Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 042 – 03/05/04

Pau dos Ferros receberá nos dias 5 e 6 a oitava Caravana de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte

Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste potiguar, receberá nas próximas quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de maio, a oitava Caravana de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte.

O projeto das Caravanas, organizado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal, visa levar os intrumentos - tanto institucionais quanto da sociedade civil - de proteção e promoção dos Direitos Humanos no Estado para as populações do interior, dando respostas concretas às demandas delas através do encaminhamento de propostas discutidas em encontros temáticos entre estas instituições e organizações, a sociedade civil e a população locais e a criação de um elo permanente entre estas realidades.

A Caravana de Direitos Humanos de Pau dos Ferros começará com uma caminhada pelo centro da cidade na manhã da quarta-feira, dia 5, acompanhada por apresentações teatrais da companhia local Elos Vida e do grupo de teatro de rua La Trupe.

No mesmo dia, a delegação da Caravana vinda de Natal realizará visitas temáticas ao Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, à comunidade Beira-Rio, à Delegacia da Polícia Civil e ao Açude 25 de Março para registrar a situação da assistência sanitária pública, das comunidades marginalizadas, das instituições de custódia e do meio-ambiente na cidade e formular propostas a serem cobradas ao poder público local.

Na quarta-feira, também serão realizados três encontros temáticos sobre violência contra a mulher, saúde e segurança pública onde organizações da sociedade civil do município e a população local levantarão problemas e formularão propostas que os órgãos de proteção dos Direitos Humanos vindos da capital do Estado e presentes nas reuniões se comprometerão a encaminhar.

A Caravana de Pau dos Ferros culminará na quinta-feira, dia 6, com a I Conferência Regional de Direitos Humanos do Alto Oeste Potiguar, onde serão apresentadas as propostas surgidas nos eventos do dia anterior e realizados os relativos encaminhamentos.

A Conferência, aberta a toda a população, também servirá para discutir a criação do Sistema Nacional de Direitos Humanos, formulando o aporte da região para a IX Conferência Nacional de Direitos Humanos, que terá lugar em Brasília de 29 de junho a 3 de julho.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- Pau dos Ferros: banalização da desumanidade

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br