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5. AVALIAÇÃO DE ALGUNS ELEMENTOS DO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO PERÍODO 90/91

 

Houve crescimento do processo formativo, no conjunto nacional, ao mesmo tempo em que houve inter­rupção, em vários centros, por pro­blemas de sustentação financeira, exigências das atividades emergen­ciais e/ou por dificuldades de diferen­tes naturezas.

O andamento do processo de for­mação nos regionais seguiu um rit­mo e conteúdos próprios, a partir das decisões de cada Regional.

A necessidade da formação foi ad­quirindo clareza, explicitação e siste­matização, e foram sendo dadas res­postas a partir do próprio regional e centros de DH.

A inviabilidade financeira de reúne a comissão nos regionais e a Co­missão Nacional no final de 1990 e como o Seminário nacional de julho de 1991 não contou com a presença da maioria dos integrantes da Co­missão Nacional, ficou prejudicado e acompanhamento, a análise e a ava­liação do programa, na medida em que vários conselheiros e secretários exe­cutivos presentes não tinham conseguido produzir uma análise e ava­liação no Regional, anterior a sua participação no evento.

As correspondências, os contatos telefônicos, as visitas não foram sufi­cientes para urna profunda articulação entre as práticas nos estados, regio­nais e país. 

- Sugestões para a Secretaria Nacional de Formação 

A formação não é um fim em s mesma e nem para o MNDH. Ela é um meio para que a luta dos DH, contra a violência e a favor da vida, seja efi­ciente e eficaz.

É um programa a serviço dos desa­fios da prática e da utopia da luta, a favor da CIDADANIA E DEMO­CRACIA. 

Algumas ações fundamentais: 

1. Desenvolver ações formativas, que visem à compreensão das formas de violência, buscando a construção das relações democráticas e o exercício da Cidadania, fazendo da metodologia da práxis, da sistematização, da pesquisa e do planejamento, um meio, a fim de:

1.1. aprofundar a formação dos mili­tantes;

1.2. assessorar os grupos dos movi­mentos populares, sindicais, pastorais, partidos, em todas as instâncias            organizativas do MNDH.

2. Possibilitar o encontro dos inte­grantes da Comissão Nacional de Formação, Comunicação e Contra a Violência, na sua especificidade e in­ter-relação. 

3. Criar condições para que os Conselheiros Nacionais e Secretários Re­gionais acompanhem, nos seus regionais, o trabalho dos programas e das demais ações, a fim de que as reu­niões do Conselho possibilitem uma real análise e avaliação nacional da prática do MNDH. 

4. Continuar o aprofundamento da - análise histórica do MNDH e das suas características fundamentais a partir dos CDHs. 

5. Contribuir com os demais progra­mas e secretaria executiva do MNDH, na produção de um plano estratégico para o decênio.

 

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