Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 1935 Mapa Natal
 1935 Mapa RN
 ABC da Insurreição
 ABC dos Indiciados
 ABC Personagens
 ABC Pesquisadores
 Jornal A Liberdade
 1935 Livros
 1935 Textos e Reflexões
 1935 Linha do Tempo
 1935 em Audios
 1935 em Vídeos
 1935 em Imagens
 1935 em CD-ROM
 Nosso Projeto
 Equipe de Produção
 Memória Potiguar
 Tecido Cultural PC
 Curso Agentes Culturais
 Guia Cidadania Cultural
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede DHnet
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN

Insurreição Comunista de 1935
em Natal e Rio Grande do Norte

1935 Setenta anos depois
Isaura Amélia Rosado Maia e Laélio Ferreira de Melo (Organizadores)

 

 

 

 

 

Nosso Projeto | Mapa Natal 1935 | Mapa RN 1935 | ABC Insurreição | ABC dos Indiciados | Personagens 1935 | Jornal A Liberdade | Livros | Textos e Reflexões | Bibliografia | Linha do Tempo 1935 | Imagens 1935 | Audios 1935 | Vídeos 1935 | ABC Pesquisadores | Equipe de Produção

 

O povo não tinha mágoa
Francisco Meneleu dos Santos

Primeiro eu quero agradecer a Isaura Rosado, a oportunidade de estar aqui neste seminário para falar sobre a Revolução de 1935. Agradeço também ao deputado Betinho Rosado que ofereceu as passagens para mim e minha família, proporcionando este momento de encontro com esta platéia de jovens e velhos amigos. Na lista dos agradecimentos, eu parabenizo o Governo do Estado, a professora Vilma Maria de Faria que, com sabedoria, desenvolve programa como este, onde a história e o resgate de momentos importantes dão a tônica do encontro e preparam para a posteridade documentos históricos.

Eu não sou de muita fala, mas tentarei dizer algumas coisas, relembrar fatos e vivências durante a Revolução de 1935. Quero começar dizendo que fiz parte dessa revolução. Eu não era político, também não era comunista, eu era apenas um operário, que trabalhava para sobreviver. No dia 23 de novembro de 1935, eu estava trabalhando no jornal A Ordem, era um jornal católico, que tratava só de assuntos religiosos, mas de manhã cedo veio uma patrulha do 21BC, e levou todos os companheiros gráficos para compor, para fazer parte da revolução. Me entregaram um fuzil, mas eu não sabia nem mexer num fuzil, e disse a eles que não podia ir combater ao lado dos outros, então eles perguntaram o que era que eu fazia, eu disse que eu era gráfico, tipógrafo, então eles me mandaram para a oficina de A República, para compor e imprimir A Liberdade, o jornal do partido. Fui com outros companheiros e comecei a trabalhar.

Quando o jornal saiu, fui pra casa e notei que o povo estava muito satisfeito com a revolta, o povo estava alegre, sem fome, naquele dia houve fartura para todos, a passagem do bonde diminuiu para cem réis, e assim continuou. Eu imaginei que estivesse tudo muito bem.

O Partido Comunista naquele tempo era muito bem organizado, não ofendeu a ninguém, todos os adversários não sentiram nenhuma pressão. No entanto, no dia 27 de novembro, eu fui preso lá na Tavares de Lira e conduzido para o quartel da polícia, onde fiquei por quatro horas. De lá, me mandaram para a detenção, eu e vários companheiros, então peguei o “tintureiro”, carro que conduzia os presos, saí em fila com os companheiros e fomos para a detenção. Na detenção nos jogaram numa cela sem porta. Vi companheiros sendo torturados. Lembro quando entrou um rapaz, não sei se era o Lauro Lago, eu não me lembro bem, deram uma coronhada na testa dele, ele caiu e jogaram dentro da cela, ele ficou lá sofrendo.

Passados uns cinco ou seis dias, me tiraram da detenção e me mandaram para a Escola de Artífice, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, no centro de Natal, onde fiquei um mês. Lá o tratamento era melhor, pelo menos a gente tinha comida todo dia.

Na detenção tinha uma vantagem, a amizade com os colegas de infortúnio, isso já em outra época. Tínhamos vários amigos, fiz muitas amizades, com presos políticos inclusive com José Macêdo, Lauro Lago, Quintino, Miguel Moreira e vários outros. O tratamento do presídio não era dos piores, porque as autoridades nos respeitavam. Na verdade, não eram favoráveis, mas respeitavam. Meu pai estava em Mossoró quando fui preso, então ele veio a Natal e conseguiu me levar para Mossoró.

Fiquei em Mossoró por três anos, o julgamento correu à revelia. Soube depois de alguns anos que eu tinha sido condenado pelo Tribunal de Segurança Nacional. Esse era um tribunal de exceção do Governo Vargas. Fui preso novamente e retornei a Natal, onde sofri em vários momentos. Na verdade, não eram torturas físicas, mas torturas psicológicas. Minha companheira sofreu muito em Mossoró, ela estava doente e eu não podia ajudá-la. Naquela época, Aldo Fernandes era secretário de polícia, aquele homem não tinha coração, eu pedia para dar assistência a minha companheira e ele não deixava.

Lembro bem de todos os meus amigos, na detenção eram bons colegas, brincalhões, e assim a gente passava o dia, alimentados com a nossa amizade. Tinha um pobre de nome Coutinho. Coutinho era um senhor idoso, dos seus setenta anos, porque falava demais (no bom sentido) foi preso. Pobre do velho! Ele ficou lá vários meses. Tinha outro preso de nome Zé Paulo, que tinha dificuldade de visão, era míope, também evangélico, pregava a religião dele, ao modo dele. Era bem engraçado. Quando contávamos anedotas, ele tapava os ouvidos para não ouvir aquelas palavras obscenas. Na verdade, fazia que tapava os ouvidos para pensarmos que era puritano.

Assim a vida passou e a gente foi atravessando todas essas coisas, mas o sofrimento foi grande. Me prenderam quando eu tinha dezoito anos e fui condenado a seis anos e seis meses. Fui anistiado em 1982, porque na primeira anistia que houve eu não fui contemplado por já ter cumprido a pena. Só fui anistiado porque recorri e a Comissão de Anistia me anistiou. Agora tenho uma pensão vitalícia que ajuda a passar os restantes dias da minha vida.

Agora, voltando ao princípio, a revolução foi calma, não houve morte, não houve espancamento, houve respeito, todo mundo era respeitado, o povo alegre. A gente notava que o povo não tinha mágoa e nem tinha ressentimento com os revolucionários.

Como não tenho vocação para falar, digo o que sinto, é isto que estou fazendo agora.

Francisco Meneleu dos Santos
Gráfico

^ Subir

Nosso Projeto | Mapa Natal 1935 | Mapa RN 1935 | ABC Insurreição | ABC dos Indiciados | Personagens 1935 | Jornal A Liberdade | Livros | Textos e Reflexões | Bibliografia | Linha do Tempo 1935 | Imagens 1935 | Audios 1935 | Vídeos 1935 | ABC Pesquisadores | Equipe de Produção

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: dhnet@dhnet.org.br Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
Linha do Tempo RN Rio Grande do Norte
Memória Histórica Potiguar
Combatentes Sociais RN
História dos Direitos Humanos RN Rio Grande do Norte
Guia da Cidadania Cultural RN
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Brasil de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Direito a Memória e a Verdade
Projeto Brasil Nunca Mais
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Djalma Maranhão
Othoniel Menezes Memória Histórica Potiguar
Luiz Gonzaga Cortez Memória Histórica Potiguar
Homero Costa Memória Histórica Potiguar
Brasília Carlos Memória Histórica Potiguar
Leonardo Barata Memória Histórica Potiguar
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular CDHMP RN
Centro de Estudos Pesquisa e Ação Cultural CENARTE