Gênese
dos Direitos Humanos
Volume I
João Baptista
Herkenhoff
Religiões
e Sistemas Filosóficos em face dos DH
O Cristianismo e os Direitos
Humanos

Ave
Maria, de Gounod
2:21'
Cristianismo
Doutrina
Social da Igreja
Práticas de
Libertação
Jean-François
Collange mostra que, fundamentalmente, o traço de união
indissociável entre Cristianismo e Direitos Humanos resulta de
que o valor do homem diante de Deus não está nem na cor de sua
pele, nem no seu sexo, nem no seu estatuto social, nem muito menos
na sua riqueza, mas no fato de que em Cristo, ele é aceito como
filho de um mesmo Deus.
Isto
de cada, um, de sua parte, reconhecer-se como filho de um mesmo
Pai conduz a uma fraternidade autêntica, base dos Direitos
Humanos. O autor que citamos é professor de Teologia Protestante
da Universidade de Strasbourg. Ele tece essa linha de considerações
a partir sobretudo da Epístola de São Paulo aos Romanos. Nessa
Epístola, Collange vê expressa, de maneira particularmente
incisiva, a afirmação da igualdade e da dignidade de todos os
homens.
Vejo
que não podemos nos esquecer de uma outra passagem, que é também
encontrada no Apóstolo Paulo coloca o homem como templo do Espírito
Santo.
Esta
afirmação é rica de consequências no que se refere aos
Direitos Humanos. Como um ser que é templo do Espírito Santo, ou
seja, que é morada do próprio Deus, pode ser torturado, pode
morrer de fome, pode ficar ao desabrigo, pode ser discriminado?
Nenhuma violação dos direitos da pessoa humana será coerente
com a proclamação do homem como casa de Deus.
Na
linha da mais plena filiação cristã dos Direitos Humanos,
colocam-se diversos autores: João de Oliveira Filho (Origem Cristã
dos Direitos Fundamentais do Homem), J. E. Martins Terra S. J.
(Direitos de Deus e Direitos Humanos), Padre Hubert Lepargneur (A
Justiça dos Direitos Humanos), Jacques Maritain (os Direitos do
Homem) e Padre Jean-Marie Aubert (Direitos do Homem e Libertação
Evangélica).
Gustavo
Gutiérrez, teólogo latino-americano, num dos seus livros mais
famosos, busca nas fontes mais profundas da ascese cristã as
trilhas que podem conduzir à libertação do povo. Argumenta que
é no poço da espiritualidade legada pela tradição
judaico-cristã que a Teologia da Libertação encontra suas
justificações doutrinárias.
Esse
poço fundamenta a libertação pela Fé, segundo coloca Gutiérrez.
A
nosso ver, esse poço dá transcendente consistência aos Direitos
Humanos.
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