Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


cantamen.gif (6644 bytes)

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão da Paraíba

Cunhã Coletivo Feminista
SAÚDE, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Jô Vital
Jornalista e Coordenadora do Cunhã

 

Cunhã significa mulher, em Tupy. É também a denominação nativa de uma flor conhecida cientificamente por Clitoria fairchildiana. Este nome foi escolhido pelos múltiplos significados e pela força indígena.

A história do Cunhã - Coletivo Feminista inicia-se em 1990, em João Pessoa, quando um grupo de mulheres - professoras e estudantes da UFPB que já trabalhavam em comunidades, com educação e saúde - decide estruturar o trabalho de forma coletiva. E esta história está, o tempo todo, permeada por ações educativas na área de saúde da mulher e sexualidade, compreendendo saúde através de um conceito amplo, que prevê qualidade de vida, ações que envolvem a construção do sentido de cidadania, na busca do equilíbrio físico, mental e espiritual em interação com o próprio corpo, prezando pela vivência livre da sexualidade em harmonia com a sociedade e com o meio ambiente.

Estamos tratando, nada mais nada menos, do que de Direitos Humanos.

O projeto político da instituição tem como desafio contribuir para a transformação da sociedade - notem que " temos como desafio contribuir" , numa assertiva aberta, sem uma pretensão imposta - através da crítica às relações de gênero. Ou, como sempre estamos dizendo, nossa ação é "trabalho de formiguinha" , lento e cotidiano, cujos resultados só poderão ser visibilizados a longo prazo pois estamos lidando com processos de formação .

Buscamos a promoção da Saúde da Mulher através da mudança de mentalidades, produção de conhecimento - através da realização de pesquisas, produção de textos - articulação política e intervenção em políticas públicas. A conquista de uma assistência à saúde mais humanizada é um dos nossos desafios. Trabalhamos com a noção de Direitos Reprodutivos e Direitos Sexuais, priorizando temas como contracepção, prevenção ao aborto, prevenção às DST/AIDS e prevenção ao câncer de mama e colo uterino. Utilizamos informações sobre diagnóstico da situação da saúde e sexualidade da mulher, obtidos através de levantamento, pesquisa e estudos da realidade.

Que estratégias utilizamos?

Em todos os projetos da instituição estão inseridas ações de Formação, que inclui um trabalho educativo-pedagógico, através de oficinas, seminários, cursos com ênfase nos temas identidade, corpo e sexualidade. Nas oficinas há destaque para subjetividade e utilizamos dinâmicas de grupo para facilitação dos trabalhos.

Trabalhamos, também, com Comunicação e, neste sentido, procuramos dar visibilidade às questões de gênero através da mídia, com ênfase nos temas Saúde das Mulheres, Direitos Reprodutivos e Sexualidade. Utilizamos o vídeo enquanto instrumento educativo e de animação. Também desenvolvemos metodologias nas quais os veículos de comunicação (vídeo, rádio e jornais murais) se prestam às práticas educativo-pedagógicas nos trabalhos em grupo. Produzimos vídeos, textos e materiais gráficos sobre temas de nosso interesse de trabalho.


Público, Serviços e Manutenção da Instituição

O Cunhã trabalha com um público diversificado, desde grupos de mulheres urbanas e rurais, ONG , estudantes, profissionais de saúde, usuárias do serviço público de saúde, educadores populares e meninas e meninos em situação de rua .

Prestamos Assessoria para a realização de oficinas, cursos e treinamentos na área de gênero, saúde e sexualidade da mulher, utilizando metodologia participativa de dinâmicas de grupo. O Atendimento em Saúde Reprodutiva oferece orientação personalizada sobre saúde, sexualidade, concepção, contracepção, prevenção à gravidez indesejada, DST e AIDS e é aberto à comunidade, com hora marcada. O Setor de Documentação possui um acervo referente a gênero, organização de mulheres, saúde da mulher e temas afins, aberto à consulta, em horário comercial. A instituição dispõe, ainda, de uma Videoteca com títulos sobre saúde, sexualidade, negritude, movimentos populares entre outros, à disposição para consulta e empréstimo de fitas, em horário comercial.

A instituição mantém-se através de projetos desenvolvidos em parceria com agências de cooperação internacional e órgão governamentais. A prestação de serviços da entidade tem tentado gerar uma parcela dos recursos.

Projetos Atuais

O triênio 1996-1997-1998 tem como ação a Campanha de Prevenção à Gravidez Indesejada e o Programa Educadores. A Campanha está inserida em três eixos Mulheres, Mídia e Serviço de Saúde. Com o eixo Mulheres está sendo desenvolvido um trabalho de formação e sensibilização com mulheres usuárias do serviço de saúde pública, que residem em bairros da periferia de João Pessoa. Trabalhamos com diversos grupos - Renasce Companheiras, do Jardim Veneza, Lírio do Vale, do Costa e Silva, Acorda Mulher, de Bayeux e Chimalmans, de João Pessoa - onde são discutidos temas relativos à saúde e sexualidade, com o objetivo de criar um sentido de cidadania, para que os grupos possam atuar como atores sociais que reivindiquem melhorias no serviço de saúde.

Com o eixo Mídia estamos trabalhando a Campanha através de mídia para TV, rádio, jornal, out-door e impressos, além de material promocional como bottons, camisetas entre outros. A idéia é veicular material informativo sobre prevenção à gravidez indesejada, sem perder de vista variáveis como prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, aborto , prevenção do câncer de colo de útero e de mama, entre outros. A Campanha está sendo articulada com uma agência de publicidade local que, junto com o Cunhã, está produzindo as peças publicitárias iniciais para a TV.

O eixo Serviço de Saúde articula-se com profissionais de saúde do serviço público e autoridades gestoras. O objetivo é capacitar os profissionais para um atendimento humanizado às mulheres, qualificando o serviço de Planejamento Familiar, para que o mesmo possa informar sobre os vários métodos contraceptivos e ofertá-los às usuárias, numa perspectiva mais ampla , criando um serviço de referência na cidade. Esta ação envolve ainda articulações para implantação do serviço de atendimento ao aborto legal, permitido nos casos em que a gravidez oferece risco de vida para a mãe ou quando é provocada por um estupro. Este serviço deveria ser ofertado na rede pública de saúde, já que é garantido por lei - Código Penal - há 58 anos. Para tanto o Cunhã vem desenvolvendo um trabalho de articulação política com o serviço público e com as autoridades de saúde.

Sobre o Programa Educadores

O Programa Educadores trabalha com educadores populares e meninos e meninas em situação de rua. Este programa nasceu após um levantamento feito nas casas noturnas de João Pessoa e constatou-se um índice alto de adolescentes entre as mulheres prostitutas. Observamos que era necessário realizar um trabalho de prevenção com as adolescentes de baixa renda que pudesse atingí-las indiretamente. A partir daí iniciamos uma série de oficinas com os educadores da Pastoral do Menor, no sentido de sensibilizá-los para as questões de gênero e sexualidade da menina e do menino adolescentes.

Atualmente este Programa está atuando com educadores da Casa Pequeno Davi - escola situada no Baixo Róger, que recebe crianças daquela área e da Rodoviária - , Projeto Beira da Linha - outra escola que funciona no Alto do Mateus - FUNDAC, órgão do Governo Estado - e Acorda Menina, grupo que atende adolescentes de Bayeux. As duas escolas funcionam como organizações não-governamentais, ofertando às crianças e adolescentes reforço escolar, oficinas de marcenaria, serigrafia e papel reciclado, além de todo um trabalho de formação para a cidadania.

A ação do Cunhã , com o grupo de educadores, se dá através de oficinas e dinâmicas de grupo, coordenadas por uma psicóloga , no sentido de criar espaços para troca de experiências , bem como capacitar para metodologias de trabalho com adolescentes. Nestas oficinas são discutidos temas como sexualidade e identidade, corpo, homossexualidade, AIDS e poder, drogas e adolescência, entre outros. Todos os temas são discutidos numa perspectiva interativa, onde a troca de experiências entre os educadores é fundamental para a construção de um sentido coletivo do trabalho.

Com os grupos de adolescentes trabalhamos, também, com oficinas informativas/formativas, com coordenação de uma psicóloga e acompanhamento de uma assistente social, que está diretamente em contato com os grupos. Aí também são realizadas oficinas com temas como menstruação, aborto, gravidez na adolescência, relacionamento na família; estes temas denominamos " Formação Humana" , por terem um caráter mais amplo, que não só o da sexualidade e da prevenção das DST/AIDS, eixos norteadores dos projetos. A idéia básica é fornecer informação, numa perspetiva didático-pedagógica onde são criados espaços para discussão e reflexão dos diversos temas.

Um elemento importante na ação com adolescentes é que eles estão sendo capacitados para que possam atuar como agentes multiplicadores em suas comunidades. Neste sentido estamos sempre buscando criar espaços para que façam uso de pequenos meios de comunicação, como uso de jornal mural e produção de pequenos programas de rádio, sempre refletindo sobre o papel e a responsabilidade daquele que detém a informação e que vai repassá-la para o outro, como vai repassar, através de que meio e que consequências tal ação pode ter.

Em termos de articulação política o programa educadores prevê ações na área de prevenção das DST/AIDS e está inserido na Campanha de Prevenção à Gravidez Indesejada quando atua com adolescentes , encaminhando-as para atendimento nos postos de saúde da rede pública. Neste sentido estamos sempre em contato com a Coordenação Estadual de DST/AIDS, além de outras instituições e ONG que trabalham com o tema.

Equipe de Trabalho

O Cunhã - Coletivo Feminista configura-se como uma organização não-governamental, com uma equipe composta por três psicólogas, três jornalistas, duas assistentes sociais, uma teóloga, uma gerente administrativa, uma auxiliar de serviços externos e uma contadora, cada profissional atuando nos programas e também no Cunhã, de forma ampla.

| Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão - Paraíba |
| Banco de Dados |   | SAD Serviço de Atendimento a Denúncias |
| Educação para os DH |    |Links da Cidadania |   | E-mail |

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar