Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 078 – 04/08/04

Solidariedade a Roberto Monte contra as ofensas gratuitas do Jornal de Hoje 

Mais uma vez, o Jornal de Hoje – terceiro maior diário de Natal, capital do Rio Grande do Norte – se caracterizou pela baixaria de seus conteúdos, reincidindo na prática da divulgação de acusações sem nenhuma prova, de informações sem mencionar a fonte e de ofensas gratuitas, com o único fim de veicular uma imagem negativa daqueles que lutam pela promoção e a defesa dos Direitos Humanos neste pequeno Estado do Nordeste brasileiro.

Foi o que aconteceu na edição de segunda-feira, 2 de agosto. Em uma matéria assinada por Fred Carvalho se afirma, sem mencionar a fonte, que o coordenador do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal, Roberto Monte, teria perdido a proteção da Polícia Federal – decretada pelo Governo Federal em função de uma recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA) devida a concretas e comprovadas ameaças de morte, recebidas pelo ativista pela denúncia de grupos de extermínio atuantes no Estado – por ter “abusado” do serviço, fazendo com que os agentes que o protegiam fossem fazer compras em um supermercado.

O autor da matéria, além de não mencionar a fonte, não forneceu nenhuma prova da acusação, sobre a qual não houve nenhum julgamento judicial. A afirmação representa, portanto, um pré-julgamento e uma ofensa gratuita e injustificada.

A inteira equipe do CDHMP, a redação de Tecido Social e todas as organizações, os movimentos e as instituições que compõem a Rede Estadual de Direitos Humanos - RN (REDH-RN) estão indignados com esta maneira abjeta e vil de fazer jornalismo e manifestam solidariedade a Roberto Monte, o mais antigo militante dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, há 25 anos à frente da luta pela cidadania neste Estado.

Assim que a notícia chegou à sede do CDHMP, a primeira reação foi pensar que se tratasse de uma retaliação do jornal pela vitória da representação da REDH-RN junto ao Ministério Público do Estado contra a Via Costeira Veículos e a agência de publicidade Lúmina por uma propaganda violenta e machista ardentemente defendida nas páginas daquele diário pelo colunista Alex Medeiros, em plena sintonia com o estilo e as práticas de um veículo de comunicação que costuma antepor o corporativismo, o sensacionalismo barato, a vulgaridade e os insultos ao direito do leitor a uma informação completa e correta.

Seja como for, não é a primeira vez que o Jornal de Hoje veicula informações falsas, injuriosas e gratuitamente ofensivas contra defensores dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, mostrando de forma clara sua conivência – quando não aberto apoio – com as forças obscurantistas deste Estado, que pregam e praticam a barbárie.

Repudiamos veementemente as calúnias publicadas naquele diário e - indiferentes às canhestras tentativas de desqualificação dos que se opõem à liberdade, à igualdade e à solidariedade - continuamos na nossa luta para espalhar a consciência e a prática dos Direitos Humanos em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- Carta de Roberto Monte ao Jornal de Hoje

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br