Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

   



APOSTA

NA GOTA D’ÁGUA  

 O empresário José Mindlin fala ao Jornal da Rede sobre como construir a cidadania dentro e fora da empresa. São relatos de quem passou a vida entre livros e profundamente motivado pelo processo de soluções dos problemas políticos, econômicos, culturais e sociais do Brasil. 

Jornal da Rede: como o senhor entende a palavra cidadania, uma palavra que possui diversos entendimentos e ao redor da qual há muito desentendimento? 

José Mindlin: Eu vejo o exercício da cidadania como uma preocupação do cidadão com os seus direitos e com o respeito aos direitos que existem na própria sociedade. Infelizmente, hoje no Brasil o exercício de cidadania ainda é muito reduzido. Acho importante todo o esforço que se faça para criar este interesse de forma generalizada. Nós criticamos muitas vezes o governo, seja o executivo, seja o legislativo, mas o voto não é dado na realidade como um exercício de cidadania e sim como cumprimento de uma obrigação. Eu acho o voto compulsório uma aberração de democracia. Seria importante que as pessoas votassem porque achassem isso uma coisa importante. O que acontece hoje é que, no voto compulsório, a grande maioria dos eleitores dá o seu voto e depois nem se lembra em quem votou e não acompanha a atuação dos representantes eleitos, que ficam à vontade para cumprir ou não as promessas de campanha.  

JR: Existe uma corrente que defende o voto compulsório apontando que o Brasil não tem maturidade política e isso favorecia a proliferação de currais eleitorais. Como o senhor rebateria esta corrente?  

Mindlin: Penso que é contrário. O voto compulsório permite a formação de currais eleitorais. Se a gente constata que um país com 160 milhões de habitantes tem um colégio eleitoral de 105 milhões, é fácil imaginar que a maior parcela destes 105 milhões não tem o preparo suficiente para votar como expressão de sua vontade. É facilmente manipulável o voto pela televisão, pela mídia e pelo clientelismo. De um modo geral, está faltando o exercício da cidadania. O interesse por este tema deveria começar desde a infância, já no curso primário.  

JR: Um dos principais fatores que impedem o brasileiro de exercer sua cidadania é a ignorância?  

Mindlin: é. Por isso mesmo que eu digo é que deveria ser introduzido o tema desde a ensino primário, como elemento importante de educação. Quando estudante ginasial tive uma experiência interessante no Colégio Rio Branco. Lá os diretores sugeriram a criação de uma Associação Escolar do Rio Branco, que era uma miniatura da República. Tinha o Presidente, os ministros, que se chamavam secretários e tinha uma assembléia formada por representantes de todas as classes eleitos pelos alunos. Foi aí, creio, que surgiu em mim o interesse pela política. Todos os que freqüentaram o Rio Branco naquela época se tornaram cidadãos conscientes. E esta é uma experiência que poderia ser repetida de uma forma bem mais ampla. Jogo a idéia porque eu pude verificar por experiência própria a validade dessa iniciativa.

 

JR: Partindo do princípio de que temos muitas crianças fora da escola e as pessoas já chegam ao mercado de trabalho minadas em sua educação, como conseguir fazer uma agenda mínima dentro de uma empresa para criar a consciência de cidadania junto às pessoas que nela trabalham?

 

Mindlin: Primeiro é preciso criar consciência nas pessoas da própria empresa sobre a importância do processo. Sou um otimista incorrigível, mas objetivo. Não é um otimista panglossiano. Eu acho que está crescendo essa consciência da responsabilidade social da empresa. E uma das facetas desta responsabilidade é exatamente o apoio à educação, dentro e fora da empresa. No Brasil existe muito a atitude de que educação, saúde e todas estas necessidades humanas básicas são problema do estado. O que, a meu ver, é um grande equívoco. Elas são responsabilidades do estado, mas não só dele. É uma responsabilidade social bem mais ampla. Eu costumo dizer que a empresa não é uma finalidade em si mesma e sim um instrumento de desenvolvimento social, de sorte que a empresa que apoia a educação, a cultura, a saúde, enfim, apoia toda a comunidade, não está fazendo favor nenhum. Está cumprindo uma obrigação social. E creio que hoje já existem bastantes iniciativas – não suficientes, mas numerosas – neste sentido. A Câmara Americana de Comércio tem adotado escolas e procurado fazer com que empresas adotem escolas. Existe o trabalho da Abrinq em favor da educação infantil. Sou do conselho da Vitae e ela concentra suas atividades de apoio a educação no incentivo ao ensino básico. Acho que realisticamente não podemos ter a ilusão de que esforços vão mudar o quadro a curto prazo, mas através da educação, da geração de ensino básico e ensino médio poderá se formar uma geração de cidadãos conscientes dentro de 10 ou 15 anos. É uma coisa mais de longo do que de médio prazo, mas justamente por isso é uma coisa que exige que se comece a fazer desde logo.

 

JR: A educação de uma forma geral já seria suficiente para cumprir os objetivos de educar para a cidadania?

 

Mindlin: Não, este é um tema específico dentro da educação. Não adianta saber bem geografia, quais as capitais da África, para se tornar um cidadão. É preciso que o tema seja discutido especificamente. Eu estive recentemente num seminário sobre ética na empresa e algumas empresas apresentaram códigos, um pouco no sistema do manual americano, que revelavam até uma certa ingenuidade, achando que fazendo o código o assunto está resolvido. Eu então insisti muito sobre a importância da catequese, da formação de mentalidade, porque se códigos fossem suficientes para que a ética prevalecesse, provavelmente bastariam os dez mandamentos. Mas a gente vê que os dez mandamentos não resolveram. A meu ver, a preocupação com ética está crescendo. Paradoxalmente eu diria que foi um serviço que o Collor prestou ao país. O grau de antiética foi tal que detonou uma preocupação de produção da ética não só nos negócios como na vida em geral. É ingenuidade a gente achar que isto está resolvido, que a ética prevalece. Estamos longe disto, mas a preocupação com ética está crescendo e isto permite esperar que as coisas melhorem.  

JR: Hoje nós vemos que há uma valorização muito grande do indivíduo em detrimento da sociedade. Isto seria impedimento para o desenvolvimento pleno da cidadania? 

Mindlin: Tudo volta ao problema de formação de mentalidade. É um erro que uma pessoa que vive em condições satisfatórias se contenta com isso sem ver o que se passa em volta. Na realidade, a preocupação deve ser uma organização social justa, uma distribuição de renda adequada, procurando elevar o nível de vida da população. Isto feito, é claro que o indivíduo viverá mais tranqüilo e com a consciência mais tranqüila também. De modo que eu acho que a preocupação é com formar-se um mecanismo em que o indivíduo, se preocupando com a sociedade, chegue a um bom exercício da cidadania. No fundo, as coisas são óbvias, não é um problema complexo. É que a maior parte ainda vive egoisticamente.  

JR: Existe uma cultura do egoísmo, de não mexer no problema?  

Mindlin: Não, isto está mudando. Se generalizarmos a gota d’água que cada um pode levar o processo, chegaremos a um esforço significativo. O problema é muito vasto, difícil e existe uma tendência das pessoas pensarem que não adianta fazer este esforço porque o problema é maior do que qualquer um pode resolver. Ele realmente o é, mas se você somar as gotas d‘água de alguns milhões de quaisquer uns, você vai resolver o problema.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar