Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

   

Curso de Extensão: Historia e Teoria do Estado de Direito e a Doutrina dos Direitos do Homem

Prof. Danilo Zolo
Universidade de Florença, Itália

Prof. Giuseppe Tosispan
Universidade Federal da Paraíba

Promoção:

Universidade Federal da Paraíba  
Comissão de Direitos Humanos  
Mestrado em Direito Econômico/CCJ  

Período:

de  04 a 29 de setembro  de 2000  

Local:

Faculdade de Direito – CCJ/UFPB  
Praça dos Três Poderes, Centro. João Pessoa-PB  

Carga Horária:

45 horas/aula  

Público alvo:

Membros da CDH/UFPB, alunos do Mestrado de Direito Econômico, professores e estudantes da UFPB interessados, militantes dos direitos humanos e profissionais  que atuam nas entidades públicas de defesa dos direitos humanos  

Vagas:

15 para o Mestrado de Direito Econômico

15 para CDH/UFPB

10 para público em geral  

Idioma:

italiano, com tradução consecutiva  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Aula n° 1

O fim do universalismo político medieval e o nascimento do Estado moderno europeu: soberania, territorialidade, nacionalidade, laicidade, burocracia, centralismo.  

Aula n° 02

A noção do direito moderno. Direito e privilégio. A unicidade e individualidade do sujeito de direito. As fontes do direito. A distinção entre direito e moral. A generalidade e abstratividade da norma jurídica e a sua aplicabilidade judiciária. O iluminismo jurídico e a teoria penal. Os grandes códigos europeus dos inícios do século XIX.  

Aula n° 3

A práxis e a teoria do Estado liberal de direito (rule of law) no Reino Unido e no continente europeu. A tradição anglo-saxônica e as versões continentais. A contribuição de  Albert Venn Dicey. As experiências francesas, alemã e estadunidense. 

Aula n° 04

Os eixos cardeais do Estado de direito: ritualização da força, certeza do direito, limitação do âmbito da intervenção política, igualdade formal dos sujeitos. A constitucionalização dos direitos subjetivos, o primado do poder legislativo e o princípio de legalidade. A doutrina da divisão dos poderes e a autonomia da função judiciária.  

Aula n° 05

Estado de direito e teoria dos direitos subjetivos. Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais. A tensão entre liberdade e propriedade, por um lado, e a igualdade social, por outro.

A questão do “fundamento” dos direitos subjetivos.  O caráter histórico-conflitivo da afirmação dos direitos subjetivos. A luta pelo direito e a luta pelos direitos.  

Aula n° 06

O desenvolvimento morfológico do Estado moderno europeu: Estado absoluto, Estado liberal de direito, Estado liberal- democrático constitucional, Estado social. A economia de mercado e o status dos “direitos sociais”. A expansão do Estado Social e a sua crise na Europa da segunda metade do século XX. Direitos individuais e neoliberismo.  

Aula n° 07

As “gerações” de direitos e os “novos direitos”. Os direitos das mulheres. A noção de cidadania e os direitos dos estrangeiros. O direito a autonomia cognitiva frente à pressão simbólica dos meios de comunicação de massa. O direitos ao ambiente. A patologia quotidiana da vida nas cidades.  

Aula n° 08

O direito à vida e à integridade pessoal frente ao poder repressivo dos Estados: a prisão, a tortura e a pena de morte. A questão criminal e a filosofia da pena. A sociologia da marginalidade. A função das estruturas penitenciárias. As medidas alternativas à detenção carcerária. Os direitos inalienáveis dos cidadãos presos. 

Aula n° 09

A Declaração Universal dos direitos do homem de 1948. O desenvolvimento internacional da doutrina dos direitos do homem. A controvérsia acerca da universalidade da doutrina. Direitos individuais e ‘direitos coletivos” . A polêmica sobre os “valores asiáticos” A questão exemplar da pratica da “infibulação” feminina. Universalidade dos direitos, soberania dos Estados, instituições internacionais.  

Aula n° 10

A paz através do direito: o pacifismo jurídico ou institucional. A filosofia cosmopolita de derivação kantiana e a idéia de um “direito cosmopolítico”. O ideal da paz estável e universal. A doutrina da ingerência “humanitária” para a tutela internacional dos direitos do homem e o nascimento do “direito internacional humanitário”. O processo de “ocidentalização do mundo” e o fenômeno da globalização.  

Aula n° 11

A experiência dos Tribunais penais internacionais do após-guerra (Nuremberg e Tokio). Os novos Tribunais Internacionais ad hoc de Aja e de Arusha. O desenvolvimento do direito penal internacional e o projeto de um Tribunal penal permanente para a tutela dos direitos do homem. Instituir uma polícia internacional? 

Aula n° 12

A “guerra humanitária”  a função do direito internacional. Guerra e direito. Os insucessos do pacifismo jurídico-institucional. Guerra e processos de globalização. Fim dos Estados nacionais e dos ordenamentos jurídicos estatais? As grandes potências industriais e a noção de “estabilidade hegemônica”. Procurando um equilíbrio planetário multi-polar. A nova corrida armamentista e a difusão das armas nucleares. O aumento constante das riquezas e do poder das grande potências industriais e a crescente pobreza e atraso dos países marginalizados pelos mercados mundiais. Globalização e violação dos direitos do homem.  

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar