Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Gênese dos Direitos Humanos
Volume I
João Baptista Herkenhoff
Religiões e Sistemas Filosóficos em face dos DH  

A Tolerância como elo
indispensável de Comunicação

Declaração de Principios Sobre a Tolerância 1995

Cornelius Castoriadis observa que as religiões em geral têm uma pretensão universalista, no sentido de que sua mensagem endereça-se à Humanidade inteira. Fundem-se no presusposto de que todas as pessoas têm o direito e o dever de converter-se à respectiva pregação.

Não obstante esse caráter “universalista da religião”, a que se refere Castoriadis, e que marca também certos sistemas filosóficos, acreditamos que um elo de compreensão pode estabelecer-se através da tolerância.

A primeira coisa a ser feita é que haja comunicação entre as diferentes crenças e sistemas filosóficos, entre as pessoas que aderem a essas crenças e filosofias.

Não se trata da falsa comunicação, totalitária e impositiva. Trata-se da verdadeira comunicação, baseada no respeito e na abertura para o ouvir.

É a esta comunicação que se refere François Marty. É a comunicação bipolar, que supõe um liame entre as pessoas que se falam.

Dentro dessa visão de abertura e tolerância foi escrito o belo livro de Wijayaratna sobre o Cristianismo visto pelo Budismo.

Com o mesmo espírito de busca e aproximação, Michel Lafon nos oferece um livro sobre preces e festas muçulmanas, especialmente dirigido aos cristãos. A obra foi prefaciada pelo Arcebispo de Rabat, capital de Marrocos, situada no norte da África.

Estão ainda nesse esforço de busca de caminhos comuns que possam ser uml??`??? liame entre o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo os trabalhos de Raymond Charles. Mostra esse autor a forte incidência da herança judaico-cristã no arcabouço do Islamismo.

Nos arraiais cristãos, Jean-François Collange busca escutar novas vozes, que não apenas as do Cristianismo, na sua magnífica obra “Teologia dos Direitos Humanos”.

Esforços de união de crentes, na busca da paz, do desarmamento, do respeito aos Direitos Humanos e na ajuda aos refugiados têm sido realizados. Neste sentido, dois encontros de representantes das grandes religiões mundiais devem ser destacados: o que ocorreu em Assis, Itália (1986) e o que aconteceu em Kyoto, Japão (1987).

A inafastável exigência de humildade

É também necessário que haja humildade. Só a humildade permitirá às igrejas a aceitação da historicidade de suas formas concretas de existência.

No que se refere ao diálogo entre as Igrejas, parece Ter razão Christian Duquoc quando afirma que o Ecumenismo só será possível a partir da aceitação do caráter inacabado, provisório, da manifestação humana do mistério eclesial.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar