Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 O Comitê RN
 Atividades
 Linha do Tempo
 ABC Reprimidos
 ABC Repressores
 Comissões IPMs
 BNM Digital no RN
 Coleção Repressão
 Coleção Memória
 Mortos Desaparecidos
 Repressão no RN
 Acervos Militantes
 Bibliografia RN
 RN: Nunca Mais
 Áudios
 Videos
 Galerias
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Mercosul
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça RN - Rio Grande do Norte
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular CDHMP
Rua Vigário Bartolomeu, 635 Salas 606 e 607 Centro
CEP 59.025-904 Natal RN
84 3211.5428
enviardados@gmail.com

Envie-nos dados e informações:
DHnet Email Facebook Twitter Skype: direitoshumanos
Acesse o Comitê RN no Facebook

 

Comissões da Verdade Brasil | Comissões da Verdade Mundo
Comitê de Verdade Estados | Comitê da Verdade RN

Relatório Veras

Subversão no RN - Relatório Veras
Coleção Repressão no RN - Volume 01

Apresentação

A publicação do presente livro demonstra mais uma vez a missão e os objetivos do Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça do RN no resgate das lutas pela preservação e divulgação da Memória Histórica no Rio Grande do Norte.

Se articulando sempre em parceria com o CDHMP-Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, o CENARTE-Centro de Estudos, Pesquisa e Ação Cultural/DHnet e a Associação dos Anistiados Políticos do RN, e em sintonia com Entidades e Movimentos Sociais, este trabalho procura a reconstrução reconstrução dos fatos marcantes da história dos direitos humanos no RN, divulgando e publicizando documentos e trabalhos de personagens e personalidades que contribuíram e protagonizaram esse processo.

A repressão aparece como uma ordem instituída por traz do caos, conduzida por réplicas mal feitas Brasil a fora e Brasil a dentro. No Rio Grande do Norte estas réplicas são desenhos que se rabisca na memória deste chão, com cores que neutraliza a verdade a partir do grande massacre indígena constituído rio a dentro, nas pegadas deste rio foi demarcada a identidade deste povo, borrada sua memória , riscada sua historia, jogados todos e todas nos porões do esquecimento e enterradas por aqueles que abriam picadas no Nordeste, assim também se deu a repressão a todos e todas que ousaram sonhar e pensavam construir dias mais justo para os povos do campo e da cidade.

Estas réplicas mal desenhadas são monumentos humanos que se perpetuam anos a fio como porta voz da repressão, estáticas e exibidas no seu pedestal de maldades se consolidaram como almas carnívoras atacando toda e qualquer organização e jogando seus líderes, suas famílias e amigos no forno do sofrimento , desde que se levantasse a voz em defesa da dignidade humana.

Forno este que ainda queima a humanidade, e arde pela dor e sofrimento por seus mortos e desaparecidos, torturados, exilados e refugiados. Em busca da justiça da memória e da verdade, encontram-se os registros da memória e a memória dos registros compilados por aqueles que sobreviveram e vivem com as marcas da lembrança de um tempo que a historia grita por nunca mais.

O Brasil e o RN abrem o ano de 2012 gritando pelo exercício pleno da democracia investindo em Educação em/para os Direitos Humanos, uma educação plena para uma cidadania ativa, formal, não formal e informal e neste sentido este documento Relatório Veras é apresentado à sociedade para que todos e todas venham reconstruir as réplicas da memória, da justiça e da verdade revigorando e dando substancia o exercício da reflexão sobre um grave momento que se foi e que exigimos NUNCA MAIS.

O Comitê da Verdade, Memória e Justiça do RN através do seu Subcomitê de Educação em/para os Direitos Humanos, de acordo com o pacto internacional e a legislação nacional em defesa da memória e da verdade, espera estar contribuindo com a sociedade, especialmente, com os jovens e educadores, entregando os registros da memória. Este Relatório com corpo de livro quer chegar nas suas mãos em cada canto deste Estado e deste país para ajudar a reescrever a História do Rio Grande do Norte e exigir justiça como um direito de todos e todas.

Sendo assim, com a publicação deste importante livro, dentro da destacada Coleção Documentos da Repressão no RN, estaremos proporcionando reflexões acerca de nossa memória histórica, revelando situações culturais, fatos, valores e personagens que contribuíram para a construção da vida cultural e política do nosso Estado, fortalecendo os ideais da democracia, da verdade e da justiça.

Antonio Capistrano
Presidente do Comitê da Verdade-RN

Roberto de Oliveira Monte
Secretário do Comitê/ Coordenador CDHMP

Mery Medeiros
Presidente da Associação dos Anistiados Políticos do RN

 

Lançado em Novembro de 2012

^ Subir

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais