Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 O Comitê RN
 Atividades
 Linha do Tempo
 ABC Reprimidos
 ABC Repressores
 Comissões IPMs
 BNM Digital no RN
 Coleção Repressão
 Coleção Memória
 Mortos Desaparecidos
 Repressão no RN
 Acervos Militantes
 Bibliografia RN
 RN: Nunca Mais
 Áudios
 Videos
 Galerias
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Mercosul
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça RN
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular CDHMP
Rua Vigário Bartolomeu, 635 Salas 606 e 607 Centro
CEP 59.025-904 Natal RN
84 3211.5428
enviardados@gmail.com

Envie-nos dados e informações:
DHnet Email Facebook Twitter Skype: direitoshumanos

 

Comissões da Verdade Brasil | Comissões da Verdade Mundo
Comitê de Verdade Estados | Comitê da Verdade RN

Inicial | Reprimidos RN | Mortos Desaparecidos Políticos RN | Repressores RN

Militantes Reprimidos no Rio Grande do Norte
Raimundo Ubirajara de Macedo

Livros e Publicações

... e lá fora se falava em liberdade
Ubirajara Macedo, Sebo Vermelho 2001

Figuras inesquecíveis

O tempo, a idade e a falta de controle do autor fazem a diferença nesta hora, quando o relato daqueles dias sombrios poderia ser mais completo. No entanto, nada faz esquecer os momentos vividos por pessoas que marcaram pela amizade, pelo sofrimento conjunto, quando, embora revoltados com a situação, demos a volta por cima e soubemos bem administrar as horas que ali passamos, “pagando” pelo mal dos outros, ou seja, os algozes que vendiam o país, naquela hora, aos detentores do poder econômico- as multinacionais, ligadas por cordão umbilical ao imperialismo ianque. Eles, os vendedores da pátria, é que deviam está ali pagando pelo mal que faziam e ainda fazem, porque a maior parte continua a serviço dos que nos escravizam. E o pior é que se apresentam como salvadores e se elegem em todas as eleições, recebendo rios de dinheiro dos seus patrões estrangeiros, e mesmo nacionais ligados aos que nos exploram.

Apesar de tudo, nos lembramos ainda daqueles que com bom humor e fé no futuro deste país, driblavam os esquemas montados para nos amedrontar e até hoje vivem sem precisar se ajoelhar diante dos poderosos que foram nossos algozes naquela hora cinzenta e perversa da vida nacional.

Não nos esquecemos do poeta areia-branquense Antonio Silvério, que fazia versos e contava piadas, muitas delas envolvendo certos “gorilas”. De Macau, com boa verve, tínhamos o sempre lembrado Chico Guanabara (já falecido), que ria das besteiras e da ignorância dos nossos “guardiões”. Geraldo Pereira de Paula, advogado, colega dos Correios e Telégrafos, em suas discussões infindáveis com Djalma Maranhão, Luiz Gonzaga de Souza, poeta, escritor, mas lá pras tantas, depois de recitar poesias suas e de Fagundes Varela, parava de repente e perguntava: “Afinal, quando vamos sair desta merda?”. Tinha também a palavra séria e filosófica de Moisés Grilo, o homem que nunca perdeu a fé naquilo em que acreditava- um Brasil livre e soberano- o que, infelizmente, ainda não aconteceu.

Distante, em outro departamento do quartel onde estávamos, Mailde Pinto Galvão, Maria Laly Carneiro,, Diva da Salete Lucena e Margarida de Jesus Cortez pagavam caro por terem tido o “atrevimento” de ensinar crianças carentes nos acampamentos da “Campanha de Pé no Chão também se Aprende a Ler”. Esta campanha, embora tenha recebido aplausos de vários países, inclusive da Suíça, era apontada pelos fascistas que dominavam o país, de subversiva, recebendo o “Ouro de Moscou”. Viram que gracinha? Os fascistas de vez em quando davam uma de palhaço...

As professoras presas no Regimento de Infantaria foram vítimas de pressões de todas as formas, mas isso não vou relatar, porque já está descrito com muita precisão no livro de Mailde - um dos melhores documentários que já se escreveu sobre a geringonça de abril de 64. Sofreram o diabo, aquelas jovens que resolveram ensinar crianças a ler e a escrever num projeto tão bem idealizado por Djalma Maranhão e Moacyr de Góes. Os fascistóides não os perdoaram. Elas, assim como Djalma e Moacyr “pagaram o pato” pelo fato de desejarem tirar da cegueira do analfabetismo filhos de trabalhadores honestos que não tinha condição de frequentar a escola.

Nos acampamentos, as crianças se alimentavam e tinham direito a assistência médica e dentária. Isso era um crime para os novos donos deste país. Quanto mais pobre e mais analfabeto o povo brasileiro, melhor para eles, os políticos safados e corruptos, porque assim era mais fácil comprar votos com feirinhas, tijolos, cimento e alguma alimentação. Ainda hoje é assim. E eles vão se mantendo no poder, à custa da miséria do povo.

Nós sabemos que, no Nordeste, por exemplo, jamais serão feitas obras públicas definitivas e que venham pelo menos minorar os efeitos da seca, porque a indústria da fome serve bem aos cruéis desígnios daqueles que arrancam do povo o voto, que um dia foi soberano. Fala-se até nos corredores do Congresso Nacional que o antigo “voto de cabresto”, usado pelas oligarquias, anterior aos anos 30, poderá voltar, para alegria maior ainda dos coronéis que se prevaleceram dos “currais” montados por eles mesmos para melhor garantir o voto do nosso homem simples do interior. Acredito que isso não venha a acontecer, visto que se tornaria um grande retrocesso, mas a vontade de certos políticos é enorme...

^ Subir

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais