Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 047 – 08/05/04

A Caravana de Mossoró, nos próximos dias 12 e 13, promete ter um fortíssimo impacto na cidade

Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, receberá nas próximas quarta e quinta-feira, dias 12 e 13, a nona Caravana de Direitos Humanos do Estado, fechando o ciclo das que atingiram municípios do interior.

O projeto das Caravanas, iniciado em março e coordenado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal, está levando para cidades-pólo de micro-regiões homogêneas e municípios menores do Rio Grande do Norte as principais instituições do Estado para a proteção e promoção dos direitos da pessoa e estabelecendo elos permanentes entre estas últimas e as organizações da sociedade civil locais.

O principal objetivo desta ação é que os órgãos competentes dêm um seguimento permanente e encaminhamentos adequados às propostas que as entidades dos municípios elaboram para dar resposta às violações vivenciadas pelas suas populações, incluindo todo os direitos fundamentais, tanto os civis e políticos como os econômicos, sociais, culturais e ambientais.

As Caravanas, portanto, estão sendo uma maneira de levar os mecanismos existentes de proteção e promoção dos Direitos Humanos para as populações periféricas do Rio Grande do Norte, onde, na maioria dos casos, nem sequer a noção de “direito da pessoa” costuma chegar.

Elas estão servindo também para juntar representantes dos três poderes públicos dos municípios, da sociedade civil organizada e de outros componentes sociais (sindicatos, mídia, operadores do setor da educação, etc.) para formarem núcleos locais que realizem ações de promoção dos direitos fundamentais e difusão de uma cultura do respeito da pessoa e do exercício ativo da cidadania.

Além de centenas de propostas encaminhadas - às quais órgãos como a Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, o Conselho Estadual de Direitos Humanos, a Ouvidoria da Defesa Social, o Fórum de Mulheres do RN, o Ministério Público Estadual, etc., estão dando seguimento permanente – as Caravanas deixaram em diversas cidades Comissões de Direitos Humanos nas Câmaras Municipais, Conselhos de Direitos Humanos nos Executivos locais, grupos de mulheres organizados, núcleos de direitos temáticos, projetos de leis para a criação de órgãos de defesa dos direitos da pessoa, compromissos públicos a serem cobrados às administrações, etc.

A Caravana de Mossoró está sendo organizada e contará com a participação de numerosas entidades da cidade e da região. Por este motivo, tudo que indica que será a mais ampla e abrangente quanto a temas abordados, mobilização popular e pluralidade dos sujeitos envolvidos.

A comissão organizadora está composta, entre outros, por representantes da seção local da Orden de Advogados do Brasil (OAB), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), da Faculdade Mater Christi, da Diocese de Mossoró, da Prefeitura Municipal, do Grupo Abolir, da organização Raízes – Movimento Negro, do mandato do vereador Luiz Carlos do Partido dos Trabalhadores (PT), da Rede de Mulheres no Rádio, da Pastoral da Criança, da seção local da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Ministério Público, além de muitas outras organizaçãoes, fundações, movimentos e instituições.

A delegação da Caravana procedente de Natal realizará visitas a diversos locais problemáticos da cidade e participará de encontros temáticos com representantes das organizações locais, do poder público municipal e da população para discutir as principais questões de Direitos Humanos do município e formular propostas. Todas as atividades serão animadas por apresentações da companhia de teatro de rua La Trupe e temperadas com uma ampla oferta de atividades culturais.

Na manhã e à tarde da quarta-feira, dia 12, serão realizadas caminhadas pela cidade para sensibilizar à população, com paradas onde representantes da Caravana ou da sociedade civil local falarão de questões como direitos dos trabalhadores, Reforma Agrária, violência contra a mulher, disciminação racial e direitos dos idosos, entre outros.

A Caravana culminará na manhã quinta-feira, dia 13, com a realização da I Conferência Regional de Direitos Humanos, no Auditório do Sesi, onde serão realizados os encontros temáticos e, no final, sistematizadas e encaminhadas as propostas surgidas nos diferentes grupos. Estes discutirão os temas de Reforma Agrária e política agrícola, discriminação e preconceito racial, violência contra a mulher, soberania e trabalho digno, destruição do meio-ambiente, sistema penitenciário, exploração sexual infanto-juvenil e direitos dos idosos.

A Conferência terá também o objetivo de divulgar para a população mossoroense a construção do Sistema Nacional de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos, que será realizada na IX Conferência Nacional de Direitos Humanos (Brasília, de 29 de junho a 2 de julho), e de formular as propostas da região sobre este assunto.

A Caravana deixará formada em Mossoró a primeira Comissão Permanente de Direitos Humanos da sociedade civil de um município do Estado, composta pela maioria das entidades que integram a comissão organizadora local. Esta articulação de entidades terá como missão levantar as violações de todos os direitos fundamentais sofridas pela população local, encaminhar denúncias para os órgãos de proteção dos Direitos Humanos estaduais, nacionais e internacionais, cobrar constantemente soluções ao poder público municipal e realizar ações de promoção dos direitos da pessoa e da cidadania na cidade.

O inteiro movimento da Caravana e Conferência de Direitos Humanos de Mossoró será dedicado à memória da professora de Natal Roberta Cláudia Bezerra Soares, vítima da covarde, hipócrita e selvagem violência contra a mulher.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- Mossoró: exclusão, humilhação e desigualdade

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br