Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 039 – 01/05/04

Ceará-Mirim e Maracajaú: Caravana de Direitos Humanos em comunidades e assentamentos da zona rural

Nesta sexta-feira, dia 30 de abril, a Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (articulação em construção e permanentemente aberta de entidades da sociedade civil organizada e instituições do Estado que trabalham na proteção e promoção dos direitos da pessoa humana) realizará sua sétima Caravana de Direitos Humanos no município de Ceará-Mirim, na Região Canavieira.

O projeto das Caravanas, organizado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal, tem como objetivo levar os intrumentos institucionais de proteção e promoção dos Direitos Humanos no Estado para as populações do interior, dando respostas concretas às demandas delas através do encaminhamento de propostas discutidas em encontros temáticos entre estas instituições, a sociedade civil organizada e a população local e a criação de um elo permanente entre estas realidades.

Este último elemento, como demonstraram as Caravanas realizadas até hoje, é decisivo pois permite que as soluções encaminhadas sejam cobradas de maneira sistemática pela sociedade civil dos municípios e que as demandas das populações locais sejam levadas de maneira permanente aos organismos competentes.

A Caravana de Direitos Humanos de Ceará-Mirim apresentará uma importante novidade: ao invés do município como um todo, atingirá duas comunidades da zona rural e a comunidade litorânea de Maracajaú, no município vizinho de Maxaranguape.

As duas comunidades rurais são a de Massangana, na linha de trem que une Natal e Ceará-Mirim, onde serão realizados encontros temáticos na Escola Municipal Professora Maria Ester Paiva, e a de Rio dos Índios, à margem da BR-101 depois dos grandes engenhos da região, habitada por uma das poucas populações do Rio Grande do Norte que descende diretamente de indígenas, em grande parte proprietários de pequenas fatias de terra ameaçados pela prepotência e a sede de lucro de fazendeiros locais.

Em Massangana, serão discutidos os seguintes temas: Reforma Agrária e justiça social, desemprego e renda familiar, políticas públicas para a garantia dos direitos sociais (educação, saúde, transporte, meio-ambiente, etc.), drogas e violência na adolescência, violência contra a mulher e violência policial. Cada grupo temático originará uma série de propostas às quais os órgãos competentes darão os respetivos encaminhamentos.

Em Maracajaú, uma delegação da Caravana discutirá os problemas derivantes do modelo insustentável e predatório de desenvolvimento implantado pelas empresas de turismo de massa, elaborando propostas que irão para a Conferência Municipal de Direitos Humanos.

Durante a Caravana, será realizado também um encontro temático sobre concentração da propriedade fundiária e Reforma Agrária que reunirá trabalhadores rurais do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e outras organizações de luta pela terra procedentes de seis assentamentos existentes na região.

A Caravana culminará na I Conferência Municipal de Direitos Humanos de Ceará-Mirim, que terá lugar na Câmara Municipal a partir das 19:00. Nela, serão sistematizadas e encaminhadas as propostas e denúncias surgidas nos encontros temáticos.

Estas serão levadas também para a IV Conferência Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, que acontecerá em 21 de maio e definirá o aporte do Estado, em termos de propostas e demandas, para a IX Conferência Nacional de Direitos Humanos de junho/julho em Brasília, cujo objetivo será a criação de um Sistema Nacional de Proteção e Promoção dos Direitos Humanos.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- RIO DOS ÍNDIOS (CEARÁ-MIRIM). Um resquício indígena no vale do Ceará-Mirim
- MARACAJAÚ (MAXARANGUAPE). O turismo só traz miséria e devassa o meio-ambiente

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br