Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


cantamen.gif (6644 bytes)

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão da Paraíba

Projeto de Extensão: Proteção dos Direitos
Difusos, da Criança e do Adolescente

Eduardo Jorge Pereira de Oliveira
José Idemário Tavares

Justificativa

A nossa atual Constituição Federal estabelece a garantia e a proteção de alguns direitos, tidos como indisponíveis, referentes, entre outros, ao patrimônio histórico, artístico e cultural, ao consumidor e à criança e adolescente. Sendo o Ministério Público o guardião destes direitos e o órgão fiscalizador e defensor da sociedade onde estes direitos estejam sendo ameaçados, exigindo, portanto, o cumprimento da lei constitucional.

A cidade de Sousa tem instalada "Curadorias" destinadas a proteção destes direitos, mas as cidades circunvizinhas – recém criadas – tem dificuldades em recorrerem ao Ministério Público e as Curadorias na busca da defesa de seus interesses coletivos, e das crianças e adolescentes.

A Universidade, pelo Curso de Direito do CCJS, não pode ignorar tal realidade, devendo, portanto, buscar mecanismos de integração entre seus discípulos e a comunidade em geral na tentativa de viabilizar – de forma institucional – mecanismos eficazes para minimizar tais problemas, ao tempo que deve propiciar aos alunos meios de aplicar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O Laboratório de Prática Forense, vinha desenvolvendo (a mais de um ano), informalmente, um trabalho de atendimento e orientação à comunidade de Sousa na defesa de seus direitos referentes à proteção ao meio ambiente, do patrimônio histórico artístico e cultural, ao consumidor e à criança e ao adolescente, mas desejamos institucionalizar e aprimorar este serviço.

O emérito Prof. Pinto Ferreira nos ensina que "uma das aspirações básicas da educação para a justiça deve ser a de propiciar o crescimento da consciência crítica de modo que as pessoas possam sair do seu silêncio, encontrar sua própria voz e converter-se em sujeitos plenamente conscientes e capazes de tentar a mudança das condições de vida em que se desenvolvem sua própria vida".

Buscando aplicar este ensinamentos, institucionalizar nosso trabalho e levar o estudante de Direito a praticar seus conhecimentos adquiridos na Universidade, elaboramos o presente "projeto de extensão". Pretende levar o extensionista a observar e apreender as questões sociais que dependam da aplicação de instrumentos jurídicos (na área do Direito Processual) ou da nossa "provocação", ao Ministério Público – para que este venha a agir diretamente, visando buscar soluções aos conflitos, bem como a defesa dos direitos do patrimônio histórico, artístico e cultural, do consumidor e da criança e do adolescente.

Pretendemos, ainda, acompanhar as demandas junto as Curadorias, e a ação Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e da FUNDAC, como forma de propiciar aos bolsistas e futuros voluntários, um aprimoramento das atividades de ensino visto que a nossa nova estrutura curricular prioriza as ativdades práticas, a extensão e o desenvolvimento da pesquisa.

Fundamentação Teórica

Pretendemos utilizar, na execução deste projeto, dos conhecimentos do Direito Constitucional, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código do Consumidor, do Direito Civil, do Direito Penal, da Legislação Processual e de Leis Especiais que tratam dos Juizados Especiais, Curadorias, Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, entre outras.

Objetivos

Gerais:

  • formar o cidadão;
  • levar o aluno a aplicar os conhecimentos jurídicos adquiridos na universidade;
  • propiciar ao aluno o aprofundamento dos conhecimentos jurídicos;
  • dar ao aluno oportunidade de aperfeiçoar-se em vários campos de atuação;
  • levar a universidade a observar a comunidade e as questões sociais e trazê-las à sala de aula para servir de "estudo de caso" visando a melhoria do ensino.

Específicos:

  • preparar o aluno para a atividade profissional;
  • assistir juridicamente a criança e ao adolescente;
  • assistir juridicamente o consumidor, na defesa de seus direitos;
  • acompanhar as demandas das Curadorias;
  • orientar a comunidade a "provocar" o Ministério Público na defesa de seus direitos e da preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico, artístico e cultural;
  • incentivar conciliações e desafogar a justiça.

Desenvolvimento

Local de Realização:

Laboratório de Prática Forense, Curadorias, FUNDAC, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente

Público Abrangido:

A comunidade de Sousa e as cidades integrantes da Comarca de Sousa, especialmente: o consumidor, a criança e o adolescente, o patrimônio histórico, artístico e cultural.

Equipe Responsável:

Prof. Eduardo Jorge Pereira de Oliveira

Departamento de Estudos Básicos e Direito Privado

Prof. José Idemário

Departamento de Direito Público e Prática Forense.

Dois bolsistas: alunos do CCJS.

Interrelação e complementariedade entre as áreas do conhecimento (interdisciplinaridade):

O Direito é um só (embora seja muito complexo), mas não está isolado, relaciona-se, pois, com as ciências sociais de forma muito estreita, e para ser melhor entendido e estudado está dividido em diversos ramos.

Formas de articulação com o ensino, a pesquisa e as demandas sociais:

O ensino de qualidade só se efetivará por completo quando abranger as atividades de pesquisa e de extensão e estiver a serviço da comunidade.

Nos propomos a servir a comunidade de Sousa, em forma de extensão, treinando os alunos e aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e nos estudos complementares feitos pelos bolsistas e orientadores. Esperamos que, realizando "estudos de casos" os membros deste projeto venham a desenvolver a pesquisa aprofundando seus estudos e servindo, ainda mais, à nossa sociedade e atendendo as demandas sociais.

 

| Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão - Paraíba |
| Banco de Dados |   | SAD Serviço de Atendimento a Denúncias |
| Educação para os DH |    |Links da Cidadania |   | E-mail |

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar