Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

        

ANTONIO CANDIDO, 80 ANOS DE HUMANIZAÇÃO  

         Antonio Carlos Ribeiro Fester

 

Humanização é “o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do sabner, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante”.

Ao definir humanização, em uma palestra sobre direitos humanos em 1988, Antonio Candido definiu-se. E agora, quando em 24 de julho comemora 80 anos, gostaria de fundamentar, ainda que superficialmente, esta minha afirmativa.

Antonio Candido de Mello e Souza, membro do Conselho da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, para quem não sabe, é considerado o mais importante crítico literário do país e autor de obras fundamentais como Formação da Literatura Brasileira (Momentos decisivos) , Os parceiros do Rio Bonito e muitos outros, inclusive Vários Escritos (Liv. Duas Cidades), que inclui a palestra acima citada, sob o título O direito à literatura (antes editada pela Comissão Justiça e Paz e Ed. Brasiliense, sob o título Direitos Humanos e Literatura, no 1º volume de Direitos Humanos e ...).

Esta obra e este trabalho atestam o exercício da reflexão e a aquisição do saber. O afinamento das emoções e a boa disposição para com o próximo, além de presentes em seus textos, são evidentes na cordialidade que Antonio Candido tem para todos os que dele se aproximam e  na lealdade para com seus amigos. Juntamente com a percepção da complexidade do mundo e dos seres, estas características tornaram Antonio Candido, por exemplo, um dos rapazes fundadores da Revista Clima (1941), elaborador do projeto do “Suplemento Literário” do jornal O Estado de São Paulo (1956), além de partícipe da fundação do Partido Socialista Brasileiro (1947) e do Partido dos Trabalhadores (1980). Mas estas características e esta militância permanente integram seu cotidiano, integram sua postura coerente e generosa na vida, sou testemunha.

O senso da beleza do homem (mas sem ilusões, como veremos) e da vida, levam Antonio Candido a ser compreensivo, como bem poucos, com o ser humano em geral. Uma compreensão que o leva a responder ao general que atacou o Cardeal Arns (Folha de S. Paulo, 07.04.82), a brigar contra a cidadania mutilada dos negros (Fl.S.P. 07.09.82) e a não revoltar-se, antes apiedar-se, perante um erro médico de que foi vítima. Esta capacidade de compreensão é fruto da lucidez de ver, em si mesmo e no outro, a coexistência do divino e do diabólico, do anjo e do monstro, da santidade e do pecado. Lembramos, inclusive, quantos assassinos primários estão na prisão por julgarem-se incapazes de matar. O desarmamento é mais seguro. 

É nesta consciência, fundamental a meu ver e da qual partilho, que podemos encontrar a base para um conceito que, na educação em direitos humanos, leve a uma vivência da igualdade.. Conheço poucas pessoas com o senso de igualdade de Antonio Candido. Ele a fundamenta, e isto muito me alegra, na condição humana. O conceito de igualdade perante a Lei ou a resultante por sermos todos filhos de Deus têm, até agora, revelado-se inoperantes. Somos diferentes, mas não somos desiguais. E é exatamente a ausência da noção de igualdade o maior empecilho para a vigência dos direitos humanos no Brasil. O objetivo maior da educação em direitos humanos é a humanização, para que possamos construir um mundo justo e fraterno.

Seu senso de humor, bastante conhecido, fica patente nas gargalhadas que permeiam nossas conversas, tal como aconteceu dias atrás. Antonio Candido diz-se ateu. Eu não acredito. Ele insiste que não acredito porque temos uma cultura comum e mostra suas prateleiras com livros de Cristologia. Rimos juntos. Talvez se julgue ateu porque não toma o nome de Deus em vão, ao contrário de tantos de nós. Julga-se ateu racionalmente, mas emocionalmente é um religioso. Ora, a fé não é sempre um ato de amor ?

Cita-me Maritain que, em resposta a Jean Cocteau, disse que santos são os que conhecem verdadeiramente o mal e o ultrapassam. Os estóicos, agora não sei se para Jacques Maritain ou Antonio Candido, seriam os reprimidos, que ignoram o mal. Lembrei-lhe D. Helder, que diz que a santidade consiste em cair a cada dia e levantar-se sempre. Depois, emocionado, Antonio Candido contou-me de uma prima carmelita que não deseja ir para um céu em que ele não esteja. Como ela, eu também não quero, professor, ir para um lugar onde o senhor não esteja. Na dúvida, vamos ficando por aqui, para que eu possa escrever mais, nos seus noventa anos.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar