Curso de Especialização em Direitos Humanos
Maria de Nazaré Tavares Zenaide
Professora e membro do Colegiado do Curso
de Especialização em Direitos Humanos da UFPB
Justificativa
O I Curso de Especialização em Direitos
Humanos da Universidade Federal da Paraíba surgiu a partir da articulação de docentes
das áreas de Ciências Sociais, Psicologia, Pedagogia, Direito, Filosofia, Serviço
Social e História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), do Centro de
Ciências Jurídicas (CCJ) e Centro de Humanidades (CH) dos campi I e II. Além destes
Centros, participaram também do processo de estruturação do curso, a Pró-Reitoria para
Assuntos Comunitários (PRAC), a Comissão de Direitos Humanos, a Pró-Reitoria de
Graduação (PRG) e o Serviço e Assessoria aos Movimentos Sociais da UFPB (SEAMPO). Além
dos órgãos e unidades acima citados, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem
e do Cidadão participou na estruturação do curso através da concessão de bolsas de
estudo e apoio à realização de eventos.
Considerando o caráter interdisciplinar
do tema "Direitos Humanos" e o engajamento efetivo de distintos departamentos do
centro de Ciências Humanas Lêtras e Artes, a coordenação acadêmica do curso ficou sob
a direção do Departamento de Filosofia.
O Curso de Especialização em Direitos
Humanos foi formalizado de acordo com as normas da Resolução Nº 12/83 do Conselho
Federal de Educação. Aprovado pela I Câmara do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa
(CONSEPE) da UFPB, conforme Resolução Nº 56/96 que dispõe sobre a matéria, o curso
também teve sua aprovação da CAPES, para funcionar durante o período de 1995-97.
A primeira etapa, ocorrida no período de
22.05.95, consistiu no processo de divulgação, inscrição dos candidatos, composição
da Comissão Examinadora, realização das provas, entrevistas e divulgação dos
resultados. Inscreveram-se 87 candidatos, dos quais 69 realizaram o primeiro exame que
consistiu na prova escrita. A mesma resumiu-se na formulação de questões visando
avaliar a capacidade de compreensão e elaboração de textos, a articulação lógica do
pensamento, a pertinência e a aptidão argumentativa do candidato. Ao final, forma
classificados 27 candidatos, os quais obtiveram média igual ou superior a 7,0 (sete),
tornando-se aptos a se submeterem à entrevista. Após entrevistar todos os candidatos e
avaliar os seus respectivos currículos, a Comissão Examinadora selecionou 18 candidatos.
Em seguida, uma nova seleção foi realizada, observando os mesmos procedimentos e etapas
do primeiro processo seletivo, a Comissão Examinadora selecionou 14 candidatos. No total,
somando-se as duas etapas do processo, foram aprovados 41 candidatos.
Para dar início às atividades
acadêmicas do curso, a coordenação do mesmo promoveu a "Semana dos Direitos
Humanos", destinada aos alunos recém matriculados e as Entidades de Direitos
Humanos. O mesmo consistiu na realização de palestras mesas redondas e conferências em
que participaram docentes convidados de outras instituições, bem como estudiosos ou
autoridades do estado envolvidos com a questão dos direitos humanos.
Visando flexibilizar as atividades
acadêmicas, a Coordenação do Curso incentivou também a participação do corpo
discente no curso de extensão "Cultura Política, Democracia e Cidadania",
promovido pela Comissão de Direitos Humanos e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos
do Homem e do Cidadão.
Objetivos do Curso
- Criar na UFPB um espaço interdisciplinar e plural, onde
seja possível articular o ensino, a pesquisa e a extensão ao redor da questão dos
Direitos Humanos;
- Fornecer aos profissionais que atuam nas entidades
públicas e da sociedade civil, a possibilidade de aprofundar e fundamentar as suas
práticas, na promoção e tutela dos Direitos Humanos;
- Estabelecer uma articulação entre os centros de
estudos e pesquisas em Direitos Humanos, que atuam nas universidades brasileiras e de
outros países.
Estrutura Curricular
A estrutura curricular do curso foi
constituída de três eixos: Histórico, Sistemático e Prático. As disciplinas do eixo
histórico se propõe a tratar da trajetória histórica do surgimento e da evolução dos
Direitos Humanos. Este eixo foi trabalhado envolvendo a história , a história da
filosofia e o direito, de modo a reconstruir os diferentes contextos que influenciaram o
surgimentos das concepções dos direitos e dos influxos que estas concepções que
exerceram influência nos acontecimentos históricos de cada época, evidenciando as
teorias filosóficas que costruíram diferentes concepções de homem e de sociedade as
doutrinas jurídicas e a legislação correspondente. O curso conta com 360 horas
incluíndo a elaboração e defesa de monografia.
Disciplinas do eixo histórico:
- Evolução Histórica dos Direitos
Humanos 60 horas. Profa Joana Neves e Profa. Monique Citadino
- Os Direitos Humanos na História da
Filosofia 40 horas. Prof. Giuseppe Tosi
- Disciplinas do eixo sistemático:
- Fundamentação Filosófica dos Direitos
Humanos 45 horas
Prof. Ruy Gomes Dantas
- Democracia e Direitos Humanos 60
horas. Prof. Fábio Fernandes de Freitas e Prof. Fábio Ribeiro Machado
- Disciplinas do eixo prático:
- Instrumentos Jurídicos de Tutela dos Direitos Humanos
45 horas
- Prof. Luciano Mariz Maia
- Movimentos Sociais e Direitos Humanos 45 horas
- Profa. Maria de Nazaré Tavares zenaide
- Prof. Genaro Ieno Neto
- Educação em Direitos Humanos 60 horas
Prof. Alder Júlio Ferreira Callado
Ementa das Disciplinas
Evolução Histórica dos Direitos Humanos
60 horas
História do surgimento e da evolução
dos Direitos Humanos, no ocidente, desde a antiguidade até a contemporaneidade.
Reconstituição dos contextos sócio-culturais que influenciaram as diferentes
concepções e práticas de Direitos Humanos.
Os Direitos Humanos na História da
Filosofia 45 horas
Histórico da problemática filosófica
sobre os Direitos Humanos nos diversos períodos históricos do pensamento ocidental.
Fundamentação Filosófica dos Direitos
Humanos 45 horas
Fundamentação filosófica sistemática
dos Direitos Humanos na contemporaneidade: abordagem antropológica e ética.
Fundamentação Jurídica dos Direitos
Humanos 45 horas
Fundamentação jurídica dos Direitos
Humanos: exposição doutrinárias dos fundamentos jurídicos dos Direitos Humanos e
análise crítica da legislação internacional e nacional a respeito desses mesmos
direitos.
Democracia e Direitos Humanos 60
horas
As diferentes concepções de democracia
nas diversas épocas históricas. Democracia e liberalismo ( democracia e liberdade)
Democracia e socialismo ( democracia e igualdade). As teorias da democracia e os Direitos
Humanos.
Instrumentos Jurídicos de Tutela dos
Direitos Humanos 45 horas
As técnicas e garantias jurídicas de
proteção aos Direitos Humanos, no Direito Internacional e na legislação Brasileira. O
papel dos órgãos públicos na defesa dos Direitos Humanos.
Movimentos Sociais e Direitos Humanos
45 horas
As experiências dos movimentos sociais e
a temática dos Direitos Humanos a nível internacional e no Brasil. O papel da sociedade
civil organizada na promoção dos Direitos Humanos.
Educação e Direitos Humanos 60
horas
Princípios e metodologias pedagógicas
para uma educação aos Direitos Humanos no sistema educativo formal e nos movimentos
sociais de educação popular.
Monografias Concluídas
- Iranice Gonçalves Muniz Conflitos Agrários:
Propriedade e Direitos Humanos na Paraíba
Orientador: Alder Júlio Ferreira Calado
- Isaura Falcão de C. M. Santana Gênero, Violência
e Direitos Humanos ( Um estudo da Violência à mulher)
Orientadora: Maristela Oliveia de Andrade
- Laudicéia Cavalcanti da Silva Avaliação
Institucional da Atuação da delegacia da Criança e do Adolescente, do Centro
Educacional do Adolescente e da Casa Educativa em João Pessoa sob a ótica dos Direitos
Humanos
Orientadora: Maria de Nazaré Tavares
Zenaide
- Luzinete Victor de Barros Um Estudo da Violência
contra o idoso 1995-1997 ( a sua voz e o silêncio do meio)
Orientador: Luciano Mariz Maia
- Rita de Cássia da Rocha Cavalcanti Perspectiva de
ex-trabalhador da indústria textil quanto a trabalho e escola
Emília Maria de Trindade Prestes
- Maria Salete Rodrigues da Silva Direito à
Educação entre a legislação e a realidade
Orientador: Severino Bezerra da Silva
- Fabiana Maria de Carvalho Isaías Violência,
Imprensa e Direitos Humanos
Orientador: Rolando Lazarte
- Maria de Lourdes de Santana Henrique A Reforma
Agrária e os Direitos Humanos: sua entidade ( visão da Reforma Agrária, sua
correlação com os Direitos Humanos, uma Dimensão Ética
Orientador: Ismael Marinho Falcão
Coordenação do Curso
Participaram como coordenadores do curso: Giuseppe Tosi
(Departamento de Filosofia) , Ronaldo Monte (Departamento de Psicologia) , Rubens Pinto
Lyra (Departamento de Ciências Sociais e Marcone Pequeno (Departamento de Filosofia). |