Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


JAIME WRIGHT

1927- 1999

Enterrado sem as lágrimas suspeitas e a hipocrisia fúnebre que se costuma oferecer a personalidades silenciadas em vida, o reverendo Jaime Wright deixou a lição de uma existência à altura de seu tempo. O reverendo foi cidadão de uma historia difícil, de um país assombroso onde as baionetas estavam no governo, a imprensa vivia sob censura e a tortura gemia nas prisões. Se hoje é possível reunir filhos e netos para falar desses tempos, é porque existiram homens e mulheres, no Brasil, com a coragem e a determinação para mudar aquele estado de coisas. Jaime Wright foi uma dessas pessoas.

Assassinado em 1973, quando a cúpula da ditadura militar decidiu exterminar o comando das organizações armadas, o deputado Paulo Wright, irmão do reverendo, morreu aos 40 anos de idade. Carregando o remorso e a culpa que sempre corroem os familiares nessas horas, Jaime Wright era um religioso com discreta atividade política quando começou a procurar pelo irmão, agindo como se não pudesse acreditar em sua morte. Aproximando-se de familiares de presos políticos que se movimentavam em torno da Curia Metropolitana, participou do boletim Clamor, que defendeu perseguidos políticos do Uruguai, da Argentina e do Chile. Mais tarde, teve um papel decisivo na visita de Jimmy Carter ao Brasil, quando Dom Paulo Evaristo Arns desafiou o governo militar ao se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, a quem entregou uma lista de desaparecidos políticos. Wright abriu as portas para esse encontro ao mobilizar seus contatos nos Estados Unidos, que tinham acesso à Casa Branca.

Após a Anistia, Luiz Eduardo Greenhalg foi encarregado por Dom Paulo de montar as equipes de trabalho, pesquisa e redação do projeto Brasil Nunca Mais. O projeto custou 500 000 dólares e foi Wright quem levantou o dinheiro junto ao Conselho Mundial de Igrejas. Ele entrou no Brasil Nunca Mais como tesoureiro mas aos poucos foi assumindo outras tarefas e responsabilidades. Supervisionou a microfilmagem dos documentos retirados dos arquivos militares e assumiu o risco de viajar diversas vezes para a Suíça para depositar os rolos de filme em local seguro. Prestava contas dos trabalhos e trazia o dinheiro escondido na roupa. Nos últimos dias, varou madrugadas fazendo revisão e conferindo dados, datilografando textos e animando a equipe de trabalho.

A anistia de 1979 abriu as portas das prisões mas foi tramada para perdoar os torturadores, impedindo que seus crimes fossem investigados e punidos. O que se imaginava era que, com o tempo, tudo acabaria esquecido. Depois de Brasil Nunca Mais, isso deixou de ser possível. A tortura passou a ter nome, endereço, vítima e responsável. Os carrascos do regime mantiveram seus postos, seguiram suas carreiras, mas foram condenados ao inferno moral. Quando são reconhecidos e identificados, deixam de sair à rua, mudam de bairro e de cidade. Não falam sobre o passado, mentem para os filhos.

Pouco a pouco, a equipe do Brasil Nunca Mais se dispersou. Dom Paulo voltou a seus afazeres, Luís Eduardo assumiu a carreira política. Jaime Wright tornou-se guardião do projeto, que consultava com gosto e perícia. Sentado ao lado do telefone, em Vitória, onde residiu ao longo dos últimos dez anos, cumpria um ritual que era sempre o mesmo. Nomeava-se um suspeito para um cargo de relevo na administração, Wright ia até o computador, examinava os dados referentes à pessoa e retornava de peito aberto e coração feliz com as informações pedidas.

Paulo Moreira Leite
extraído do texto publicado na revista Caros Amigos

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar