Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

Prefácio de Hélio Bicudo
Dos filhos deste solo - Mortos e
desaparecidos políticos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado

Prefácio

Hélio Bicudo (*)

O livro Dos filhos deste solo, de autoria de Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio, conta mais uma história que se insere no contexto da luta do povo brasileiro por uma democracia ainda não alcançada.

Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio representam bem essa luta porque estiveram dentro dela desde os primeiros dias da instalação no Brasil da ditadura dos generais.

Não é demais lembrar, nesta oportunidade, que ambos - Nilmário e Tibúrcio - conheceram as crueldades dos cárceres da ditadura militar, mas não esmoreceram um instante sequer, dedicando suas v???????idas à recuperação da memória daqueles tempos execráveis.

Alimentados pela esperança que instiga os jovens a querer uma sociedade justa e solidária, Nilmário foi deputado estadual em Minas Gerais e, a partir de 1991, deputado federal, representando seu Estado na Bancada Federal do Partido dos Trabalhadores.

Lá como aqui pôde contribuir para o restabelecimento do Estado de Direito Democrático. Não esqueceu, por um momento sequer, os companheiros que tombaram diante do poder militar. Nunca se atemorizou e na Câmara dos Deputados desenvolveu notável trabalho em prol dos Direitos Humanos, voltando suas atividades para a recuperação da memória de quantos foram eliminados pelas forças de segurança do Estado.

Convém lembrar que o projeto de resolução que criou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados é de sua autoria, tendo exercido sua primeira presidência e, agora, num segundo mandato. Nessa qualidade, foi membro da Comissão especial que realizou o trabalho de reparação moral aos companheiros mortos e desaparecidos durante a ditadura militar.

Carlos Tibúrcio caminhou pelas mesmas trilhas de liberdade: tendo sido um dos estudantes presos em Ibiuna (SP), quando ali tinha lugar o Congresso da UNE (1968), participando da chapa encabeçada por José Dirceu.

Perseguido, atuou na clandestinidade até o final do período ditatorial.

Jornalista, vem contribuindo para a concretização do ideal de liberdade que alimenta a esperança na definitiva integração do Estado Democrático de Direito.

Esses dois lutadores pela Democracia juntaram seus esforços na pesquisa e divulgação da história desses jovens – homens e mulheres - que deram sua vida por um Brasil onde a Justiça fosse o fruto da Paz.

Os filhos deste solo, nas páginas do livro de Nilmário e Carlos, levantam-se do chão e, clamando por uma Justiça que lhes foi negada, apontam pelas responsabilidades de quantos, durante cerca de vinte anos, prenderam ilicitamente, torturaram e mataram, escudados numa impunidade que a interpretação oficial da Lei de Anistia – a chamada lei de duas mãos – até hoje não vem permitindo a submissão ao devido processo daqueles que cometeram crimes contra a humanidade, decretando a impunidade que até hoje se tem transformado num óbice à pacificação da família brasileira.

A leitura dos 364 casos Dos filhos deste solo aponta, sem dúvida - diante da imprescritibilidade dos crimes contra a humanidade, em nada valendo a lei de anistia, equivocadamente interpretada –, para que os responsáveis por esses crimes, muitos deles retratado???????s nos dois volumes do Brasil: nunca mais, possam ser levados a responder por eles.

Não temos dúvidas, Dos filhos deste solo pode despertar, pelo realismo dos relatos, por toda a documentação em que se fundamenta, mais um libelo que, revolvendo as cinzas ainda não apagadas de um passado recente, aponta para a realização de uma Justiça que só em parte se fez, porque não basta só o reconhecimento da culpa, mas, sobretudo, o esclarecimento da verdade, com a conseqüente punição dos culpados.

Dos filhos deste solo é relevante contribuição para que surja a Justiça escondida por uma legislação que, ainda pelo medo, vai na linha da impunidade.

 

(*) Hélio Bicudo, jurista, é vice-presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) e presidente do Centro Santo Dias de Direitos Humanos. Foi deputado federal pelo PT-SP (1990-94 e 1995-98).
É autor de
Direitos humanos e sua proteção, entre outros livros.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar