Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

"Segurança: O Grande Desafio" 

Tertuliano Cabral Pinheiro

Os últimos acontecimentos vívidos pelo Estado deixa a nu o nosso atual modelo de Segurança Pública. Parece mais  que nunca, restar evidente que  os investimentos feitos recentemente não foram suficientes para prevenir e/ou minorar a sensação que todos sentem de insegurança. Certamente, que nunca se fará segurança sem homens e armas, porém, esta velha fórmula dá sinais de exaustão ao revelar-se insuficiente para coibir a escalada crescente da criminalidade. Com efeito e atônitos assistimos o espetáculo da sensacional fuga de Alcaçuz, contada há tempos em verso e prosa.  

A despeito de tratar-se de uma fuga anunciada, defendo que as investigações devem começar questionando sobre a impossibilidade de impedi-la, posto que pressupõe-se, que em matéria de segurança, devemos trabalhar sempre com o previsível e até com o imprevisível, o que no caso em apreço tornava totalmente dispensável a segunda premissa.

Assim como em Alcaçuz, é totalmente previsível que haverão outras fugas na Penitenciária João Chaves e nas delegacias de polícia de Natal, decorrendo desse quadro a pergunta natural: Que está sendo feito para evitá-las? Não se brinca de segurança. Caso o governo e as forças vivas da sociedade não encare o problema a altura das suas exigências, não tardará o dia em que Natal será um novo Rio de Janeiro (mantidas as necessária proporções). Todos já têm consciência que a situação das nossas delegacias é um problema grave. Ali, além de grave violação dos direitos humanos, constata-se a completa insensatez daqueles que dizem estar investindo em segurança. As delegacias, salvo rara exceção, vivem um caos sanitário e provocam o desvio de função da polícia judiciária, que por sua vez não possui os instrumentos necessários para desenvolver qualquer trabalho de investigação policial, salvo o velho cassetete e outras espécies de torturas.

Poderia, enfim, suscitar diversas outras preocupações, cujas ações são originalmente urgentes e necessárias, mas tornaria este texto muito  cansativo. O certo é que vemos com  angústia, que a segurança pública vai continuar sendo um grande desafio para todos e particularmente para o governo, pois, antes de tudo exige coragem, determinação e prioridade política.  

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar