Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 040 – 01/05/04

SOLIDARIEDADE CONTRA A BARBÁRIE NA PUBLICIDADE

Recebemos e, com muito prazer, divulgamos uma carta de apoio da coordenadora da área regional de violência do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) à ação do Conselho Estadual de Direitos Humanos, o Fórum de Mulheres, a Ouvidoria da Defesa Social do Rio Grande do Norte e o jornal Tecido Social, em nome de toda a Rede Estadual de Direitos Humanos - RN, contra a peça publicitária referente à concessionária de carros de Natal (RN) Via Costeira, produzida pela agência Lumina e publicada na edição de 29 de abril do jornal Tribuna do Norte, onde o rosto de uma mulher espancada é associado à carroceria amassada de um carro, com a chamada: "Mecânica, funilaria e pintura Via Costeira. Tá na cara que precisa".

Agradecemos o apoio do CLADEM e garantimos que nunca deixaremos cair este episódio no esquecimento. Acompanharemos todo o processo de tramitação da nossa representação junto ao Ministério Público Estadual contra a agência Lumina, a multinacional alemã Wolkswagen e a concessionária Via Costeira até que seja emitido um parecer e a ação seja encaminhada para a Justiça.

Após esta representação, a agência de publicidade Lumina se comprometeu a retirar este anúncio do mercado e nunca mais produzir propagandas que insultem, agridam ou desrespeitem a dignidade da pessoa humana, especialmente da mulher: um compromisso que os organismos que compõem a Rede Estadual de Direitos Humanos - RN não vão deixar em nenhum momento de cobrar e fiscalizar. 

Também obtivemos o compromisso dos dois maiores diários do Estado - Tribuna do Norte e Diário de Natal - e da própria agência Lumina para participar de um ampla discussão pública sobre ética e propaganda que envolva a mídia, as agências de publicidade e os organismos de defesa e promoção dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte. 

Amigas do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher, obrigado por acompanhar este caso, pelo seu apoio e a sua solidariedade. Contamos com a participação de vocês no processo de monitoramento da nossa ação junto ao Ministério Público e dos compromissos assumidos pela agência Lumina e pela mídia, como também com a sua contribuição na discussão sobre publicidade e direitos da pessoa humana no nosso Estado. 

Antonino Condorelli

Veja também:
- CARTA DO CLADEM À REDE ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS – RN

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br