Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 O Comitê RN
 Atividades
 Linha do Tempo
 ABC Reprimidos
 ABC Repressores
 Comissões IPMs
 BNM Digital no RN
 Coleção Repressão
 Coleção Memória
 Mortos Desaparecidos
 Repressão no RN
 Acervos Militantes
 Bibliografia RN
 RN: Nunca Mais
 Áudios
 Videos
 Galerias
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Mercosul
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça RN
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular CDHMP
Rua Vigário Bartolomeu, 635 Salas 606 e 607 Centro
CEP 59.025-904 Natal RN
84 3211.5428
enviardados@gmail.com

Envie-nos dados e informações:
DHnet Email Facebook Twitter Skype: direitoshumanos

 

Comissões da Verdade Brasil | Comissões da Verdade Mundo
Comitê de Verdade Estados | Comitê da Verdade RN

Inicial | Reprimidos RN | Mortos Desaparecidos Políticos RN | Repressores RN

Militantes Reprimidos no Rio Grande do Norte
Raimundo Ubirajara de Macedo

Livros e Publicações

No Outono da Memória
O Jornalista Ubirajara Macedo Conta a História da Sua Vida
Nelson Patriota, 2010

18. Vida e morte de dona Joaquina

Enquanto eu escrevia o livro “...e lá fora se falava em liberdade”, cheguei a elaborar mentalmente um projeto de ficção que nunca executei. Eu já tinha a personagem, cuja data de “nascimento” estava bem fresca em minha mente. Era uma certa dona Joaquina, nascida numa excursão que fiz à Europa com Lourdinha, Paulo Frassineti e sua Eliane das Virgens, Paulo Lucas e sua Maria do Socorro Sena, e outras pessoas do nosso ciclo de amizade.

A certa altura do passeio, quando fazíamos o roteiro das ilhas gregas a bordo de um navio, Paulinho Frassineti, descendo uma escada do deck me interpelou: “Bira, como vão as coisas?”. Respondi de imediato: “Olha, Paulinho, como dona Joaquina sempre diz, as coisas estão indo em ordem”.

Curioso, ele quis saber quem era essa dona Joaquina de quem eu falava. E aí fui inventando a personagem ali mesmo, juntando traços de pessoas conhecidas, acrescentando traços físicos e psicológicos. Perspicaz, Paulinho percebeu o jogo e começou a dar sua contribuição para a definição da criatura que, agora, ganhava dois “pais”.

Combinamos então em popularizar nossa personagem, mas mantendo um quê de segredo em torno dela, a fim de despertar a curiosidade das pessoas. E assim aconteceu. Dali a meses, dona Joaquina estava superpopular entre nossos amigos e conhecidos e todo o mundo começou a indagar quem ela era e a imaginar mil coisas a seu respeito. Para afastar suspeitas domésticas, tratei de explicar tudo a Lourdinha, que riu bastante com a nossa astúcia.

Quando eu e Lourdinha e alguns amigos viajamos a Florianópolis, fomos visitar a Praia de Joaquina. Era impossível que ninguém se lembrasse de perguntar pela “minha” Joaquina. Ali mesmo desembuchei: “Dona Joaquim terminou seus dias aqui, por isso a praia tem o seu nome, em retribuição à admiração que as pessoas tinham por ela, uma pessoa boníssima, segundo a opinião geral dos praianos”.

Aproveitando o embalo da fantasia, prossegui: “Outros dados de sua biografia informam que ela nasceu em Macaíba, mudando-se depois para Natal, onde foi amicíssima de Maria de Barros, a popular Maria Boa do bordel do mesmo nome. Dona Joaquina teve amantes dos mais diversos extratos sociais, inclusive gente da política e do comércio”. Em seguida, acrescentei que um dia, quando se esbaldava no bordel de Maria Boa, ela conheceu o capitão de um navio mercante que se apaixonou loucamente por ela, levando-a para a Europa e cumulando-a de joias e uma farta conta bancária. Mas um dia, ela cansou dessa relação, e resolveu voltar para o Brasil, escolhendo o litoral de Santa Catarina para morar.

Depois de uma pequena pausa, prossegui: ”Paira um grande mistério acerca das razões que levaram dona Joaquina a deixar a vida de luxo e prazeres que levava na Europa, para se refugiar solitária num pequeno chalé que mandou construir especialmente para ela própria na praia que hoje leva o seu nome. Há versões que apostam que o objetivo do seu recolhimento seria passageiro. Acabaria logo que concluísse a escritura de suas memórias. Mas o certo é que ela nunca mais voltou a Natal. Por que razões, ninguém até hoje descobriu”.

Lembro que alguém do grupo perguntou se eu não teria uma versão pessoal para o grande mistério que cerca os últimos dias de Joaquina. Respondi que sim, mas que por enquanto preferia não contar. Talvez contasse num livro que estou escrevendo mentalmente, mas que em breve colocarei no papel.

Imaginar uma vida para dona Joaquina se tornou um passatempo interessante e agradável para mim. Acho que é assim que os escritores de ficção fazem: vão imaginando aos poucos a personagem, até vê-la completa e complexa, com traços bem distintos. Nesse ponto, quase cheguei a ser um escritor de ficção.

^ Subir

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais