol de cada um daqueles da nossa família de seres humanos, e temos que fazê-lo garantindo justiça e dignidade para todos. Estamos aqui para dizer que Porto Alegre é o início e a continuação da cidadania planetária. Estamos nos comprometendo, comprometendo nossos talentos, nossas aptidões, os nossos sonhos, o nosso passado e o nosso futuro diante da causa da justiça. Para os que estão reunidos em Davos, e que dirigem nossa economia, queremos dizer que o futuro pertence a nós. Não vamos permitir exploração, seja via G7, seja FMI, seja OMC, bancos regionais de desenvolvimento, os militares, a CIA, ou corporações multinacionais. Não vamos permitir a exploração em nome do lucro, em nome da guerra contra o narcotráfico, como acontece na Colômbia, nem a opressão em nome de outras guerras. Não vamos permitir a guerra e o genocídio em nome da paz, como aconteceu no Iraque e no bloqueio a Cuba . Não vamos permitir o imperialismo, o colonialismo, o racismo, sectarismo e todos os outros "ismos" que nos dividem assim como diminuem cada um de nós e todos nós. A cidadania planetária exige que reconheçamos que a repressão é global, sistemática, e portanto a nossa resistência, a nossa solidariedade, deve ser global e estratégica. Viemos para Porto Alegre confrontar esse monstro que assalta nossas vidas. E viemos a Porto Alegre também para determinar como iremos, juntos, vencer esse monstro.

Reprodução editada da gravação da palestra proferida, sem revisão final da expositora.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar