Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


cantamen.gif (6644 bytes)

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão da Paraíba

Projeto de Extensão: Assessoria Jurídica e
técnica ao Trabalhador do Semi-Árido

Maria do Socorro Marques
Manoel Pereira de Alencar
Aristóteles de Santana

Justificativa

A consolidação da Extensão no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, hoje, é uma realidade concreta. Realizada através de diversas modalidades acadêmicas. Entre essas atividades a que mais influenciou nessa consolidação foi o desenvolvimento de vários Projetos de Extensão. Dentre estes projetos destacamos: Assessoria Jurídica e Técnica do semi-árido, pela revelevância social que o mesmo tem representado para as comunidades rurais e urbanas da região polarizada por Sousa.

O projeto acima referido tem desempenhado um papel importante no reconhecimento da UFPB como órgão público e financiado pelo povo. Através desse projeto tem se operado a contrapartida da UFPB, auxiliando os trabalhadores do semi-árido com assistência jurídica e técnica, com informações e assessoramento; preservando as matas ciliares dos Rios Piranhas e Peixe da grande Sousa, que poderá ser uma das alternativas para irrigação, protegendo o meio, indicando política de desenvolvimento para as atividades econômicas locais, basicamente a agricultura e pecuária. Valorizando a potencialidade dessa região, nessas áreas, que representam a sua força de trabalho e produção.

Destacamos, ainda, a grande contribuição desse Projeto: Assistência Técnica e Jurídica ao Trabalhador do semi-árido na formação de alunos do Curso de Direito do CCJS, permitindo, efetivamente transformar os conhecimentos (teóricos) e atividades práticas, adquirindo, assim experiências importantes para o seu futuro como profissional do Direito e cidadão.

Portanto em razão do exposto, torna-se imprescindível a aprovação desse projeto que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do CCJS.

Fundamentação Teórica

Para o desenvolvimento desse projeto, preliminarmente, serão realizadas tarefas que permitem discentes envolvidos na sua execução construir e alicerçar em substratos teóricos que lhes dão condições de efetivamente desenvolver as atividades práticas, que terão a resolver ou apresentar soluções, através da assessoria ou assistência jurídica e técnica que o projeto requer.

Esse substrato teórico, será constituído através de estudo de todo material jurídico necessário, ao desenvolvimento do projeto, tais como: legislação, doutrinas, jurisprudências, etc., tais áreas de conhecimento de Direito do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Processual do Trabalho, Direito Ambiental, Direito Agrário, Prática Forense.

Depois da aquisição ou revisão desses conhecimentos nas áreas referidas, executaremos as atividades práticas que o projeto se propõe a desenvolver.

Objetivos

Gerais

  1. Fornecer informações e assessorar juridicamente aos trabalhadores do semi-árido;
  2. Incentivar e auxiliar na criação e formação de Cooperativas Agrícolas;
  3. Defender os direitos, orientando os trabalhadores urbanos rurais do semi-árido;
  4. Orientar a população para a preservação das matas ciliares do rio Piranhas da região da grande Sousa;
  5. Elaborar contratos de parceria

Específicos

  1. Organizar as Cooperativas Agrícolas;
  2. Assessorar os agropecuários da região na organização de Associações e Cooperativas;
  3. Prestar assessoria jurídica na elaboração de projetos agropecuários para os pequenos e médios proprietários da região do semi-árido nordestino;
  4. Elaborar um programa de trabalho do Laboratório Jurídico de Prática Forense do Campus VI – UFPB – Sousa-PB, para atendimento ao público carente, referente aos seus direitos trabalhistas, como: aposentadorias, benefícios e técnicas adequadas para o trabalho de semi-árido, fornecendo cartilha como meio de orientação.

Desenvolvimento

Local de Realização: Sousa (região rural e urbana);

Público Atingido: trabalhador do semi-árido;

Equipe Responsável: Maria do Socorro Marques da Silva, 12 horas

Manoel Pereira de Alencar, 12 horas;

Interrelação e Completariedade entre as áreas de conhecimento: Direito do Trabalho interrelação com Direito Agrário; inter-completariedade com Direito Constitucional; Direito Processual do Trabalho, Direito Ambiental, Prática Forense.

Forma de Articulação com o Ensino, pesquisa e a demanda social.

Os conhecimentos teóricos adquiridos no curso e na execução do projeto, serão postos em prática com a pesquisa necessária a esse conhecimento teórico ou, a execução das atividades práticas, que através da assistência técnica-jurídica, auxiliar o trabalhador do semi-árido.

Especificação das Metas

  1. O projeto tem objetivo o atendimento ao trabalhador carente da nossa região nas ações trabalhistas, aposentadoria, assessorando-o e informando e/ou orientando os seus direitos individuais através de uma cartilha, com plantões na Prática Forense;
  2. Firmar intercâmbio com os órgãos em parceria buscando dar assistência jurídica ao trabalhador do semi-árido;
  3. No Laboratório Jurídico da Prática Forense que tem muita importância para os estudantes de Direito do CCJS, dará grande auxílio à comunidade carente da região de Sousa, que os procure em relação as questões trabalhistas e outras;
  4. Preparar um calendário para visitas as comunidades organizadas, orientando e assessorando com parceria, meações e outras ações de interesse do povo e promovendo palestras sobre temas de importância para o desenvolvimento do semi-árido e apresentar soluções para os problemas que afligem a comunidade.
  5. Divulgar e trabalhar de maneira ampla a área de atuação do projeto, demonstrando as linhas de pesquisa, que são: estudo na área horticultura da região; cultura de vazante; combate ao bicudo; matas ciliares; uso intensivo do solo; contrato de trabalho e contrato de parceria e meação;
  6. O PEASA/UFPB, um órgão novo na universidade, tem se preocupado freqüentemente com a população do semi-árido, com a implantação de planos pilotos na nossa região, e, esse projeto por ter como meta principal o atendimento ao público carente da região da grande Sousa, deseja ainda, através desse projeto montar intercâmbio com os seguintes órgãos que irão participar do projeto: EMATER, EMBRAPA, SECRETARIA DA AGRICULTURA DO ESTADO, ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, BNB, DNOCS, INCRA, EMEPA, PREFEITURA MUNICIPAL DE SOUSA, COMECA e outras instituições que se fizerem necessárias à execução do projeto.

Número de Bolsistas: 02 – Ter cursado as disciplinas Direito Constitucional, estar cursando Direito do Trabalho e terão que desenvolver as atividades elencadas nas metas acima especificadas, além do estudo e compreensão de todo o material jurídico presente no embasamento teórico.

Forma de Avaliação: diário de campo; freqüente reunião com os coordenadores e extensionistas; relatório mensal e no final do desenvolvimento do projeto apresentar relatório a comunidade acadêmica do CCJS.

| Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão - Paraíba |
| Banco de Dados |   | SAD Serviço de Atendimento a Denúncias |
| Educação para os DH |    |Links da Cidadania |   | E-mail |

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar