Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 040 – 01/05/04

CARTA DO CLADEM À REDE ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS - RN 

Para: Antonino Condorelli, Editor-chefe de Tecido Social
         Roberto Monte, Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos

De: Valéria Pandjiarjian, Coordenadora da Área Regional de Violência CLADEM 

Prezados amigos:

Na qualidade de coordenadora da área regional de violência do CLADEM - Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher, venho manifestar nosso total repúdio e indignação à  propaganda da concessionária de carros de Natal (RN) Via Costeira, a qual exibe o rosto de uma mulher espancada com a chamada: “Mecânica, funilaria e pintura Via Costeira. Tá na cara que precisa”, referida em notícia veiculada pelo Correio Tecido Social.

Cumprimentamos a ação imediata tomada pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, pelo Correio Tecido Social e demais pessoas e organizações junto ao jornal Tribuna do Norte, bem como pelo encaminhamento de denúncia ao Ministério Público Estadual para a tomada de providências legais cabíveis.

Faltam-me palavras para qualificar o que representa o conteúdo abusivo, discriminatório, antiético e antijurídico da mensagem veiculada.

Essa linha de propaganda vem corroborar nossa crescente preocupação e atuação com os métodos e meios publicitários utilizados para vender produtos, arregimentar consumidores e angariar lucros mediante a coisificação, desvalorização e desqualificação das mulheres; a banalização da violência contra as mulheres, em especial a doméstica, bem como a difusão de valores que violam as leis nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos.

Manifestamos também nossa imensa preocupação com o crescente apoio e cumplicidade do poder da mídia que permite a veiculação de publicidades dessa natureza. 

Em nosso entender, todas as pessoas e instituições envolvidas no patrocínio, produção e veiculação dessa propaganda devem ser chamados à responsabilidade nos termos da lei.

A propaganda patrocinada pela concessionária de carros de Natal (RN) Via Costeira (concessionária da multinacional da Wolkswagen), produzida pela agência de publicidade Lumina e publicada na edição de 29 de abril do jornal Tribuna do Norte, no Rio Grande do Norte, deve ser imediatamente retirada de circulação, bem como devem ser tomadas das medidas legais cabíveis para punição e reparação dos danos causados por todas as pessoas e instituições envolvidas nesse lamentável, triste e talvez até mesmo criminoso episódio que violam os direitos humanos das mulheres.

Estaremos atentas para acompanhar o processo de monitoramento das ações tomadas e esperamos que as autoridades competentes não deixem o fato impune, e tão pouco nós o deixaremos cair no esquecimento.

Contem com nosso apoio.

Atenciosamente, 

Valéria Pandjiarjian

CLADEM - coordenadora área regional de violência
E-mail:
violencia@cladem.org
Web:
www.cladem.org

Rua Oscar Freire, 1967/122 A
05409-011 São Paulo - SP - Brasil
Tel: (55 11) 30861681
Fax:(55 11) 30621874
E-mail:
lela.alp@zaz.com.br

Veja também:
- SOLIDARIEDADE CONTRA A BARBÁRIE NA PUBLICIDADE

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br