Gênese
dos Direitos Humanos
Volume I
João Baptista
Herkenhoff
Religiões
e Sistemas Filosóficos em face dos DH
O Taoísmo e os Direitos Humanos
Tao-Te-King
Lao Tsé
O
Taoísmo foi fundado por Lao Tseu que morreu cerca de 5 séculos
antes de Jesus Cristo.
A
concepção básica do Taoísmo e a existência de um Ser que é o
princípio de todas as coisas, um Ser inominado. que Lao Tseu
designou por “Tao”. Este “Princípio” é traduzido de várias
maneiras pelos estudiosos. René Groussel nota que Lao Tseu
declarou que empregava o termo “Tao” para designar o princípio
das coisas. apenas a titulo de aproximação, à falta de um termo
mais satisfatório.
A esse
“Princípio”. Lao Tseu chama de mãe de todas as coisas.
diferentemente de outras religiões e filosofias que designam o
Princípio ou Deus no gênero masculino. É um pormenor curioso
que, a nosso ver, merece ser destacado.
O Princípio
está em tudo e tudo está no Princípio. Tudo vem do Principio e
tudo volta ao Princípio. Cada ser que existe é um prolongamento
do Principio. O mundo é instável e se encontra em permanente
evolução. Há dois princípios opostos “Yin” e “Yang”,
mas os dois acabam por fundir-se pois que os contrários se
identificam. O homem sábio abandona-se ao turbilhão do “Yin”
e do “Yang”, adere ao ritmo universal, busca simplificar-se,
diminuir-se, anular-se. Nisto alcança o “êxtase místico”.
Tudo é um no Tao. Os seres são prolongamento do Princípio Único
Imortal. A vida e a morte são aparentes pois os seres saem do
Princípio Imortal e retornam ao Princípio Imortal
Segundo
René Grousset, o pensamento de Lao-Tseu exerceu influência sobre
Hegel, Haeckel e Spencer.’’
Entendendo
que as coisas têm um curso a seguir, o Taoísmo prega a liberdade
das pessoas. reprova qualquer coação. Mesmo o governante deveria
governar pela persuasão. que se opera no intimo dos corações. e
não pelo recurso à força. O respeito ás pessoas integra o catálogo
de valores desse sistema filosófico e religioso.”
Este
conjunto de princípios religiosos e filosóficos que acabamos de
descortinar permite-nos concluir também por uma resposta
afirmativa à questão de existir uma relação entre o Taoísmo e
a idéia de “Direitos Humanos”.
O
Taoismo tem centelhas de Direitos Humanos na sua própria tese
fundamental de Homem como prolongamento de um Princípio Imortal.
Também comunga com os “Direitos Humanos” a visão de que
todos os homens partilham da mesma origem, provêm de uni Princípio
Imortal único e retornam a esse Princípio Imortal. O sentido de
liberdade, de respeito à pessoa humana, de comunhão cósmica
culminam por provar a coerência entre Taoísmo e Direitos
Humanos.
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