Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Centro de Direitos Humanos e Memória Popular 

Videoteca Direitos Humanos

LUTAS DE LIBERTAÇÃO

 

2

Número: 20

Título: BATALHA DE ARGEL, A

Ano: 1965

Produção: PONTECORVO/GILLO

Local: ITÁLIA

Tempo: 115

Gravação: NTSC

· Inicia-se em 1954 na Argélia ainda colônia da França, mostrando a ostensiva presença do exército francês para reprimir um iminente levante popular a partir da FLN – Frente de Libertação Nacional. Excelente amostra do perfil e métodos utilizados pelos militares para perpetuar um sistema de dominação. Em preto e branco, o filme de PONTECORVO retrata com realismo a ação da FLN e a violência praticada pela reação francesa por seu caráter de denúncia, suscitou a grande polêmica na França e fora dela. No Brasil, foi utilizado nas aulas antiguerrilha da ESG _Escola Superior de Guerra.

 

2

Número: 26

Título: QUEIMADA

Ano: 1962

Produção: PONTECORVO

Local: ITÁLIA

Tempo: 120

Gravação: NTSC

· Retrata a mudança de colonização portuguesa para o domínio inglês, numa ilha do Caribe. A resistência heróica contra a dominação: as formas de organização, as táticas de guerrilha etc. O título do filme diz respeito a forma final de dominação dos colonizadores, que destroem a ilha com fogo. No elenco temos a participação de Marlon Brando. Filme em cores e dublado.

 

2

Número: 43

Título: GRACIAS A DIOS Y LA REVOLUCIÓN

Ano:

Produção: VIDEONIC

Local: NICARÁGUA

Tempo: 50

Gravação: NTSC

· Documentário sobre a situação da Nicarágua após a revolução sandinista, principalmente sobre a campanha de alfabetização e como o povo resistiu aos ataques dos contra-revolucionários financiados pelos EUA.

 

2

Número: 43

Título: GUERREROS DEL AMOR

Ano:

Produção: VIDEONIC

Local: NICARÁGUA

Tempo: 3

Gravação: NTSC

· Videoclip com facetas da luta e da vida daqueles que fizeram a revolução da Nicarágua.

 

2

Número: 48

Título: ROMERO

Ano: 1987

Produção: WARNER HOME VIDEO

Local: EUA

Tempo: 105

Gravação: NTSC

· São Romero da América, pastor e mártir nosso, um santo de todos os católicos, dos evangélicos e até dos ateus (D. Pedro Casaldáliga), tornou-se testemunha símbolo da Igreja e do povo latino-americano. Legendado.

 

2

Número: 61

Título: CUANDO PIENSO EN EL CHE

Ano: 1987

Produção: TABIS, T. & VILLA, LINETE

Local: CUBA

Tempo: 47

Gravação: NTSC

 

2

Número: 62

Título: CONSTRUCTOR CADA DIA, COMPAÑERO

Ano:

Produção: CHASKEL, PEDRO

Local: CUBA

Tempo: 22

Gravação: NTSC

· Depoimento de pessoas que conviveram com o Che, tanto nas montanhas quanto na reconstrução do país, no momento em que era ministro do governo revolucionário.

 

2

Número: 63

Título: HASTA LA VICTORIA SIEMPRE, CHE

Ano:

Produção: ICAIC

Local: CUBA

Tempo: 18

Gravação: NTSC

 

2

Número: 63

Título: UM RETRATO SOBRE EL JEFE DE LA CA

Ano: 1980

Produção: GIRAL, SÉRGIO

Local: CUBA

Tempo: 38

Gravação: NTSC

 

2

Número: 63

Título: CHE COMANDANTE, AMIGO

Ano:

Produção: HÉRNANDEZ, BERBABÉ

Local: CUBA

Tempo: 15

Gravação: NTSC

· Baseado no poema “Che Comandante, Amigo”, de Nicolás Guillén, com música de Silvio Rodriguez.

