4.
ALGUMAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
4.1.
Pesquisa sobre os CDHs do país para caracterizar o MNDH
4.1.1.
Elaboração do questionário preliminar e fina] da pesquisa sobre
as “Características fundamentais do MNDH — 1991”.
4.1.2.
Elaboração do plano de análise da pesquisa sobre os CDLI no país,
para o trabalho de tabulação manual.
4.1.3.
Tabulação manual dos dados de 43 Centros, na primeira etapa.
4.1.4.
Elaboração do plano de análise dos dados informatizados e
acompanhamento das atividades de tabulação e análise dos 91
Centros e entidades que devolveram o questionário.
4.1.5.
Redação da análise dos dados tabulados, em nível nacional.
4.1.6.
Produção do Relatório preliminar da pesquisa: “Características
fundamentais do Movimento Nacional de Direitos Humanos: 1991”.
4.1.7.
Produção de material didático para apresentação da pesquisa
no 7º Encontro Nacional.
4.2.
Produção de estudos, de propostas e relatórios
4.2.1. A
Secretaria de Formação, desde março de 1990, propôs ao
Secretariado Nacional que a questão da formação fosse visto, ao
mesmo tempo, específica e conjunta. Específica, no que concerne
à linha de formação na metodologia da práxis e aos seus
pressupostos. Conjunta, na medida em que, na prática, a formação
não é um fim, mas um início de interligar, pela metodologia,
a forma de trabalhar no MNDH. A metodologia é uma questão para
todos os programas, tendo em vista a aprendizagem de práticas
que construam novas relações: as da transformação social.
Nessa
perspectiva, decidimos fazer estudos conjuntos sobre a metodologia
da praxes.
4.2.2.
Elaboração do programa do 1~ Seminário Nacional de Formação,
Comunicação e Violência, bem como atuação na execução
do mesmo.
4.2.3.
Elaboração de um anteprojeto de Pesquisa Nacional sobre o MNDH,
a partir da experiência do Nordeste, Leste 1, e Regional Sul 11,
que foi enviada para ser testada cm iodos os regionais.
4.2.4.
Elaboração do relatório do 1º Seminário Nacional de Formação,
Comunicação e Violência, junto com a Secretaria Executiva
Nacional e a Secretaria do Centro-Oeste.
4.2.5.
Elaboração do relatório da visita a algumas entidades .(ONG
da Europa), com diversos dados de cada entidade, entregue aos
Conselheiros, Regionais e Centros de Direitos 1-lumanos do pais.
4.2.6.
Produção do texto-subsídio para o VII Encontro Nacional
Direitos Humanos: unia luta contra as violências, a favor da
vida, do exercício da cidadania e das relações democráticas”.
4.2.7.
Análise do projeto do vídeo sobre os dez anos do MNDH.
4.3.
Traduções, publicações e divulgação de experiências
4.3.1.
Tradução de três textos sobre sistematização e Educação Popular,
do Centro de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL -
Chile).
4.3.2.
Publicação do volume: “Processo de Sistematização e
auto-avaliação da educação popular: Sugestões”.
4.3.3.
Divulgação de seis experiências sistematizadas pelos
regionais, que foram o conteúdo de análise da prática na
formação nacional, no Seminário Nacional dos programas, 1990.
4.4.
Contatos com outras entidades
Visitas
às diferentes entidades financiadoras, na Europa, por ocasião
de uma viagem-convite, em atividade profissional de caráter técnico-científico
(novembro/dezembro/1 990), a fim de apresentar o MNDH e viabilidades
de apoio a projetos.
4.5.
Participação
4.5.1.
Encontro do Sul 1 — SP —1990.
4.5.2.
Reuniões da Secretaria Nacional (03/90 e 03/91).
4.5.3.
Seminário Nacional de Formação, Comunicação e Violência
(julho/90 e julho/91).
4.5.4.
Cursos de Formação e Assembléia no Regional Sul II —90/91:
7 cursos e 1 assembléia.
4.5.5.
Curso de Formação em Rio Branco — Centro de Defesa da Diocese
do Acre — 1991.
4.5.6.
Dia de análise — Norte 1 —Centro DH de Manaus 1991.
4.5.7.
Assembléia Regional Leste II — Belo Horizonte — 1991.
4.5.8.
Curso de Sistematização — Goiânia — 1991.
4.5.9.
Seminário Nacional dos programas e Reunião do Conselho
Nacional.
4.5.10.
Assembléia Regional Sul II.
4.5.11.
Reunião do Secretariado Nacional — Caxias do Sul -RS.
4.5.12.
Curso: Movimento Popular e a Pró-Central - RS
4.5.13.
Correspondência aos CDH do país com vista a cadastrar o material
didático existente e a produção de um vídeo e slides sobre a
questão da formação.
Organização
do arquivo com cópia de todo material produzido e relat6.-rios da
Secretaria Nacional.
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