Modelos
de Cartas para Você Reclamar
(publicado
pelo IDEC, em 1998)
1)
Carta para reclamar de defeito em um produto
2)
Carta ao fornecedor que não solucionou o problema no prazo
3)
Carta para a reclamação de serviços
4)
Carta de reclamação de produto comprado fora do estabelecimento
comercial
5)
Carta de reclamação de produtos não recebidos
Antes
de mais nada, preste atenção no seguinte:
Se
você tiver dúvida para escrever a carta que você precisa,
conforme os modelos que estão a seguir, peça ajuda a um vizinho,
ou a quem dirige a associação do seu bairro.
Você
deve fazer uma cópia da carta.
Se
você entregar acarta pessoalmente. peça para o recebedor assinar
a cópia.
Se
você mandar a carta pelo correio, mande registrada, com aviso
de recebimento, que o correio depois manda assinado para você.
Desse
jeito, você poderá provar, se for preciso, que enviou as cartas
nos prazos que a lei manda. E garante ainda mais os seus direitos.
1)
Carta para reclamar de defeito em um produto
esta
carta é para pedir conserto de um bem durável, aquele que deve
durar bastante. Mas você terá direito de escolher o que você
quiser (a troca ou a devolução do dinheiro). Se for um produto
essencial, como já vimos (por exemplo, uma geladeira, um fogão,
um colchão) aí também você pode escolher: a troca ou a devolução
imediata do que você pagou. Portanto, neste caso quem escolhe é
você e não o fornecedor.
Ilmo.
Sr.
Gerente
ou proprietário
(colocar
aqui o nome da firma ou da loja)
Sirvo-me
da presente carta para fazer a seguinte reclamação:
Em
(colocar a data) comprei neste estabelecimento
(escrever
o que foi comprado e a quantidade), que apresentou o seguinte
defeito:
(escrever
em seguida qual o defeito).
Como
estou dentro do prazo para reclamar, de acordo com o Código de
Defesa do Consumidor, e constatando que o defeito compromete o bom
funcionamento do meu (colocar o nome do produto ou aparelho),
venho solicitar a solução para o meu problema, que pode ser:
a
troca por um igual ou a devolução imediata da quantia paga
(escolha o que você quiser).
Aguardo
contato no prazo de sete dias a partir do momento que o sr.
receber esta carta, para que o defeito seja reparado no prazo máximo
de 30 dias.
Desde
já agradeço sua atenção.
(colocar
o local e data)
(fazer
a assinatura)
2)
Carta ao fornecedor que não solucionou o problema no prazo
este
modelo é para mandado para a loja onde você comprou o produto,
no seguinte caso: o produto está na garantia, deu defeito e a
loja não cumpriu o prazo de 30 dias para fazer o conserto pedido.
Ilmo.
Sr.
Gerente
ou Proprietário
(colocar
o nome da firma ou loja)
Sirvo-me
da presente para lazer a seguinte reclamação:
Em
(colocar a data) comprei nesse estabelecimento (colocar a
quantidade e o nome do produto), o qual apresentou os seguintes
defeitos: (dizer qual foi o defeito ou os defeitos, se tiver mais
de um).
Em
(colocar a data do envio da primeira carta) enviei uma carta
pedindo a solução do problema. Até agora, porém, nada foi
feito.
Dessa
forma, como o prazo de 30 dias já está vencido, solicito, como
manda o Código de Defesa do Consumidor:
(aqui,
você tem direito de escolher uma destas duas formas de resolver o
assunto. Só uma das duas deve ser escrita na carta, a que você
preferir).
(1)
substituição do produto por outro
da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.
(2)
devolução imediata da quantia que paguei. com correção monetária.
Caso
o que estou pedindo não seja atendido num prazo de sete dias,
entrarei em contato com o Procon ou com o Juizado Especial.
Desde
já agradeço sua atenção.
(colocar
o local e a data)
(fazer
a assinatura)
3)
Carta para a reclamação de serviços
Este
modelo de carta é para o caso de você mandar fazer um serviço
que não ficou bem feito e que você pagou por ele, porque já
havia vencido a garantia do fabricante e da lei. Neste caso você
tem direito de reclamar até 90 dias depois de feito o conserto.
Ilmo.
Sr.
Gerente
(ou o dono, se for o caso)
(colocar
o nome da firma)
Sirvo-me
da presente para fazer a seguinte reclamação:
Em
(colocar a data) contratei com esse estabelecimento o conserto
(colocar aqui o conserto pedido e o produto), mas o serviço deu o
seguinte problema:
(colocar
aqui o problema que aconteceu).
Desta
forma, como ainda estou dentro do prazo para reclamar, de acordo
com o Código de Defesa do Consumidor, solicito a solução do
problema, da seguinte forma:
(aqui
você escolhe o que prefere para resolver questão. Só uma das
duas deve ficar na carta).
(1)
fazer o serviço de novo.
(2)
devolver imediatamente a quantia que foi paga pelo serviço,
com correção monetária.
Caso o
meu pedido não seja atendido dentro de sete dias entrarei em
contato com o Procon ou com o Juizado Especial para que sejam
tomadas as providências necessárias.
Desde
já agradeço sua atenção.
(colocar
o local e a data)
(fazer
a assinatura).
4)
Carta de reclamação de produto comprado fora do estabelecimento
comercial
Este
modelo é de carta para ser enviada à firma vendedora no caso de
você comprar alguma coisa que vieram vender na porta de sua casa,
por exemplo. Você tem o direito de se arrepender até sete dias
depois de receber a mercadoria. Este modelo de carta serve também
para produto comprado pelo telefone ou pelo correio. Basta dizer
como foi feita a compra, dar a data do pedido e a da entrega. Não
se esqueça de mandar a carta registrada, com aviso de
recebimento.
Ilmo.
Sr.
Gerente
(ou Proprietário)
(colocar
o nome da firma)
Sirvo-me
da presente para fazer a seguinte reclamação:
Em
(colocar a data) comprei do vendedor (colocar o nome do vendedor,
que está no pedido que ficou com você) o seguinte: (colocar a
quantidade e o que foi comprado).
Entretanto,
não tenho mais interesse no produto e por isso venho pedir o
cancelamento da compra e a devolução do que já foi pago, sem
qualquer custo para mim. Peço isto porque ainda estou no prazo de
sete dias que o Código de Defesa do Consumidor dá para eu me
arrepender quando a compra não é feita no estabelecimento
comercial.
Desde
já agradeço a sua atenção.
(colocar
local e data)
(fazer
sua assinatura)
5)
Carta de reclamação de produtos não recebidos
Este
modelo é para quando você faz uma compra, paga tudo ou a entrada
(se fizer crediário) e depois não recebe a mercadoria em casa,
como ficou combinado com a loja e marcado na nota fiscal.
Ilmo.
Sr.
Gerente
(colocar
o nome da empresa)
Sirvo-me
da presente para fazer a seguinte reclamação:
Em
(colocar a data) adquiri desta empresa (colocar a quantidade e o
produto) e a entrega foi combinada para o dia (colocar a data
prometida para entrega). Já paguei (escreva se foi tudo ou a
entrada, no caso de ter comprado a crédito), conforme comprovante
que segue junto desta carta (colocar xerox do comprovante do que
foi pago). Até agora, porém, não recebi a mercadoria, como foi
prometido pela loja.
Dessa
forma, peço que cumpram com sua parte no prazo de sete dias a
contar do recebimento desta carta. Se não receber a mercadoria
nesse prazo irei procurar um órgão de defesa do consumidor para
que sejam tomadas as providências, conforme manda o Código de
Defesa do Consumidor.
Desde
já agradeço sua atenção.
(colocar
local e data)
(fazer
sua assinatura).
|