 

2

Número: 63

Título: UNA FOTO PERCORRE EL MUNDO

Ano:

Produção: ICAIC

Local: CUBA

Tempo: 12

Gravação: NTSC

· Retrata as mais diversas manifestações em que os povos do mundo inteiro homenageia Che Guevara, em estandartes, posters, músicas etc. Música de Nacna Guevara.

 

2

Número: 75

Título: INTERFERENCIA ORION

Ano: 1992

Produção: SERVICIO TV CUBANA

Local: CUBA

Tempo: 48

Gravação: NTSC

· La teleagresión contra Cuba ha quedado aún más manifiesta con las declaraciones de un agente de la seguridad cubana que estuve infiltrado en el dispositivo de dirección de TV Martí. José Ramón Fernandez Brenes, recrutado por la CIA y colaborador cubano de FBI y el Dept. de Seguridad de la USIA denuncia y aporta documentos que prueban el papel de agencias governamentales norteamericanas en este engendro del diversionismo ideológico contra Cuba.

 

2

Número: 84

Título: CUANDO PIENSO EN EL CHE

Ano: 1987

Produção: TABIS, P & VILLA, LINETTE

Local: CUBA

Tempo: 47

Gravação: NTSC

 

2

Número: 85

Título: GALEANO – MEMORIA, MITO, DIOS E MENSAJE

Ano: 1991

Produção: CEDEP – CENTRO DE Educação

Local: EQUADOR

Tempo: 24

Gravação: NTSC

 

2

Número: 85

Título: ENTRE A GUERRA E O SONHO

Ano: 1990

Produção: TVT/POOL

Local: BR/POOL

Tempo: 46

Gravação: NTSC

 

2

Número: 86

Título: DIÁRIO DE UM REBELDE

Ano: 1970

Produção:

Local: ITÁLIA

Tempo: 85

Gravação: NTSC

· A história da tentativa desesperada do líder rebelde Che Guevara de escapar das montanhas da Bolívia. Narrado por Che, ele conta do companheirismo do seu pequeno grupo de homens, dos perigos da selva e da certeza de morte rápida pelas mãos das forças do governo. caçado por uma unidade de elite do exército boliviano apoiada por um agente da CIA, Che é capturado em uma armadilha e seus homens mortos. Mantido em cativeiro, Che é perigoso para os generais e policiais corruptos, pois estes temem o seu apoio popular e os riscos deste se tornar um mártir, os generais resolvem matá-lo. produção italiana com Francisco Rabal e John Ireland. Filmado em preto e branco.

 

2

Número: 121

Título: CALDEIRÃO – DA SANTA CRUZ DO DESERTO

Ano: 1987

Produção: CARIRY, ROSEMBERG

Local: CE

Tempo: 75

Gravação: NTSC

· Narrativa do episódio ocorrido em Juazeiro do Norte, Ceará, na década de 30, que culminou com a destruição da comunidade de Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço. Os acontecimentos, durante muito tempo encobertos numa aura de mistério e tabu, são desnudados através de imagens inéditas, e de depoimentos resgatados pelo diretor.

 

2

Número: 128

Título: DEFENDAMOS LA ESPERANZA

Ano: 1992

Produção: IMAGENES CIMEX

Local: CUBA

Tempo: 45

Gravação: NTSC

· Cuba vive hoy el momento más complejo de su história revolucionaria. El férreo impuesto por los EUA la desaparición del campo socialista y los efectos de las desiguales relaciones de intercambio con el mondo desarrolado, han situado al país en muy difíciles condiciones. Pese ello, los cubanos siguem adelante con su proyeto socialista de desarollo, sin que en lo fundamental hayan sido afectadas las ventajas que disfrutan en el presente video estan las imagenes de un pueblo confiado y optimista, que ejerce sus responsabilidades ciudadanas y multiplica su esfurerzo, verdadero y unico escudo protector de su obra. Un pueblo cuyo ejemplo ha promovido el respecto, admiración y apoyo internacionales, un pueblo que sabe que más que su propia vida, defiende la dignidad y la esperanza.

 

2

Número: 135

Título: GALEANO – MEMÓRIA, MITOS, DIOS E MENSAGE

Ano: 1991

Produção: CEDEP

Local: EQUADOR

Tempo: 24

Gravação: NTSC

· Entrevista com o escritor uruguaio Eduardo Galeano. Referências ao tema dos 500 anos de invasão da América, fazendo uma reflexão do valor da memória coletiva dos povos latino-americanos. Quarto programa da fita.

 

2

Número: 136

Título: NICARÁGUA, ENTRE A GUERRA E O SONHO

Ano: 1990

Produção: TVT/POOL

Local: NICARÁGUA

Tempo: 30

Gravação: NTSC

· Vídeo-documentário realizado durante as eleições presidenciais de 1990 na Nicarágua. balanço da surpreendente derrota sandinista para a conservadora Violeta Chamorro.

 

2

Número: 145

Título: HAITI – LA MUERTE DE UN SUEÑO

Ano: 1992

Produção: PERRY, HART

Local: EUA

Tempo: 58

Gravação: NTSC

· A história do processo político do Haiti. O surgimento do ditador francos Duvalier (Papa Doc), sua sucessão pelo seu filho “Baby” Doc, o levante popular, o surgimento do Pe. Aristide, adepto da Teologia da libertação, o golpe dos militares, a retomada da luta pela liberdade.

2

Número: 152

Título: UTOPIA – 100 ANOS DE BELO MONTE

Ano: 1993

Produção: TRUQ VÍDEO

Local: BA

Tempo: 30

Gravação: NTSC

· Vídeo realizado durante a III Semana de Canudos, quando se comemorou o centenário da fundação de Belo Monte, por Antônio Conselheiro.

 

2

Número: 153

Título: PAIXÃO E GUERRA NO SERTÃO DE CANUDOS

Ano: 1993

Produção: OLAVO, ANTONIO

ocal: BA

Tempo: 78

Gravação: NTSC

· A história de Canudos é uma das mais belas e desconhecidas passagens da aventura humana. Este episódio mexeu com as mais profundas emoções da alma sertaneja, envolvendo milhares de homens e mulheres que deram a vida por uma causa e trazendo dentro da si toda a vigorosa e bela redicalidade dos acontecimentos populares da América Latina. Antônio Conselheiro era um beato cearense que a partir de 1871 peregrinou pelos sertões nordestinos, construindo igrejas, cemitérios e fazendo pregações. Com isto, aglutinou em torno de si um crescente número de fiéis seguidores. Em 1893, ele estabeleceu-se em Canudos, que passou a receber o afluxo de milhares de pessoas, tornando-se em quatro anos a Segunda maior cidade da Bahia, com 25 mil habitantes. A peculiar estruturação sócio-política e econômica de canudos de Canudos e seu extraordinário crescimento, desagradava as elites fundiárias, a igreja e o governo republicano , recém-implantado. Entre novembro de 1896 e outubro de 1897, ocorreu uma autêntica guerra civil, envolvendo os moradores da cidade e mais de 12 mil soldados do exército, que para lá fora enviado, distribuído em 04 expedições militares, sendo que as três primeiras fora derrotado pelos conselheiristas após um ano de combates, na maior guerra de guerrilhas que o Brasil conheceu. Canudos estava totalmente destruída e seus habitantes mortos, muitos deles degolados. Este documentário foi construído em três anos por um grupo de pessoas e instituiÇões que acreditou no projeto. As filmagens se desenvolveram nos meses de abril e maio/93 por 180 cidades, ao longo de 7.000 Km do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

 

2

Número: 172

Título: REPÚBLICA DE CANUDOS

Ano: 1989

Produção: TRUQ VÍDEO

Local: BA

Tempo: 45

Gravação: PAL-M

· Canudos é um tema maldito e sempre afastado da história oficial do Brasil. O vídeo narra a trajetória da luta de libertação das comunidades organizadas no sertão de Canudos e traz à tona a memória de Antônio Conselheiro, que sobrevive incólume no dia-a-dia, na fantasia e até mesmo na utopia dessas comunidades.

 

Volta inicial

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar