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Modelos de Cartas para Você Reclamar

(publicado pelo IDEC, em 1998)

 

1) Carta para reclamar de defeito em um produto

2) Carta ao fornecedor que não solucionou o problema no prazo

3) Carta para a reclamação de serviços

4) Carta de reclamação de produto comprado fora do estabelecimento comercial

5) Carta de reclamação de produtos não recebidos

 

 

Antes de mais nada, preste atenção no seguinte:

Se você tiver dúvida para escrever a carta que você precisa, conforme os modelos que estão a seguir, peça ajuda a um vizinho, ou a quem dirige a associação do seu bairro.

Você deve fazer uma cópia da carta.

Se você entregar acarta pessoalmente. peça para o recebedor assinar a cópia.

Se você mandar a carta pelo correio, mande re­gistrada, com aviso de recebimento, que o correio depois manda assinado para você.

Desse jeito, você poderá provar, se for preciso, que enviou as cartas nos prazos que a lei manda. E garante ainda mais os seus direitos. 

1) Carta para reclamar de defeito em um produto 

esta carta é para pedir conserto de um bem durável, aquele que deve durar bastante. Mas você terá direito de escolher o que você quiser (a troca ou a devolução do dinheiro). Se for um produto essencial, como já vimos (por exemplo, uma geladeira, um fogão, um colchão) aí também você pode escolher: a troca ou a devolução imediata do que você pagou. Portanto, neste caso quem escolhe é você e não o fornecedor. 

Ilmo. Sr.

Gerente ou proprietário

(colocar aqui o nome da firma ou da loja)

 

Sirvo-me da presente carta para fazer a seguinte reclamação:

Em (colocar a data) comprei neste estabelecimento

(escrever o que foi comprado e a quantidade), que apresentou o seguinte defeito:

(escrever em seguida qual o defeito).

Como estou dentro do prazo para reclamar, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, e constatando que o defeito compromete o bom funcionamento do meu (colocar o nome do produto ou aparelho), venho solicitar a solução para o meu problema, que pode ser:

a troca por um igual ou a devolução imediata da quantia paga (escolha o que você quiser). 

Aguardo contato no prazo de sete dias a partir do momento que o sr. receber esta carta, para que o defeito seja reparado no prazo máximo de 30 dias. 

Desde já agradeço sua atenção.

(colocar o local e data)

(fazer a assinatura) 

2) Carta ao fornecedor que não solucionou o problema no prazo 

este modelo é para mandado para a loja onde você comprou o produto, no seguinte caso: o produto está na garantia, deu defeito e a loja não cumpriu o prazo de 30 dias para fazer o conserto pedido.  

Ilmo. Sr.

Gerente ou Proprietário

(colocar o nome da firma ou loja) 

Sirvo-me da presente para lazer a seguinte reclamação:

Em (colocar a data) comprei nesse estabelecimento (colocar a quantidade e o nome do produto), o qual apresentou os seguintes defeitos: (dizer qual foi o defeito ou os defeitos, se tiver mais de um).

Em (colocar a data do envio da primeira carta) enviei uma carta pedindo a solução do problema. Até agora, porém, nada foi feito.

Dessa forma, como o prazo de 30 dias já está vencido, solicito, como manda o Código de Defesa do Consumidor:

(aqui, você tem direito de escolher uma destas duas formas de resolver o assunto. Só uma das duas deve ser escrita na carta, a que você preferir).

(1) substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.

(2) devolução imediata da quantia que paguei. com correção monetária.

 

Caso o que estou pedindo não seja atendido num prazo de sete dias, entrarei em contato com o Procon ou com o Juizado Especial.

 

Desde já agradeço sua atenção.

(colocar o local e a data)

(fazer a assinatura)

 

3) Carta para a reclamação de serviços 

Este modelo de carta é para o caso de você mandar fazer um serviço que não ficou bem feito e que você pagou por ele, porque já havia vencido a garantia do fabricante e da lei. Neste caso você tem direito de reclamar até 90 dias depois de feito o conserto. 

Ilmo. Sr.

Gerente (ou o dono, se for o caso)

(colocar o nome da firma)

 

Sirvo-me da presente para fazer a seguinte reclamação:

Em (colocar a data) contratei com esse estabelecimento o conserto (colocar aqui o conserto pedido e o produto), mas o serviço deu o seguinte problema:

(colocar aqui o problema que aconteceu).

Desta forma, como ainda estou dentro do prazo para reclamar, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, solicito a solução do problema, da seguinte forma:

(aqui você escolhe o que prefere para resolver questão. Só uma das duas deve ficar na carta).

(1)   fazer o serviço de novo.

(2)   devolver imediatamente a quantia que foi paga pelo serviço, com correção monetária.

Caso o meu pedido não seja atendido dentro de sete dias entrarei em contato com o Procon ou com o Juizado Especial para que sejam tomadas as providências necessárias.

Desde já agradeço sua atenção.

(colocar o local e a data)

(fazer a assinatura). 

4) Carta de reclamação de produto comprado fora do estabelecimento comercial 

Este modelo é de carta para ser enviada à firma vendedora no caso de você comprar alguma coisa que vieram vender na porta de sua casa, por exemplo. Você tem o direito de se arrepender até sete dias depois de receber a mercadoria. Este modelo de carta serve também para produto comprado pelo telefone ou pelo correio. Basta dizer como foi feita a compra, dar a data do pedido e a da entrega. Não se esqueça de mandar a carta registrada, com aviso de recebimento.

 

Ilmo. Sr.

Gerente (ou Proprietário)

(colocar o nome da firma)

 

Sirvo-me da presente para fazer a seguinte reclamação:

Em (colocar a data) comprei do vendedor (colocar o nome do vendedor, que está no pedido que ficou com você) o seguinte: (colocar a quantidade e o que foi comprado).

Entretanto, não tenho mais interesse no produto e por isso venho pedir o cancelamento da compra e a devolução do que já foi pago, sem qualquer custo para mim. Peço isto porque ainda estou no prazo de sete dias que o Código de Defesa do Consumidor dá para eu me arrepender quando a compra não é feita no estabelecimento comercial.

 

Desde já agradeço a sua atenção.

(colocar local e data)

(fazer sua assinatura)

 

5) Carta de reclamação de produtos não recebidos

 

Este modelo é para quando você faz uma compra, paga tudo ou a entrada (se fizer crediário) e depois não recebe a mercadoria em casa, como ficou combinado com a loja e marcado na nota fiscal.

 

Ilmo. Sr.

Gerente

(colocar o nome da empresa)

 

Sirvo-me da presente para fazer a seguinte reclamação:

 

Em (colocar a data) adquiri desta empresa (colocar a quantidade e o produto) e a entrega foi combinada para o dia (colocar a data prometida para entrega). Já paguei (escreva se foi tudo ou a entrada, no caso de ter comprado a crédito), conforme comprovante que segue junto desta carta (colocar xerox do comprovante do que foi pago). Até agora, porém, não recebi a mercadoria, como foi prometido pela loja.

Dessa forma, peço que cumpram com sua parte no prazo de sete dias a contar do recebimento desta carta. Se não receber a mercadoria nesse prazo irei procurar um órgão de defesa do consumidor para que sejam tomadas as providências, conforme manda o Código de Defesa do Consumidor.

 

Desde já agradeço sua atenção.

(colocar local e data)

(fazer sua assinatura).

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