Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 023 – 03/03/04

Começam em Macau as Caravanas de Direitos Humanos

Nessa sexta-feira, dia 5 de março, começa em Macau (Região Salineira do Rio Grande do Norte) a construção da Rede Estadual de Direitos Humanos – RN (REDH-RN). Nos dias 5 e 6, a cidade receberá a primeira Caravana Estadual de Direitos Humanos, realizada pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal em parceria com diversas organizações da sociedade civil e instituições do Estado que trabalham com Direitos Humanos.

Pela primeira vez, graças a Caravana, estarão presentes no município mecanismos estaduais de proteção aos Direitos Humanos que, geralmente, nunca chegam às populações periféricas: o Ministério Público Estadual (na pessoa do Procurador Geral de Justiça, Fernando Vasconcelos), a Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias (CODEM) da Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania (SEJUC) do Governo do Estado, a Ouvidoria da Defesa Social, a Corregedoria da Defesa Social, os promotores de Justiça estaduais Moema de Andrade Pinheiro e Eduardo Cavalcanti e o Fórum de Mulheres do RN.

Os principais objetivos da Caravana serão encaminhar denúncias aos órgãos presentes e articular a sociedade civil, os poderes públicos e a população locais para criar um núcleo permanente de Direitos Humanos na cidade, parte da Rede Estadual em construção. A missão deste núcleo será promover os Direitos Humanos na cidade e ser um elo permanente entre a população local e os mecanismos estaduais, nacionais e internacionais de proteção aos direitos da pessoa humana, para que as demandas, exigências e denúncias dos cidadãos de Macau cheguem a este súltimos e sejam atendidas.

A Caravana de Direitos Humanos de Macau chegará à cidade em uma topic munida de estandarte e, desde a manhã da sexta-feira, começará sua ação nas ruas, nas sedes institucionais e nas redações de rádios e jornais locais. A companhia de teatro de rua La Trupe divulgará o que está acontecendo, enquanto os participantes da Caravana realizarão visitas aos três poderes públicos municipais e às redações das rádios locais, às quais será entregue um CD de audio com spots e informações sobre Direitos Humanos. Durante a tarde, haverá encontros temáticos entre a sociedade civil municipal e as instituições estaduais presentes nos quais serão discutidas as mais graves violações sofridas pela população local e serão  encaminhadas denúncias. Os temas tratados serão a violência contra os pescadores por parte da empresa Salinor e a relação espúria entre esta última e a polícia da cidade, as ameaças de despejo aos moradores da Vila Industrial da Alcanorte, a situação sub-humana dos marisqueiros, a violência contra a mulher e a destruição do meio-ambiente. À noite, haverá o lançamento do N. 1 impresso de Tecido Social, jornal da REDH-RN, e mais tarde o de um CD-ROM dedicado ao militante social macauense Floriano Bezerra, além de atividades culturais variadas.

A Caravana culminará na realização da I Conferência Municipal de Direitos Humanos de Macau, que terá lugar no sábado às 14hs no teatro Porto de Ama. Nela, além de se criar o núcleo de Direitos Humanos local, se discutirão propostas para a IV Conferência Estadual de Direitos Humanos do RN, que terá lugar em maio, que por sua vez definirá o aporte do Estado à IX Confêrencia Nacional, em Brasília no final de junho.

A central operativa da Caravana será a sede da Comissão de Justiça e Paz, organização da Diocese de Macau, no Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório (R. Padre João Clemente, S/N – Centro). Para mais informações e para saber como participar, contatar com um dos seguintes telefones: 0xx84 521-1168; 0xx84 9977-8702; 0xx84 8808-1476.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- Macau, uma população humilhada
- REDH-RN E CARAVANAS DE DIREITOS HUMANOS: Direitos Humanos em todos os municípios do RN

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br