
Experiências
com Oficinas de Ensino
Vera
Maria Candau
Educar
na perspectiva de Direitos Humanos em um contexto social como o
brasileiro e o latino-americano, profundamente marcados por
processos sociais que reforçam a exclusão e a marginalização
social e cultural, é uma tarefa complexa e, para alguns, impossível.
Procurar que a teoria e a prática sejam transformadas pela
cultura de Direitos humanos não pode ser reduzida a uma mera
questão de informação e debate intelectual. Trata-se de uma
perspectiva que afeta os diferentes âmbitos em que se
desenvolve a nossa vida, desde a família até a participação
nos movimentos da sociedade. Por outro lado, conteúdo e método
estão intimamente interrelacionados no desenvolvimento em
Direitos Humanos.
A
partir dessas preocupações básicas, o Programa Educação,
promovido pelo Projeto Novamerica, vem realizando desde de 1991
um processo sistemático com a finalidade de trabalhar a escola
como um espaço em que se formam crianças e jovens como
construtores ativos da sociedade em que vivem e exerçam a sua
cidadania. Nossa preocupação básica é com a formação de
educadores que sejam promotores dos Direitos Humanos na escola e
nos distintos espaços sociais que se constroem com suas vidas.
A
busca de uma metodologia que fosse coerente com estes princípios
e inquietudes nos levou a privilegiar uma determinada estratégia
formativa: as oficinas pedagógicas. Para Reyes "a oficina
se concebe como uma realidade integradora, complexa e reflexiva,
em que a relação teoria-prática é a força motriz do
processo pedagógico, orientando uma comunicação constante com
a realidade social e como um grupo de trabalho altamente
participante, no qual cada um é um membro a mais do grupo e dá
a sua contribuição específica."
(in: Betancourt. AM. Ell Taller Educativo. 1991. P21.).
Com
esta metodologia, os participantes são louvados a confrontar
sua prática cotidiana com as questões que envolvem a problemática
atual dos Direitos Humanos no Brasil e na América Latina.
Pretende-se que as oficinas colaborem para reforçar a
conscientização e a dimensão ética, assim como para
aprofundar o compromisso sócio-político inerente à luta pelos
Direitos Humanos, visando construir sociedades verdadeiramente
democráticas, justas, solidárias e fraternas. Trata-se de um
espaço de construção coletiva de um saber, de análise da
realidade, de intercâmbio de experiências e de exercício
concreto dos Direitos Humanos. A atividade, a participação, a
socialização da palavra, a vivência de situações concretas
através de sociodramas, a leitura e discussão de textos, a análise
de fatos e depoimentos, a realização de vídeo-debates, o
trabalho com distintas expressões culturais são elementos
presentes na dinâmica das oficinas.
As
oficinas se desenvolvem através de diferentes momentos.
Parte-se de uma dinâminca de acolhida que visa promover o
reconhecimento mútuo e facilitar a interação entre os
participantes. Procura-se provocar um movimento em que a análise
possa ser aprofundada, sempre em articulação com suportes teóricos
diversificados. A preocupação pela concretização de
compromissos que levem a trabalhar na prática cotidiana as
aspectos abordados está presente no desenvolvimento de todas as
oficinas.
As
oficinas se desenvolvem através de diferentes momentos.
Parte-se de uma dinâmica de acolhida que visa promover o
reconhecimento mútuo e facilitar a interação entre os
participantes. Procura-se provocar um movimento em que a análise
seja aprofundada, sempre em articulação com suportes teóricos
diversificados. A preocupação pela concretização de
compromissos que levem a trabalhar na prática cotidiana os
aspectos abordados está presente no desenvolvimento de todas as
oficinas.
O
primeiro livro publicado pela equipe do programa Oficinas Pedagógicas
de Direitos Humanos (Rio de Janeiro. Vozes/1995) recolhe as
oficinas realizadas com professores buscando desenvolver o
primeiro ciclo de formação e fundamentação constituído por
quatro oficinas. Este ciclo já foi amplamente testado em
diferentes ocasiões e abarca os seguintes temas:
Direitos
Humanos e Educação: Uma proposta de trabalho;
A
Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração do
Direito dos Povos: Desafios para a Educação;
Direito
da Criança, educação e escola;
Direitos
Humanos, educação e transformação social.
Ultimamente
acrescentamos uma Quinta oficina: Neoliberalismo, Educação e
Direitos Humanos, que aborda o problema das reformas educativas
que vêm sendo implantadas nos diferentes países
latino-americanos a partir dos Direitos Humanos.
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