Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


cantamen.gif (6644 bytes)

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão da Paraíba

Projeto de Extensão: Rotinas Trabalhistas

José Alves Formiga1

Justificativa

O ensino e a pesquisa dentro da universidade, jamais poderão ser desvinculados da realidade vivida pela sociedade, ou seja, divorciada da problemática encarada pela sociedade. A universidade, legítima detentora dos conhecimentos científicos e acadêmicos e, dentro desta ótica, prepara o cidadão para o mercado de trabalho nesta mesma sociedade. O ensino não pode ser individualizado ou desmembrado dos conhecimentos empíricos, devendo ser uma interação, ensino + pesquisa + extensão, por ser extremamente importante para a aprendizagem no laboratório acadêmico e a extensão deste à comunidade, estudando e pesquisando à luz do saber científico, em vista ao fato concreto a que se depara o estudioso e o pesquisador.

O nosso CCJS, sem dúvida, é o formador de conhecimentos jurídicos e sociais, devendo estender esses conhecimentos à comunidade local: para isso, considerando-se a importância para a sociedade e a comunidade acadêmica, oportunidade de salutar importância e de real significado dada a experiência já vivenciada, propõe-se o presente plano de desenvolvimento de atividade de extensão, sob nosso supervisionamento e orientação.

Fundamentação Teórica

Considerando que o trabalho a ser desenvolvido trata-se de "rotinas trabalhistas", conteúdo introduzido na disciplina ministrada no Curso de Direito, consistindo a nossa proposta de extensão em diagnóstico do direito diante do fato, e em se tratando de matéria de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, faz-se necessário o estudo aprofundado da ciência do direito social; para isso, é indispensável a fundamentação legal, doutrinária e jurisprudência do fato diagnosticado, diante do estudo e a pesquisa do direito em matéria trabalhista, tais como exemplo, créditos trabalhistas, títulos indenizatórios ante rescisão contratual, tudo fundamentado em leis consolidadas, princípios doutrinários, Constituição Federal/88, Código Processo Civil, jurisprudência que é fonte de entendimento dos nossos maiores pretórios etc.

Referencial Metodológico

Exposição informativa, orientação via consulta individualizada à interessado que procura o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, local onde deverá ser realizado o trabalho – diagnóstico quanto aos seus direitos trabalhistas; encaminhamento de pleito para as vias judiciais trabalhistas, objetivando buscar o direito pretendido do interessado, tudo via Sindicato e Universidade – isto é o projeto em tela.

Objetivos

Oferecer ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, especialmente aos seus sócios, a devida orientação quanto aos seus direitos sociais como um todo, assessorando, técnico-jurídico e socialmente na feitura de cálculos trabalhistas, encaminhamento de demandas judiciais, tudo no sentido de buscar a norma que regula a matéria de direito do trabalho, utilizando, para isso, métodos acessíveis ao esclarecimento dos seus direitos, facilitando assim a vida do cidadão trabalhador rural.

Desenvolvimento

 

  1. LOCAL DE REALIZAÇÃO: Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sousa

  2. PÚBLICO ABRANGIDO: Trabalhadores rurais em geral, com jurisdição no município de Sousa, especialmente os sócios do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sousa.

  3. EQUIPE RESPONSÁVEL: José Alves Formiga – Prof. CCJS

  4. (02) bolsistas solicitados

  5. INTERRELAÇÃO E COMPLEMENTARIEDADE ENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO (interdisciplinariedade): Direito Previdenciário, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Teoria Geral do Processo, Direito Processual Civil, Sociologia, etc.

  6. FORMAS DE ARTICULAÇÃO COM O ENSINO, A PESQUISA E AS DEMANDAS SOCIAIS: é a aplicação dos conhecimentos teóricos, estudo realizado frente ao fato em diagnóstico, demonstrando assim ser indispensável para qualquer atividade prática do presente projeto, uma compreensão ampla das Ciências Jurídicas e Sociais.

  7. ESPECIFICAÇÃO DAS METAS

  • Prestar orientação jurídica e social aos trabalhadores rurais do município de Sousa, isso, junto o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sousa, especialmente aos seus associados;

  • Diagnosticar ante o fato apresentado e guiar quanto os direitos sociais do interessado, inclusive encaminhar à esfera judicial.

  1. NÚMERO DE BOLSISTA SOLICITADO

  1. 02 (dois) bolsistas;

  2. Que apresente o interessado comprovação quando da seleção, ter cursado a disciplina Direito do Trabalho, ou pelo menos, habilitação prática em cálculos trabalhistas, ou ainda experiência mínima com participação em movimento social organizado;

  3. Objetiva o presente plano de trabalho, orientação com plantão junto o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sousa, atendimento quanto à confecção/orientação em relação aos cálculos trabalhistas e conteúdo dos direitos sociais; encaminhamento, preferencialmente, ao Escritório Modelo de Prática Forense da Universidade as demandas judiciais, eventualmente existentes; encaminhar o interessado assistido, se for ocaso, o pleito judicial devido na expectativa de ver valer o seu direito;

  4. Horário do Bolsista: 15 horas semanais;

  5. Ter o mínimo de interesse no trabalho junto os movimentos sociais e sindicais organizados, inclusive demonstrar alguma experiência neste sentido;

  6. Fontes de Recursos:

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sousa;

Prática Forense da Universidade;

Coordenação da Extensão Universitária.

Formas de Avaliação

Reunião mensal para avaliação do trabalho desenvolvido pelo bolsista; visitas periódicas ao local de execução do projeto pelo Prof. orientador, estabelecendo assim um bom relacionamento entre bolsista, sindicato e coordenador; relatório apresentado mensalmente pelos bolsistas ao coordenador do projeto, fazendo inclusive, destaque das principais participações.

 

| Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão - Paraíba |
| Banco de Dados |   | SAD Serviço de Atendimento a Denúncias |
| Educação para os DH |    |Links da Cidadania |   | E-mail |

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar