Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


EM DEFESA DA VIDA 

FREI GILBERTO GORGULHO
Teólogo dominicano.

Ao falar da pena de morte é preciso colocar como centro das discussões e a defesa concreta da vida. Não basta evocar de maneira abstrata os argumentos em favor da pena de morte. Esses argumentos são conhecidos. A pena de morte teria três funções necessárias: defender a sociedade dos criminosos de cometer certos delitos mais graves, e possibilitar uma expiação pelos crimes cometidos.

Não basta ficar num nível abstrato. Mas, a partir da própria Bíblia é preciso ver a questão de maneira concreta, e encontrar outras alternativas mais eficazes e mais justas em defesa da vida, e da segurança do povo. 

Deus quer a vida 

Uma primeira perspectiva é a maneira de ler a Bíblia. Ali encontramos leis de defesa dos antigos clãs, e de defesa contra a idolatria. Esta defesa era a manifestação de progresso da consciência e da subsistência do povo diante de outros povos dominadores. Tais leis não podem ser tomadas como um absoluto normativo. São a expressão da evolução da consciência moral. Elas são uma pedagogia para compreender a real vontade de Deus que se manifesta no “não matarás”, e na defesa da vida e da dignidade humana. E do mesmo modo a lei de Talião não seria uma selvagem regulamentação da vingança. Ao contrário, é uma das primeiras manifestações do sentido da justiça: a retribuição deve ser feita na medida mesmo do dano. Se lhe firo um olho, é um olho que lhe devo. A lei de Talião exprime a antiga antropologia (olho, mão, pé), e mostra que a justiça envolve toda a dignidade humana, e deve ser a base das relações sociais.

Uma esclarecida leitura da Bíblia mostra que o respeito à vida e à prática da justiça integral é o eixo da compreensão da sociedade, e da fonte das leis positivas. É por isso que o amor ao inimigo, o perdão e o amor libertador e eficaz serão as características da “nova justiça” que haverá de caracterizar os discípulos seguidores de Jesus Cristo (cf. Mateus 5,20; Mateus 5,40-48).

A mensagem bíblica se expressou em um meio cultural e social bem diferente do nosso. Daí a necessidade do discernimento para não transferir certos modelos legislativos para outros contextos. Na Bíblia deveremos procurar o que de fato é a Palavra normativa para todas as gerações. 

Contra a pena de morte 

Ao falar da pena de morte não basta ficar num nível racional e abstrato. Neste nível, a racionalidade é clara: “Mesmo quando se trata de execução de um condenado à morte. O Estado não dispõe de direito do indivíduo à vida. Está reservado ao poder público de provar o condenado do bem da vida para expiação de sua culpa, depois que pelo seu crime já se despojou de seu direito à vida”.

O prima da discussão deve se colocar no nível concreto e real. O argumento racional não significa que obriga sempre sujeita à modificação, à evolução, e a uma limitação concreta que manifesta mais diretamente a justiça real.

Nesse terreno do direito positivo, devemos ficar sempre contra a pena de morte. Devemos sustentar que este gênero de pena não está mais adaptado às condições de nossa civilização.

Pois sentimos mais de perto e de maneira mais evidente as incertezas da justiça humana; e somos levados a temer o que é uma sanção irremediável (não apreciando a eficácia ou validade das reabilitações póstumas...).

Conhecemos com maior rigor as diminuições doentias da responsabilidade concretas, e como conseqüência, conhecemos também a fragilidade de certas decisões jurídicas sobre a culpabilidade integral.

Mas sobretudo sabemos que é impossível institucionalizar e articular outros e bons meios de preservação da sociedade sem chegar ao extremo de tirar dos outros o bem da vida corporal.

Por isso temos o direito e o dever de ir contra a pena de morte.

Temos de envidar todos os esforços para que ela não entre e não traduza em regra no plano do direito positivo.

Na medida em que os Episcopados católicos vêem de perto os equívocos de certos Governos e Estados, tornam-se claramente favoráveis à abolição da pena de morte. Neste particular, tiveram grande papel na evolução, a Igreja na França e no Canadá. Na América também é sensível a influência cristã para a abolição da pena de morte. Essa influência se faz sentir no caso da Nicarágua. A evolução da consciência cristã tende para a abolição. Contudo existe um caso errático: é o caso do Chile do atual General Pinochet. O Brasil gostaria de seguir o exemplo deste Ditador? 

A defesa dos cidadão 

Falando de maneira concreta creio que as objeções mais sensíveis em nosso meio são as seguintes: 1) Certamente a pena de morte não se aplicaria aos fazendeiros que mandam matar os camponeses, nem aos criminosos de “colarinho branco”, e nem aos policiais que matam os presos ou os suspeitos. Não se aplicaria também aos esquadrões da morte. Haveria os protegidos do regime. A pena de morte seria unicamente para os pequenos e pobres criminosos (“os ladrões de galinha”...) que não conseguiriam nenhum apoio oficial. E a pena de morte aumentaria a corrupção dos juizes e da polícia. Aumentaria a discriminação na repressão aos crimes e delitos. 2) Vale como argumento os erros da justiça: os erros são freqüentes. Quer sejam erros voluntários, quer involuntário. 3) A pena de morte rejeita toda possibilidade de melhoramento ou de conversão do culpado. Não crê que uma emenda seja possível. Ora, essa descrença é legitimada, sobretudo, para aqueles que nunca seriam condenados à morte. Pode se dizer que a pena de morte sempre irá contra a defesa concreta da dignidade humana, e da prática de uma justiça real. Por mais “justa” ou “justificável” que ela se apresenta, de fato, corre sempre o perigo de ser uma violação concreta da justiça e do direito à vida que vem em primeiro lugar.

Mas, existe o problema de encontrar uma alternativa para fazer frente à violência e à insegurança, sobretudo urbana, é que serve para convencer as massas da necessidade da pena de morte apesar de todas as demonstrações dos melhores criminologistas. O problema não se resolve por meio de argumentos teóricos, é preciso oferecer uma alternativa prática, uma solução prática ao problema da violência e da insegurança.

Ora, pode-se entrever uma possível alternativa. Acontece que a polícia oficial, a polícia do Estado é inoperante por uma série de razões. Quando o Estado é incapaz de proteger os cidadãos, antes têm o dever de organizar a sua segurança.

Hoje em dia, os ricos já organizaram a sua polícia particular. Esta existe e não se trata de uma novidade. Os ricos já dispõem de polícias particulares. Só os pobres estão e são desprotegidos. Por conseguinte os pobres devem organizar a sua polícia popular, polícia de bairros e de favelas. Não faltariam voluntários. Uma polícia de bairro, em ligação com órgãos responsáveis da defesa do povo, seria menos corruptível. Estaria sob o controle permanente da população. Nos séculos XI e XII a Igreja tomou a iniciativa de suscitar e de ajudar a formação de tais gêneros de defesa popular. Hoje em dia, eles são de novo necessários. Uma das grandes obras de misericórdia seria exercer o ofício de policial popular! O Estado não pode opor-se a tal iniciativa porque é incapaz de assegurar a proteção dos cidadãos. A reforma eficaz, ligeira e operante da polícia é quase impossível. A defesa da vida, e a proteção contra a violência são uma tarefa que as comunidades populares podem, devem e são capazes de assumir. Uma tal alternativa é um caminho mais seguro para a defesa da vida e para a implantação da justiça, diante da violência e da insegurança urbana.
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar