Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

          

DÉCIO DE ALMEIDA PRADO, HERÓI CIVILIZADOR.

Antonio Carlos Fester

 

O Professor Décio de Almeida Prado, nasceu e faleceu em São Paulo, aos 14 de agosto de 1917 e em 3 de fevereiro de 2.000. Escreveu os seguintes livros : Apresentação do Teatro Brasileiro Moderno (1956); Teatro em Progresso : Crítica Teatral, 1955-1964 ( 1964); João Caetano: o Ator, o Empresário e o Repertório (1972); João Caetano e a Arte do Autor (1984); Procópio Ferreira (1984); Exercício Findo (1987); Teatro de Anchieta a Alencar (1993); Peças, Pessoas e Personagens (1993); O Drama Romântico Brasileiro (1996); Seres, Coisas, Lugares : do Teatro ao Futebol (1997); História Concisa do Teatro Brasileiro (1999).

Sobre ele, dois livros, Homenagem a Décio de Almeida Prado (Antonio Candido, Fábio Lucas  e outros, 1995) e Décio de Almeida Prado - Um Homem de Teatro (João Roberto Faria, Flávio Aguiar e Vilma Areas - organizadores, 1997). Neste, escreveu Walnice Nogueira Galvão :

Um homem de teatro ? Com certeza, como quem mais o seja. Considerá-lo assim, o que já não seria pouco, satisfaria sem dúvida a sua proverbial discrição. Entretanto, faltaria mencionar seu desempenho em vários ramos da alta cultura. Será então melhor chamá-lo de herói civilizador”.

De tudo fica um pouco, escreveu o poeta. Deste herói civilizador fica muito. Ficam seus doze livros e uma das escritas mais belas da literatura brasileira do século XX, um texto de estilo único, prenhe de delicadeza e ritmo. Fica o moderno teatro brasileiro, que ajudou a criar e  a crescer, através sua participação pessoal e de suas críticas sempre construtivas. Um teatro que precisamos ressuscitar, assassinado, que foi, pelos a-is cinco da ditadura e da vida, pela política econômica (concentradora) e (in) cultural de nossos dias.

Fica a Revista Clima (1941) e o Suplemento Literário (1956-1968) do jornal O Estado de São Paulo. Ficam suas aulas, inesquecíveis, na Universidade de São Paulo. Ficam os prêmios da Academia Brasileira de Letras (1998) e da U.B.E. (    ), que o alegraram quando avançava em idade, a saúde já não era a mesma, e a viuvez, uma dor calada pela lucidez extraordinária que o acompanhou até o fim. Este o intelectual, dos mais notáveis que o Brasil já teve.

Mas Décio de Almeida Prado era intelectual e muito mais. Fica, para os que tiveram o privilégio de frequentar sua casa, a sala em dois níveis : abaixo, a sala de estar, de visitas, fotos dos netos, um pequeno busto de Procópio Ferreira, alguns livros; acima, como um palco (onde, certamente, aconteceram muitos ensaios), a grande mesa em que orientava seus alunos, na qual tomávamos chá, aquecidos pelo sorriso de dona Ruth. Cordialidade do casal, da casa; cordialidade do professor de sorriso franco e verdadeiro, da mão estendida, do ouvinte de corpo inteiro, sofrendo e rindo as dores e as alegrias do outro, solidário, compassivo.

Fica o Amigo. Era o mais puro de nós, não sabia mentir, era-lhe impossível mentir, disse-me Antonio Candido quando saíamos do velório ( e mais não disse sobre o amigo, naquela tarde triste, mas há um quarto de século que ouço um elogiar o outro, nesta amizade pudica e notória, elogios para terceiros, jamais um elogiou o outro conforme testemunha Décio em “O Clima de uma época”, in Antonio Candido - Pensamento e Militância. Flávio Aguiar, org. 1999).

Fica o homem ético, ético em todos os níveis de sua vida, até porque a ética é algo inteiriço, íntegro. Ético porque amoroso, no mais profundo sentido da palavra, como testemunharam-me (embora já o soubesse) seus filhos Silvia e Rodrigo, no velório. A morte de Décio, uma orfandade imprevista para os que, como eu, foram seus alunos; o tapete puxado, desequilibrando-nos por momentos; esta perda agressiva que não condiz com a tranquilidade do Professor, a qual acaba por sobrepor-se à nossa dor. Mestre até na morte. Na morte de Décio, o imponderável de uma brisa, de um aflar de asas, do surgimento de uma estrela, da beleza dos crepúsculos que víamos pela janela de sua sala, a música de sua risada, epifanias, ressurreições. Quando se tem a ventura de conviver com homens da estatura de um Décio de Almeida Prado, homens que ficam, não morrem, fica este legado que nos obriga a acreditar e a amar a vida e os seres humanos.

Antonio Carlos Ribeiro Fester.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar