Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Militantes Brasileiros dos  Direitos Humanos
Joćo Baptista Herkenhoff
Educação em Direitos Humanos

Muitas e variadas tarefas têm ocupado mente e esforço dos militantes da causa dos Direitos Humanos. Isto não só no Brasil, como em muitos outros países.

A reflexão é oportuna neste 10 de dezembro, quando mais uma vez celebramos o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Lutar por uma "Civilização dos Direitos Humanos" traz uma grande satisfação íntima. Essa alegria interior decorre sobretudo da consciência de que o fruto desta obra transpõe o tempo de nossa própria vida, o termo da existência individual, biológica.
Educar para os Direitos Humanos, transmitir valores que constituem o arcabouço de uma "Cultura dos Direitos Humanos" também recompensa a alma e retempera o ânimo.

Uma terceira tarefa tem de ser realizada mas não é tão estimulante. Pelo contrário, é psicologicamente desgastante. Trata-se de corrigir tantos equívocos correntes sobre o que são os Direitos Humanos, sobre o sentido da luta pelos Direitos Humanos.
É muito comum, por exemplo, a frase que procura identificar o "militante dos Direitos Humanos" como um "defensor de bandidos". Se esse conceito fosse emitido apenas em conversas ocasionais, não seria necessário grande empenho para esclarecer o equívoco. Pior é que essa falsificação de idéias transita pelos jornais, rádio e televisão, o que obriga os militantes da causa dos Direitos Humanos a uma empreitada hercúlea, uma vez que não dispõem dos mesmos meios de contra-argumentar. O ataque mencionado efetiva-se através de uma frase feita, que entra pelos ouvidos e dispensa racionalidade. A defesa da nobre causa dos Direitos Humanos exige explicações, funda-se na racionalidade.
Nenhum princípio do amplo "catálogo dos Direitos Humanos" dá embasamento para que os apoiadores desta luta sejam "defensores de bandidos".

Pelo contrário, uma das prioridades, em matéria de Direitos Humanos, é a denúncia da impunidade. Só que essa denúncia da impunidade não abarca apenas os criminosos individuais, os que assaltam e matam, os que estupram e praticam crimes hediondos que, com razão, provocam em nós um sentimento de repulsa. Os que lutamos pelos Direitos Humanos queremos também a punição dos poderosos, dos que comandam o crime organizado, dos que exploram o povo, dos que constróem edifícios residenciais que desabam, dos que fraudam o erário público. De certa forma a ação desses "grandes criminosos" provoca e estimula a criminalidade do varejo. Essa criminalidade do varejo é grave, sem dúvida, e perturba diretamente a tranqüilidade das pessoas. Porque interfere em nossa caminhada de volta para casa, depois do trabalho, essa criminalidade é mais sentida, mais visível que a criminalidade oculta dos poderosos. Entretanto, se nos debruçarmos sobre o problema com uma visão mais profunda, menos superficial, concluiremos que os "grandes criminosos" são muito mais nocivos à coletividade do que os "criminosos do varejo".

A idéia de Direitos Humanos exige que toda pessoa, acusada de um crime, seja julgada, na forma da lei, com direito de defesa e presunção de inocência, até prova da culpa. Este princípio prevalece em favor dos indiciados e acusados poderosos. No caso de pessoas pobres, envolvidas com razão ou sem razão, em inquéritos ou processos criminais, tais garantias são inteiramente desconhecidas. Contra essa discriminação rebelam-se os que estão comprometidos com os Direitos Humanos.
Também desaprovam os militantes de Direitos Humanos a prática de procedimentos bárbaros como julgamentos sumários, linchamentos, assassinato de criminosos depois de reduzidos à condição de presos etc.

Difícil esclarecer tudo isso num simples artigo. Sobre essas questões escrevemos uma "trilogia dos Direitos Humanos", livros que, para minha alegria, andam a percorrer o Brasil. Essa trilogia foi fruto de nossa reflexão e de nossa prática. O tema parece-nos essencial neste momento de perplexidade diante da violência, da impunidade e da aparente falência dos mais fundamentais valores humanos.

João Baptista Herkenhoff
Livre docente da Universidade Federal do Espírito Santo

^ Subir

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar