Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


cantamen.gif (6644 bytes)

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão da Paraíba

Projeto de Extensão: Aplicação dos
Direitos e Garantias Fundamentais

Maria Marques Moreira Vieira
Eduardo Jorge Pereira de Oliveira

 Justificativa

A Universidade Federal da Paraíba tem contribuído com o programa de extensão desenvolvido pela Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários na formação universitária, que tem como visão prioritária a habilitação para o exercício da cidadania. Através da extensão, foi estabelecida uma relação pedagógica ativa, participativa e qualitativa que vem interferindo no processo de desenvolvimento das comunidades nas quais a UFPB está inserida. Assegurando desta forma a indissociabilidade entre: ensino, pesquisa e extensão, à medida que esses princípios básicos vem sendo cumpridos, numa interação permanente com a sociedade, desempenhando, assim a universidade a sua função social.

O Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, da Universidade Federal da Paraíba conseguiu consolidar um trabalho de extensão que, permanentemente, vem contribuindo com a sociedade de Sousa e região circunvizinha. A forma como a extensão está sendo desenvolvida, no nosso centro, despertou nos docentes e discentes interesses pelos movimentos sociais, políticos e filosóficos. Firmando-se um compromisso com a construção de um saber novo: "preocupados em pensar a lei, não pensar com a Lei". Exercendo o papel de sujeitos ativos no processo de desenvolvimento da sociedade, capacitando-os a promover e assegurar a aplicação da justiça com base nos valores da dignidade humana.

O projeto de extensão: "Aplicação dos Direitos e Garantias Fundamentais", tem auxiliado, de forma efetiva, na consolidação das atividades de extensão do CCJS, oferecendo à comunidade sousense informação e educação para o exercício da cidadania e conhecimento de nossa Carta Magna. Considerando a relevância da atividade extensionista desenvolvida no projeto acima referido tem contribuído para a formação técnico-jurídico e sócio-político dos alunos do Curso de Direito do CCJS. Possibilitou uma melhor articulação entre conhecimento (teórico) e a produção de conhecimento (prática). Consolidou uma nova concepção filosófica, que enriqueceu o conteúdo programático do Curso de Direito e consequentemente melhorou a qualidade do ensino, com aquisição de novas experiências imprescindíveis à formação do profissional do direito e do cidadão.

Compreendemos pois, ser de fundamental importância que essa experiência bem sucedida de orientação e informação nas escolas de 1º e 2º graus e a comunidade nos bairros mais carentes de Sousa, continue com esse projeto, ajudando-os a compreender a nossa Constituição, como Lei maior do Estado, indicando procedimento a ser tomado em busca de seus direitos. Tornando-as pessoas conscientes, responsáveis e capazes de ser sujeitos ativos no processo de desenvolvimento da cidade e do cidadão, numa interrelação pedagógica ativa, participativa e de qualidade entre a universidade e a comunidade sousense.

Fundamentação Teórica

O embasamento teórico para o desenvolvimento do projeto de extensão: Aplicação dos Direitos e Garantias Fundamentais será alicerçado e constituído no estudo da legislação, doutrina e jurisprudência e todo documento ou texto jurídico necessário a compreensão do Direito Constitucional e dos ramos afins desse direito, de forma que os preceitos constitucionais contidos na nossa Constituição sejam entendidos, permitindo que a partir desse conhecimento (teórico) possamos numa visão técnico-jurídico e sócio-política, produzir esse conhecimento, através das atividades práticas desenvolvidas na comunidade de Sousa. Como ponto referencial do nosso estudo, analisaremos a Constituição Federal Brasileira, mais especificamente em relação aos direitos individuais e sociais, observando esses preceitos constitucionais: os auto-aplicáveis, os que forem ou não foram regulamentados. Trazendo-os para a realidade social. Compreendendo os que estão ou não estão sendo aplicados, e o que podemos concretamente fazer para contribuir para que sejam melhor aplicados ou assegurar suas aplicações.

Após aquisições e compreensão desses embasamentos teóricos desenvolveremos atividades práticas, promovendo palestras nas escolas de 1º e 2º graus. Trabalhos nos bairros carentes da cidade, preliminarmente aplicando questionário que possibilite detectar a realidade sócio-político da comunidade e os problemas que mais o afligem.

E a segunda etapa através de boletim informativo e palestras programadas com as associações dos bairros, passar informações necessárias, objetivando educar a comunidade para o exercício da cidadania e indicar o remédio adequado para solução dos problemas jurídicos enfrentados de conformidade com os dados oferecidos pelo questionário.

Objetivos

Gerais:

  • Estudar, compreender e indicar ou procurar meios para aplicar os Direitos Fundamentais dispostos nos art. 5º e 6º da Constituição Federal Brasileira, objetivando conscientizar e educar a sociedade sobre esses direitos básicos que lhe são assegurados.

Específicos:

  • Promover palestras nas escolas de 1º e 2º graus e nos bairros carentes de Sousa, buscando conscientizar a classe estudantil e comunidade, sobre seus direitos fundamentais assegurados pela Carta Magna, habilitando-os para o exercício da cidadania;

  • Pesquisa, através de questionário sócio-político-jurídico, aos bairros carentes de Sousa, para detectar os problemas que os aflingem;

  • Elaborar boletim informativo, esclarecendo a comunidade de Sousa sobre os abusos cometidos pela violação dos direitos humanos;

  • Assessorar as pessoas em busca dos remédios jurídicos de natureza popular, como a ação popular, habeas corpus, habeas data e o mandado de segurança e injunção;

  • Engajar o CCJS – Campus VI nas lutas das associações de bairros e nos movimentos estudantis de nossa sociedade.

 

Desenvolvimento

Local de Realização: Sousa-PB

Público Meta: estudante de 1º e 2º graus das escolas da cidade e comunidades dos bairros carentes.

Equipe Responsável:

Profa. Maria Marques Moreira Vieira

Prof. Eduardo Jorge Pereira de Oliveira

Profa. Edneusa Pamplona

Profa. Jônica Marques Coura

| Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão - Paraíba |
| Banco de Dados |   | SAD Serviço de Atendimento a Denúncias |
| Educação para os DH |    |Links da Cidadania |   | E-mail |

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar