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CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR

DISCIPLINA: Cidadania e Direitos Humanos
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS
PROFESSORES: Maria de Nazaré Tavares Zenaide
Rubens Pinto Lyra
Luciano Mariz Maia

 

1. APRESENTAÇÃO 

Subsidiar teoricamente os oficiais quanto aos aspectos históricos, ético-filosóficos, jurídico,  político e cultural, relacionados aos Direitos Humanos, no sentido de possibilitar os mesmos, a construírem uma leitura histórica,  interdisciplinar  e contemporânea do tema, que possa contribuir com uma prática policial de promoção e defesa da cidadania. 

2. METODOLOGIA 

A disciplina congregará recursos pedagógicos distintos, face o tema e os expositores, congregando para tanto educadores das áreas de  psicologia, ciência política e direito, engajados no processo de educação em Direitos Humanos da UFPB, na militância e direção de órgãos ,como a Comissão de Direitos Humanos da UFPB e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. Como recursos técnicos serão utilizados: a metodologia da oficina pedagógica, aula expositiva, aula dialogada, trabalhos individuais e coletivos, vídeos  entre outros. 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

História de Vida e Direitos Humanos (Oficina pedagógica)

Construção do Conceito de direitos Humanos (Oficina Pedagógica)

Valores Ético-Jurídicos dos Direitos Humanos e Ação Policial Cidadã (Oficina pedagógica - Contextualização - Distribuição e discussão espontânea da Declaração Universal - Construção de significados sociais dos valores ético-jurídicos dos Direitos Humanos -  Construção de Recomendações Ético-Sociais à Ação do Policial Militar)

Fundamentação Teórica dos Direitos Humanos (Leitura do texto e aula dialogada)

Democracia e Direitos Humanos (Aula Expositiva)

Mecanismos de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos (Aula Expositiva)

Programa Nacional de Direitos Humanos (Distribuição de material)

4. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A disciplina adotará como recursos avaliativos, a freqüência nas aulas e  a produção escrita individual (Recomendações para a atuação da polícia cidadã).

5. BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos. Ministério da Justiça. Brasília 1996

BRASIL . Brasil, Gênero e Raça - Todos Unidos pela igualdade de oportunidades - Teoria e Prática. Brasília Ministério do Trabalho 1998 

BENEVIDES,M.V. A Cidadania Ativa SP. Ática 1991

_____.

CANDAU, V. et alii. Oficinas pedagógicas de Direitos Humanos Petrópolis. Vozes. 1995

Centro para os Direitos Humanos. Lista recapitulativa de alguns instrumentos internacionais de base da Organização das Nações Unidas e dos órgãos regionais relativos aos direitos humanos, São Tomé - e - Príncipe. 1992

DORNELLES, J.R.W.  O que são Direitos Humanos. SP. Braziliense. 1989

GRASSI, A. (coord.) Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. Petrópolis. Vozes 1995

HERKENHOFF, João Baptista. Curso de Direitos Humanos. Vol I SP Ed. Acadêmica 1994

Instituto Interamericano de Direitos Humanos. Educación en Derechos Humanos. 1996

LINDGREN,Alves. Os Direitos Humanos como tema Global SP Perspectiva 1994

MORAES , Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais - Teoria geral - Comentários aos arts. 1o. e 5o. da Constituição da República Federativa do Brasil . SP . ATLAS 1997

NASCIMENTO, Elimar. Hipótese sobre o Problema da Nova Exclusão Social. Brasília UNB 1995 (mimeo)

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. A Cidadania in:  Revista ADUFPB-JP Outubro 1997 no. 02 ( 46 - 57)

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares  e  FERNANDES, Terezinha. Representações Sociais e Educação em Direitos Humanos. João Pessoa. UFPB 1997 (mimeo)

 

 
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